Câmara homenageia Bruna Bomfim, Vereador Ailton Laroca, Pedro Carneiro do Nascimento e Rosí Batista Carneiro com nomes de ruas no Loteamento São Paulo na Vila São João
Na Sessão Ordinária do dia 21 de outubro, os vereadores aprovaram em segunda votação, por unanimidade de votos, o Projeto de Lei nº 037/2025, que denomina ruas do Loteamento São Paulo, localizado no bairro Vila São João. De autoria da Vereadora Silvana Teresinha Rzepka, o projeto faz merecido reconhecimento aos homenageados (in memoriam), pessoas de inúmeras qualidades. A Sessão foi acompanhada por amigos e familiares.
Conforme o projeto ficam denominadas as ruas do Loteamento São Paulo, localizado no bairro Vila São João da seguinte forma: Rua Projetada 1: Rua Bruna Bomfim; Rua Projetada 2: Rua Vereador Ailton Laroca; Rua Projetada 3: Rua Pedro Carneiro do Nascimento; Rua Projetada 4: Rua Rosí Batista Carneiro.
BRUNA BOMFIM
Nasceu no dia 27 de junho de 1992, filha de Márcia Emiliano de Morais Bomfim e Sandro Luiz Bomfim, irmã de Luna. Quando nasceu foi diagnosticada com Síndrome de Down. A partir de um ano e meio, começou a frequentar a Apae de Irati para realizar estimulação precoce, até os cinco anos, e então entrou numa turma de pré-escola. Em 1997 entrou no SESI para estudar numa classe regular, onde estudou três anos, ainda frequentando alguns dias a Apae. Em 1999, mudou-se para Goioerê, lá estudou na Escola Adventista, particular, e depois de um ano foi para a Escola Municipal Cecília Meireles e também frequentou a APAE da cidade. Em 2003, mudou-se novamente para Marechal Cândido Rondon, onde estudou em uma escola municipal regular. Em 2004 voltou a morar em Irati, e começou a estudar no Colégio Estadual Duque de Caxias, mas não se adaptou, e mudou-se para a Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, onde estudou por seis meses, e devido à dificuldade de chegar à escola, voltou a estudar na APAE por escolha de sua mãe. Depois de um tempo, seguiu para uma Classe Especial na Escola Municipal Francisco Vieira de Araújo. Bruna era uma menina muito alegre, gostava de música, de esportes e de dançar. Quando saía junto com sua mãe para o centro, a loja que estivesse tocando música, ela parava para dançar. Todos ao seu redor gostavam muito dela, exatamente pelo jeito leve, carinhoso e alegre que levava a vida. Infelizmente, no dia 16 de julho de 2009, Bruna pegou uma gripe forte e não resistiu, acabou falecendo de pneumonia e choque séptico.
VEREADOR AILTON LAROCA
Nasceu no dia 26 de setembro de 1957 em São Miguel, município de Imbituva. Filho de Elzemiro e Margarida Laroca, cresceu em uma família que valorizava a honestidade e o trabalho. Desde cedo demonstrou interesse por questões sociais e trabalho comunitário, o que marcou sua trajetória pessoal. Durante sua vida foi agricultor, sempre dedicado na sua profissão. Também atuou como vereador em dois mandatos, contribuindo de maneira significativa para a comunidade de Irati. Ailton sempre esteve envolvido em política participando ativamente da comunidade. É lembrado por sua simplicidade, e por valores como respeito e persistência, que guiavam suas ações no dia a dia. Casou-se com Cerli Ferreira Laroca, com quem construiu uma família, e teve dois filhos e quatro netos. Sua história inspira aqueles que o conheciam, mostrando a importância da determinação e comprometimento. Ailton faleceu no dia 21 de março de 2021, por complicações da Covid 19, quando havia iniciado o segundo mandato como vereador, deixando um legado de perseverança e amor ao próximo para familiares e amigos.
PEDRO CARNEIRO DO NASCIMENTO
Filho de Juvenal Carneiro e Helena Pires Carneiro, Pedro nasceu no dia 30 de junho de 1949, em Ponte Alta, interior do município de Irati. Após um incêndio em sua residência, mudou-se ainda criança com a família para o bairro Ouro Verde. Penúltimo de oito irmãos, iniciou sua vida profissional como funcionário do Banco do Brasil, atuando como vigia. Aos 25 anos, foi aprovado em concurso público para a Polícia Militar, realizando o curso de formação em Ponta Grossa. Após oito meses, foi designado para a cidade de Telêmaco Borba, mudando-se com sua esposa, Maria Terezinha Secato do Nascimento, também natural de Irati. Nesse período, o casal teve dois filhos: Alessandro e Vanessa. Aos 33 anos, Pedro foi tragicamente assassinado enquanto exercia suas funções na Polícia Militar. Deixando esposa, um filho com 5 anos e uma filha com 2 anos e meio. Seu corpo foi sepultado em Irati, onde seus familiares residem até os dias atuais. Pedro foi um homem honrado e de caráter exemplar. Atuou sempre com dedicação, sendo um excelente profissional, pai e esposo. Rodeado de amigos, espalhava alegria por onde passava, deixando lembranças inesquecíveis.
ROSÍ BATISTA CARNEIRO
Rosi foi uma mulher muito dedicada à família. De origem simples, filha de pais agricultores, com 11 irmãos, por questões de saúde e dificuldade de acesso, concluiu apenas o ensino primário, na localidade de Florestal, proximidade de sua residência. Ainda jovem, para poder manter-se e ajudar em alguns custos, trabalhou na Fosforeira, hoje Fobras. Casou-se aos 22 anos com Osdival Carneiro, com quem teve quatro filhos. Conseguiram ao longo dos anos construir uma casa na rua Coronel Pires, onde morou até o final da sua vida. Era atuante na comunidade, participando ativamente na Paróquia Nossa Senhora da Luz, trabalhando nas festas, também como zeladora de Capelinha, envolvimento em movimentos familiares religiosos e organização de novenas e encontros de oração com as famílias do entorno. A simplicidade nunca foi barreira para ela. Sempre prezou pela família reunida e por mostrar aos filhos os reais valores da vida. Faleceu com 82 anos, no dia 26 de setembro por complicações do Alzheimer, doença que a acompanhou pelos últimos sete anos de vida.
A denominação das Ruas no Loteamento São Paulo, na Vila São João, de acordo com a autora Silvana faz justa homenagem a estes cidadãos que dedicaram suas vidas ao trabalho, deixaram belos exemplos e contribuíram para o desenvolvimento de Irati. A matéria aprovada em duas votações, por unanimidade de votos, segue agora para sanção do prefeito.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)





