Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara denomina rua do bairro Lagoa de Rua Doil de Fátima Valentim

Câmara denomina rua do bairro Lagoa de Rua Doil de Fátima Valentim

por Ana Moraes — publicado 28/06/2024 10h24, última modificação 28/06/2024 10h24
Câmara denomina rua do bairro Lagoa de Rua Doil de Fátima Valentim

Familiares e amigos do Sr. Doil acompanharam a sessão

Na 20ª Sessão Ordinária do 1º Período do 4º Ano da 27ª Legislatura, que aconteceu no dia 25 de junho, os vereadores aprovaram em 2ª votação o Projeto de Lei nº 022/2024, do Legislativo, que altera a denominação da Rua Rio Negro, localizada no Loteamento Jardim Kennedy, no bairro Lagoa, para Rua Doil de Fátima Valentim. A vereadora proponente, Teresinha Miranda Veres, agradeceu a presença dos familiares do Sr. Doil e fez a leitura da biografia do homenageado.

O vereador Alcides Cezar parabenizou Teresinha pelo projeto e comentou que não conheceu o homenageado, mas, por conhecer alguns membros e amigos da família, acredita que o Sr. Doil merece a homenagem.

BIOGRAFIA DE DOIL DE FÁTIMA VALENTIM

Doil de Fátima Valentim nasceu em 12 de junho de 1955, em Teixeira Soares, filho de Nivaldo Valentim e Anatalia de Souza Valentim. Viveu em uma família muito humilde, teve pouco estudo e muito jovem perdeu o pai, tendo que ajudar a mãe e os nove irmãos.

Aos 20 anos se mudou para Guarapuava em busca de trabalho. Em seis de janeiro de 1978 casou-se com Nelci Terezinha Valentim. Trabalhou como operador de máquinas pesadas. Veio para Irati trabalhar na Empresa Dallegrave Papel, localizada na Rua Ladislau Griezinski - Colina Nossa Senhora Graças, onde participou de sua fundação e trabalhou por toda sua vida. Trouxe sua família para morar também em Irati, iniciando uma longa história de conquistas. Homem simples, dedicou toda sua vida à família. Foi um dos primeiros moradores do Bairro Dallegrave, hoje Colina Nossa Senhora das Graças.

Sempre atuante na comunidade foi presidente da Associação dos moradores, auxiliou na construção do Centro Comunitário, hoje o CMEI Pastor Abílio Alves de Araujo. Cristão, católico, desde o início do bairro realizou missas em sua casa, que logo passaram a serem realizadas no espaço do Centro Comunitário, onde também aconteciam outras atividades da comunidade. Mais tarde, como presidente, assume com a ajuda da comunidade a construção da Capela Nossa Senhora Aparecida, pois era muito devoto de Nossa Senhora Aparecida. Sempre ajudou seus amigos e vizinhos

Homem trabalhador, de muita fé, construiu sua família e teve três filhos: Denilce Aparecida Valentim, Daiane Valentim e Diego Luiz Valentim. Apaixonado por um violão, tocava nas missas de sua comunidade e dava aulas para as crianças do bairro gratuitamente.

Era filiado no partido PSDB, ao qual concorreu ao cargo de vereador em 2004. Residiu também na localidade do Caratuva I, onde criou um pequeno ferro-velho, pois outra de suas paixões era a reciclagem. Ficou muito conhecido por todos naquelas regiões. Logo ficou também bem-visto por seus feitos e ajuda na capela Madre Paulina. Um iratiense marcado por sua fé e honestidade, cidadão comum que trabalhou sempre para o bem comum da comunidade.

Em 2005 foi surpreendido por um câncer gástrico. Após lutar bravamente se recuperou parcialmente e se dedicou totalmente a Deus e a família. No dia 10 de fevereiro de 2010 faleceu vítima do câncer, deixando esposa, seus três filhos e na época três netos.

Hoje sua esposa e filhos, com suas famílias, residem no Bairro Lagoa, dando assim continuidade ao seu legado de fé.

A apresentação do histórico e do projeto que homenageia Doil de Fátima Valentim podem ser vistos novamente, basta clicar no ícone “Sessões Gravadas”.