Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara encaminha oficio à Secretaria Estadual de Segurança Pública solicitando que Irati volte a ser atendida pelo IML de Ponta Grossa

Câmara encaminha oficio à Secretaria Estadual de Segurança Pública solicitando que Irati volte a ser atendida pelo IML de Ponta Grossa

por RAFAELLA publicado 10/05/2023 10h43, última modificação 10/05/2023 10h43
Câmara encaminha oficio à Secretaria Estadual de Segurança Pública solicitando que Irati volte a ser atendida pelo IML de Ponta Grossa

As indicações foram aprovadas por unanimidade de votos

   Durante a 13ª Sessão Ordinária do 1º Período do 3º Ano da 27ª Legislatura realizada no dia 09 de maio, os vereadores apresentaram 16 indicações ao Executivo. As solicitações feitas em nome da população foram aprovadas por unanimidade de votos. Somente neste ano, já foram apresentadas pelos parlamentares 154 indicações e 14 requerimentos.

LEOMAR JACUMASSO

   O vereador Leomar Jacumasso apresentou indicação solicitando serviços de tapa-buracos na estrada de Irati à Gonçalves Junior, visando melhorar a trafegabilidade e oferecer mais segurança a quem transita pelo local. Também sugeriu patrolamento e cascalhamento na estrada da Linha B de Gonçalves Junior, Campina de Gonçalves Junior e Invernadinha à Alvorada, visando oferecer melhores condições de trafegabilidade aos moradores das referidas comunidades.

VERA E RONALDÃO

   A 2ª Secretária Vera Maria Gabardo e o Presidente José Ronaldo Ferreira apresentaram indicação reiterando o pedido já realizado através da Indicação nº 045/2023, que sugere a abertura de uma rua no carreiro que liga o bairro da Vila Raquel ao bairro Lagoa, pois são apenas 600 metros. “Conforme documento recebido da coordenação da Escola Municipal Professora Mafalda Sotti Lopes, a solicitação visa garantir boas condições de acesso tanto dos pais e alunos, quanto dos moradores. Há muitos pais que procuram vagas para seus filhos, mas desistem pela dificuldade de acesso, pois ao levá-los para a escola terão que passar por um carreiro íngreme, e quando chove as crianças chegam todas sujas de barro e molhadas pela vegetação. A escola também participa do projeto da Eco Troca, onde os moradores do bairro Lagoa, trazem o lixo em carinhos de mão e é muito sofrido passar por esse carreiro, sendo que, quando chove a situação fica ainda pior. O pedido conta com um abaixo-assinado com mais de 200 assinaturas”, alertaram.

VERA GABARDO

   Vera sugeriu, a pedido da moradora Luiza Bielik, serviços de patrolamento e cascalhamento no prolongamento da Rua Cel. Pires, próximo ao Pesqueiro Schereider. Ainda, na mesma via, segundo a parlamentar, os moradores solicitam a passagem da coleta do lixo reciclável, ao menos uma vez na semana. A vereadora também pediu, com urgência, de serviços para recuperação da Rua Ibiporã, especialmente em frente ao nº 160, no bairro Vila Raquel, onde se formaram valetas, que estão impedindo o acesso com segurança no local. “O pedido é uma solicitação do morador Franciel Fernandes”. Por fim, solicitou que sejam tomadas medidas necessárias que garantam a acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais nos espaços públicos destinados a realização de eventos esportivos (ginásios, campos de futebol, etc), a fim de que as mesmas tenham condições de exercer seu direito de participar e acompanhar adequadamente os eventos, sem dificuldades ou constrangimentos.

HELIO DE MELLO

   O vereador Helio de Mello solicitou o envio de ofício à Secretaria Estadual de Segurança Pública, requerendo que o município de Irati volte a ser atendido pelo IML de Ponta Grossa. “Atualmente a mudança realizada para União da Vitória tem causado transtornos à população e às funerárias, tendo em vista que a diferença entre as distâncias teve um aumento em 45km e o atendimento em União da Vitória é realizado apenas três dias por semana, sendo necessário, muitas vezes, o deslocamento dos corpos à Curitiba em razão da falta deste atendimento, aumentando a angústia e o sofrimento de quem está passando pela perda de um ente querido”, lamentou.

   Helio também sugeriu melhorias na Escola Municipal Olavo Anselmo Santini, localizada no Rio do Couro: “cobertura do acesso de entrada, evitando que os alunos se molhem em dias de chuva; - pintura do piso que está desgastada e instalação de iluminação na quadra de esportes, que além dos alunos, também é utilizada pela comunidade, - construção de uma quadra de areia para prática de vôlei, considerando a necessidade de incentivo ao esporte que tem levado o nome da nossa cidade a diversas regiões do Estado através desta modalidade esportiva”.

   O vereador ainda solicitou atenção especial à estrada principal de Gonçalves Junior até Itapará, pois com chuvas concentradas, estão aparecendo diversos pontos de possíveis encalhadores e estudos para construção de uma capela mortuária na comunidade de Itapará, com o objetivo de proporcionar maior conforto físico, moral e psíquico às famílias, que em momentos de fragilidade emocional, se despedem de seus entes queridos. “Esta é uma reivindicação antiga da comunidade, que já foi apresentada por diversas vezes”, salientou o parlamentar.

ALCIDES CEZAR PINTO

   O 1º Secretário Alcides Cezar Pinto sugeriu serviços de manutenção na Rua Vitório Wojcik, bairro Rio Bonito, próximo ao Mercado Popular e Escritório de Advocacia. “O asfalto baixou nesta via, causando preocupação nos moradores e perigo aos usuários. O pedido partiu do morador Sr. Matheus Moreira”, alertou. Também pediu serviços de manutenção na Rua Pacífico Borges, a qual liga os bairros DER e Santa Fé. “Segundo os moradores, esta via encontra-se em péssimo estado de conservação”.

ALCIDES CEZAR PINTO E DR. JOÃO HENRIQUE DUARTE

   Os vereadores Alcides Cezar Pinto e Dr. João Henrique Duarte apresentaram indicação sugerindo a realização, com urgência, de reformas e consertos nos parquinhos infantis do Parque Aquático. “A maioria dos brinquedos está apresentando perigos às crianças por falta de manutenção. O mesmo acontece na academia ao livre, que também precisa de reparos urgentes. Se faz necessária ainda a pintura do letreiro ‘Eu Amo Irati’, que está bastante desgastada, e por fim, melhorias na iluminação do Parque”, alertaram. Também solicitaram o encaminhamento de ofício à Comissão Municipal de Trânsito, indicando a implantação de sinalização entre as Ruas João Zarpellon e Agostinho Zarpellon Sobrinho, no bairro São Pedro.

   Por fim, os parlamentares requereram à Comissão Municipal de Trânsito, a implantação de sinalização horizontal e vertical de trânsito da Avenida Vicente Machado até o Distrito de Gonçalves Júnior. “As pinturas existentes e as placas encontram-se bastante desgastadas ou nem existem mais”, afirmaram

TERESINHA MIRANDA VERES

   A vereadora Teresinha Miranda Veres sugeriu a realização de visita, pelo Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, ao bairro Jardim Aeroporto, mais precisamente nas Ruas Ivaí e Laranjeiras, a fim de verificar as providências necessárias e cabíveis no local, com o intuito de solucionar os problemas enfrentados pelos moradores das mencionadas vias, especialmente em relação à poeira.

   As indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade de votos e encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

 

 

NAVEGUE AQUI

     HOLERITE ELETRÔNICO