Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara denomina campo Society do Planalto com homenagem a Xoxolo

Câmara denomina campo Society do Planalto com homenagem a Xoxolo

por Ana Moraes — publicado 07/03/2024 13h35, última modificação 07/03/2024 13h36
Câmara denomina campo Society do Planalto com homenagem a Xoxolo

Xoxolo faceleu em maio de 2023, devido a um câncer / Foto: Reprodução Internet


 Na  4ª Sessão Ordinária do 1º Período do 4º Ano da 27ª Legislatura, que aconteceu no dia cinco de março, os vereadores aprovaram em 2ª votação o Projeto de Lei nº 002/2024, do Legislativo. Diante da aprovação, o campo Society do bairro Jardim Planalto recebe o nome de “Antonio Celso de Souza”, ex-vereador, mais conhecido como Xoxolo (in memoriam). O vereador que propôs a homenagem foi o 1º Secretário, Alcides Cezar Pinto. Durante a sessão, Alcides contou a história do homenageado. 

BIOGRAFIA DE XOXOLO

 Antonio Celso de Souza, o Xoxolo, nasceu em 15 de outubro de 1975, em Irati-PR. Era filho de Inês Coltro de Souza e José Darci de Souza, e o mais novo de seis irmãos. Xoxolo vem de uma família humilde e, por isso, começou a trabalhar ainda jovem. Em 1994 se tornou Sócio-Proprietário da Tapeçaria Trajano e em 1997 passou a integrar o quadro de funcionários da empresa dos irmãos: Luis e Valdeci, a atual Funilaria São Francisco. Nesse ano também nasceu seu primeiro filho: Eduardo Henrique. 

 De 2001 a 2004 foi Coordenador de Esporte, Recreação e Lazer do Município de Irati. Em dezembro de 2007 casou-se com a arquiteta Márcia Mendes e em 2009, dessa união nasceram suas duas filhas, as gêmeas: Rafaela e Isabela. No mesmo ano formou-se em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual do Centro Oeste/Unicentro-PR, e passou a atuar como Diretor de Esportes da Prefeitura Municipal de Irati.

 Foi vereador entre os anos de 2013 e 2016, e também Secretário de Esportes do Município de 2017 a 2020.  Sempre envolvido com o esporte local, desenvolveu diversas atividades na área, como os campeonatos de futebol: Varzeano, Amador, Veteranos, Interbairros, Rural, Torneio do Trabalhador, entre outros. Além dos jogos de futebol, também contribuiu no desenvolvimento da corrida rústica, corrida de carrinhos de rolimã e Montain Bike. 

 Xoxolo colaborou com diversas conquistas importante para o município, como a implantação da praça esportiva do Parque da Vila São João; o Canal Hídrico construído no Centro da cidade, que diminuiu os alagamentos em dias de chuva; pavimentação asfáltica das estradas de acesso ao Pinho de Baixo e a que liga Gonçalves Jr. à Itapará; entre outros projetos.

 Ao final da leitura do histórico do ex-vereador, Alcides Cezar ressaltou que Xoxolo trabalhou para o desenvolvimento do município, principalmente na parte esportiva. Então, “nada mais justo que deixar essa homenagem no espaço que ele sempre esteve presente e lutou para que progredisse”, afirmou. 

 O Presidente Interino Dr. João Henrique Duarte também se manifestou quanto a homenagem e comentou sobre a importância política e social da história de Xoxolo para Irati. O vereador Helio de Mello elogiou o projeto, e afirmou que “a homenagem perpetuará o nome de Antonio Celso de Souza, reconhecendo sua paixão pelo esporte e seu legado na cidade”.

 A apresentação do histórico e do projeto que homenageia Xoxolo podem ser vistos novamente, basta clicar no ícone “Sessões Gravadas”. 


(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

NAVEGUE AQUI

     HOLERITE ELETRÔNICO