Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara convida prefeito Jorge Derbli para discorrer sobre a situação da saúde pública do município

por RAFAELLA publicado 05/04/2023 10h02, última modificação 05/04/2023 10h02

As indicações foram aprovadas por unanimidade de votos

Durante a 8ª Sessão Ordinária do 1º Período do 3º Ano da 27ª Legislatura realizada no dia 4 de abril, os vereadores apresentaram 11 indicações ao Executivo. As solicitações feitas em nome da população foram aprovadas por unanimidade de votos. Somente neste ano, já foram apresentadas pelos parlamentares 106 indicações e 13 requerimentos.

JOSÉ RONALDO FERREIRA

O Presidente José Ronaldo Ferreira indicou o envio de ofício à 4ª Regional de Saúde, solicitando que sejam prestadas informações sobre os hospitais citados como referências para atendimento em oncologia na 4ª Região de Saúde. “Os Hospitais de Clínicas de Curitiba; Universitário Evangélico Mackenzi; São Vicente; Santa Casa de Curitiba; Angelina Caron e Hospital do Rocio oferecem assistência especializada e integral aos pacientes com câncer, atuando no diagnóstico, estadiamento e tratamento na integralidade, assim como ocorre no Hospital Erasto Gaertner?”, indagou.

Ronaldo também solicitou o envio de um convite ao Prefeito Municipal de Irati, Sr. Jorge Derbli, a fim de que compareça a esta Casa de Leis e faça uso da Tribuna Popular, com o intuito de discorrer sobre a situação da saúde pública do município. Sugeriu ainda que a participação do mesmo ocorra na Sessão Ordinária do dia 18 de abril deste ano.

LEOMAR E DR. JOÃO

Os vereadores Leomar Jacumasso e Dr. João Henrique sugeriram que sejam instaladas placas de sinalização informativas na BR 277 e na estrada que leva à trilha da cachoeira, indicando o acesso ao Pinho de Baixo com informações sobre o local (cachoeira, vinícolas e demais atrativos) como forma de proporcionar orientação aos turistas, bem como, à população em geral, facilitando a localização dos pontos turísticos da comunidade.

LEOMAR, DR. JOÃO E WILSON

Leomar Jacumasso, Dr. João Henrique Duarte e Wilson Karas recomendaram a realização de serviços de cascalhamento e patrolamento nas estradas rurais de Boa Vista do Pirapó até o Pirapó, Volta Grande à Campina de Gonçalves, Boa Vista do Pirapó à Campina, visando oferecer melhores condições de trafegabilidade aos moradores das referidas comunidades.

GENILSE HOLTMAN

A vereadora Genilse Aparecida Holtman solicitou o envio de um convite ao Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, a fim de que um representante do setor compareça a esta Casa e faça uso da Tribuna Popular, com o intuito de apresentar informações sobre conscientização, prevenção, cuidados, profilaxia e tratamento da sífilis, doença que tem apresentado um aumento considerável em nosso Município e agravada em relação às gestantes e seus bebês.

Genilse também sugeriu a instalação de um redutor de velocidade na Rua Ladislau Obrzut, próximo ao nº 120. “De acordo com os moradores, há um grande fluxo de veículos na referida via e os motoristas trafegam em alta velocidade, acarretando perigo para os transeuntes”, informou. Por fim, pediu a construção de uma quadra de esportes na Escola Municipal Matilde Araújo do Nascimento, possibilitando a realização das atividades da disciplina de Educação Física com mais segurança e conforto, além de outras atividades recreativas e eventos.

TERESINHA MIRANDA VERES

Teresinha Miranda Veres sugeriu a instalação de uma cobertura no ponto de ônibus localizado na Rua Carlos Thons ao lado da Agência dos Correios, oferecendo proteção contra a ação do tempo. “Também se faz necessário o deslocamento do ponto de ônibus situado na Rua Augusto Thomaz para a Rua Conselheiro Zacarias, com a finalidade de melhorar a segurança dos usuários e dos trabalhadores do transporte coletivo”, alertou.

ALCIDES CEZAR PINTO

O 1º Secretário Alcides Cezar Pinto indicou a realização de trabalhos de reperfilamento asfáltico nas ruas do bairro Rio Bonito, que se encontram em péssimo estado de conservação. Sugeriu também melhorias na Rua Adão Panka, próximo a rotatória do Parque Aquático e da pista da Autoescola Irati. “A mencionada via está muito danificada, já foram feitos vários pedidos para melhorias, mas até agora nada foi realizado, e trata-se de uma rua com alta circulação de veículos. O pedido partiu do morador Allan Lucas, que em nome dos demais moradores vem procurando ajuda”. Por fim, Alcides informou que a Sanepar realizou obras de melhorias na Rua Abib Mansur no bairro DER e acabou prejudicando algumas vias no entorno (esquinas), como as Ruas Beija Flor, Sanhaço e Onório Podgurski que ficaram com enormes valetas no asfalto. “Os moradores pedem encarecidamente ao Executivo, que estes buracos sejam arrumados, pois estão causando prejuízos aos condutores de veículos”, alertou.

As indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade de votos e encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.