Câmara homenageia com Moção de Aplausos a Fanfarra da Guarda Mirim de Irati
Na noite do dia 11 de novembro, os vereadores Silvana Teresinha Rzepka, João Leuch, Selmo de Lima Vieira e Teresinha Miranda Veres entregaram Moção de Aplausos à Fanfarra da Guarda Mirim de Irati em reconhecimento à trajetória da instituição, fundada em 2002 pela Associação de Moradores do bairro Rio Bonito, que ao longo dos anos, tem contribuído de forma significativa para a formação cidadã, social e cultural dos jovens da nossa comunidade. A Moção foi aprovada por unanimidade de votos pelos vereadores e prestigiada pelo Presidente da instituição, José Valdecir de Souza, pela Maestro e Gerente da Banda Gustavo de Oliveira e por familiares e membros do grupo.
Atualmente, a Guarda Mirim de Irati é composta por 40 integrantes e conta com a coordenação geral da Sra. Franciele de Paula Cordeiro, a gerência da Banda de Percussão Sinfônica está sob responsabilidade do Maestro Gustavo de Oliveira e a presidência é exercida pelo Sr. José Valdecir de Souza. De acordo com o Presidente Selmo de Lima Vieira, a homenagem reconhece e homenageia a Guarda Mirim como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido ao longo de sua história, marcada por empenho, disciplina, talento e resultados expressivos, orgulhando o município.
Uma das proponentes da Moção, Silvana Teresinha Rzepka, afirmou que a Guarda Mirim de Irati, ao longo destes anos, tem desenvolvido um papel essencial na complementação escolar, proporcionando atividades no contraturno que promovem o desenvolvimento pessoal, profissional, ambiental e sociocultural dos jovens. “Entre suas finalidades, destaca-se o fortalecimento da autoestima, o incentivo à comunicação e à participação familiar, a conscientização sobre o enfrentamento às drogas e a mobilização da comunidade escolar e local em prol da formação cidadã. No campo cultural e artístico, coleciona conquistas importantes, como: Tricampeã nacional (CNBF – Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras); Hexacampeã paranaense (FPBF – Federação Paranaense de Bandas e Fanfarras); Bicampeã Sul-Brasileira e Bicampeã da Copa América; além de diversas outras participações de destaque em eventos regionais e estaduais. Todos esses resultados revelam o talento, a dedicação e o compromisso de seus integrantes”, exaltou.
Silvana também enalteceu a banda. “Uma fanfarra oferece vários benefícios. É uma ótima maneira de introduzir a todos no mundo da música e desenvolver suas habilidades, pois é uma forma natural de expressão e construção da identidade. Os treinamentos e as apresentações exigem disciplina e foco, habilidades valiosas para a vida. A fanfarra ajuda a desenvolver habilidades sociais e emocionais, como trabalho em equipe e comunicação, além de ser uma ótima maneira de fazer com que, desde pequenos, adolescentes e jovens, aprendam a se envolver na comunidade com senso de liderança e responsabilidade”, destacou.
O Presidente da Guarda Mirim, José Valdecir de Souza, contou um pouco da história do grupo e da luta em busca de instrumentos musicais para que as crianças iniciassem com a Banda. “Não tem como falar da Guarda Mirim sem falar do Vinicius, que começou como aluno e hoje está à frente da instituição, sempre muito dedicado querendo algo a mais para as crianças. A ideia do envolvimento na música partiu dele. Começamos com poucos recursos e instrumentos antigos. Mas, com o pouco que tínhamos, inscrevemos a banda na Confederação Paranaense e ficamos, orgulhosamente, em primeiro lugar. Com muita ajuda evoluímos nos instrumentos e fomos campeões paranaenses, comprovando o talento das nossas crianças. Em seguida, participamos no Campeonato Nacional, concorremos com grandes bandas do país e mesmo com todas as nossas dificuldades fomos campeões nacional de bandas e fanfarras. Não tem como descrever a emoção das inúmeras vitórias e da nossa trajetória até aqui. Hoje, temos instrumentos próprios de ponta. Agradecemos a honraria e a todos os vereadores e a Casa de Leis pelo projeto que enviamos no começo do ano e vocês sempre nos atendem”.
O Maestro e Gerente da Banda, Gustavo de Oliveira, agradeceu à Casa de Leis, e aos vereadores que são “nossos padrinhos”. “Agradeço a equipe da Guarda Mirim, ao Executivo e a todos que contribuem de alguma forma para o andamento da nossa instituição, sem todo esse apoio não teríamos chegado tão longe e alcançado tantas vitórias. Agradeço também aos pais que são a essência do projeto e confiam no nosso trabalho e, especialmente, às crianças que participam do projeto. Todos são peça chave, eu aprendo muito com os alunos, a união a amizade e o carinho de cada um é que move o projeto”, agradeceu. Vinicius decorreu também sobre as vitórias alcançadas em diversas categorias neste ano de 2025.
Os proponentes da honraria entregaram certificado de Moção de Aplausos aos integrantes da Guarda Mirim. Antes de encerrar a solenidade, o Presidente solicitou que em pé, publicamente, os Vereadores externassem a homenagem mediante aplausos. Selmo reafirmou que a honraria representa o reconhecimento a um projeto que tem mudado vidas, valoriza os jovens e leva o nome de Irati a patamares de destaque, seja pela música, cultura ou pela formação cidadã.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)





