Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara concede Título de Cidadão Benemérito ao Monsenhor Odair Miguel Gonsalves dos Santos

por RAFAELLA publicado 16/11/2023 15h17, última modificação 16/11/2023 15h17
A Ordenação Episcopal do homenageado será realizada no dia 8 de dezembro, às 19 horas na Paróquia São Miguel de Irati

O homenageado durante o recebimento da placa qu representa o Título de Cidadão Benemérito de Irati

Em Sessão Solene, na noite do dia 14 de novembro, a Câmara outorgou Título de Cidadão Benemérito ao Monsenhor Odair Miguel Gonsalves dos Santos, ordenado Bispo pelo Papa Francisco no dia 31 de agosto deste ano. A homenagem proposta pelo Presidente José Ronaldo Ferreira reconhece a bela trajetória do homenageado que exerce o ministério evangélico, restaurando famílias e motivando as pessoas a terem um relacionamento com o criador. O prefeito Jorge Derbli e a vice-prefeita Ieda Waydzik marcaram presença na solendade, além de familiares e amigos do homenageado.

O Título de Cidadão Benemérito é uma homenagem prestada pelo Poder Legislativo aos cidadãos que se destacam na sociedade pelos relevantes serviços prestados em prol da coletividade. Conforme Ronaldo, o que move o homenageado é a possibilidade de transformar vidas, de incentivar pensamentos e ações positivas em pessoas de todas as idades e com as mais diferentes histórias de vida. “Todos que tiveram contato com o homenageado testificam suas benfeitorias. É um homem de Deus, que sempre ajudou muitas pessoas a se voltarem ao caminho do bem. Por isso, essa homenagem não é somente dos poderes públicos, mas representa, também, o sentimento de toda a população iratiense, que é grata por seus ensinamentos e exemplo de vida”, enfatizou.

Segundo Ronaldo, Odair nasceu no dia 02 de setembro de 1965, filho de Miguel Gonçalves dos Santos e Eunice dos Santos. Cursou em 1992 o Seminário Propedêutico na cidade de Colombo. De 1993 a 1995 entrou para o Seminário de Filosofia no Instituto Vicentino de Filosofia de Curitiba. Em 1997, formou-se em Filosofia pela Universidade São Franciso de São Paulo. Em 1996 entrou para o Seminário Interno em Recife e de 1997 a 2000 formou-se em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. Foi ordenado Diácono no ano 2000 no Santuário São Vicente de Paulo em Ipiranga/SP. “A Ordenação Presbiteral ocorreu no dia 16 de dezembro de 2000 em Irati por meio do Bispo Dom João Braz de Aviz. Odair é Bacharel em Teologia também pela Faculdade Vicentina (FAVI). De 2001 até 2023, Odair foi nomeado Diretor, Promotor, Superior Geral, Assistente e Conselheiro Provincial em diversos lugares na cidade de Curitiba. Como Diretor Provincial das Filhas da Caridade ao longo de seis anos, acompanhou e incentivou os trabalhos sociais realizados nas paróquias e nas dioceses onde a Congregação da Missão se fazia presente. Como presidente da Clapvi - Conferência Latino Americano das Províncias Vicentinas, motivou diversos trabalhos sociais realizados pelas Províncias junto aos mais pobres”, afirmou Ronaldo elogiando a trajetória do homenageado que fez a diferença na vida de muitas pessoas.

O Monsenhor Odair agradeceu a homenagem. “Momento especial na minha vida, serei ordenado Bispo no dia 8 de dezembro, às 19 horas, na Paróquia São Miguel na minha querida cidade de Irati, onde nasci, vivi e me ordenei sacerdote”. Para resumir a sua trajetória, o homenageado citou duas frases de São Vicente de Paulo, fundador da Congregação da Missão: “A perfeição não consiste na multiplicidade das coisas feitas, mas no fato de serem bem feitas”, e “os grandes sucessos são sempre atravessados por diversos obstáculos e dificuldades”. “Na nossa vida, na nossa caminhada enfrentamos obstáculos, mas Deus nos dá sabedoria para enfrentamos todos eles, e assim os obstáculos se tornam pequenos”, destacou Odair agradecendo mais uma vez, fazendo um convite especial a todos à sua ordenação a ser realizada no dia 8 de dezembro.

O prefeito Jorge Derbli parabenizou a Câmara pela honraria e o homenageado pela trajetória. “Vemos nas Missas padres rezando e pedindo orações pelas vocações para que tenhamos mais pessoas que se dediquem à igreja. E Irati tem dado uma contribuição significativa, pois temos muitos padres nascidos aqui que hoje estão pelo Paraná e Brasil afora, trabalhando e pregando o evangelho em toda a Igreja. Tenho certeza que os gaúchos ficarão contentes com a sua presença em Porto Alegre e esta homenagem é uma grande satisfação para Irati. Temos muitos guerreiros no município em todos os setores e, dessa forma, presto minha homenagem também ao Presidente Ronaldão, que passa por mais um tratamento de saúde, mas continua firme e forte e agora está abençoado pelo nosso Bispo iratiense”.

A vice-prefeita Ieda Waydzik manifestou sua admiração pelo homenageado e pela sua família. “Nossos pais foram grandes amigos, companheiros de vida. Para nós iratienses é uma honra saber do bem que o homenageado tem feito por várias comunidades, pelas orações feitas por todos nós e pelas almas resgatas à Igreja”.

O Presidente José Ronaldo Ferreira enfatizou que a homenagem concedida pela Câmara representa o reconhecimento dos cidadãos iratienses aos elevados serviços prestados pelo homenageado, não apenas no âmbito religioso, mas também com a realização de outras atividades que orgulham, engrandecem e visam o bem comum da população iratiense, trabalhando sempre com entusiasmo e dedicação, se tornando exemplo para nossa comunidade. “Essa honraria é uma demonstração de carinho, respeito e admiração dos iratienses ao Monsenhor Odair Miguel Gonsalves dos Santos, que ao longo dos anos conquistou tantas pessoas, através da fé, pregando a palavra de deus e a fraternidade.”, afirmou Ronaldo.

Acompanhe a Sessão Solene no ícone “Sessões Gravadas”