Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara aprova PL que declara de Utilidade Pública no Município de Irati a “Associação das Mulheres que Lutam”

Câmara aprova PL que declara de Utilidade Pública no Município de Irati a “Associação das Mulheres que Lutam”

por RAFAELLA publicado 28/11/2024 11h57, última modificação 28/11/2024 11h57
Câmara aprova PL que declara de Utilidade Pública no Município de Irati a “Associação das Mulheres que Lutam”

Vera Maria Gabardo e demais voluntárias da Associação Mulheres qye Lutam

   Na Sessão Ordinária do dia 26 de novembro foi aprovado por unanimidade de votos, em segunda votação, o Projeto de Lei do Legislativo nº 035/2024 de autoria da vereadora Vera Maria Gabardo. A propositura declara de Utilidade Pública no Município de Irati a “Associação das Mulheres que Lutam - AMQL”.

   A Associação Mulheres Que Lutam foi fundada no dia 25 de março de 2022, e está localizada na Rua Espírito Santo na Vila São João. Durante dois anos, a Associação locou uma casa para desenvolver seus projetos sociais, mas agora através do Executivo foi cedido um espaço, que dará possibilidades de continuar e aumentar os projetos sociais. A ideia de fundar a Associação, partiu da Vereadora Vera Maria Gabardo, que há mais de 20 anos trabalha e cuida da comunidade. Hoje a Diretoria é composta por cinco membros, todas voluntárias da Associação.

   Conforme Vera, vários projetos são desenvolvidos pela Associação como o “Dia da Sopa”, que é realizado na última quarta-feira do mês. “Neste dia são feitas sete panelas de sopa, as quais são entregues na sede da associação para 200 famílias, e junto com a sopa são distribuídos pães, roupas, calçados, cobertas e fraldas para as famílias com doentes acamados”. No Projeto “Mãos que Tecem”, conforme a vereadora, uma equipe utiliza as roupas que não são usáveis e junto com retalhos doados pela Empresa LuLLI Malhas, confeccionam estopas e vendem, sendo que uma parte da renda fica para a Associação e outra para a voluntária. Desta forma nada vai para o meio ambiente, tudo é transformado. No Projeto Construa e Reconstrua, são recolhidos sobras de materiais de construção, como cimento, cal, areia, madeira, janelas, portas, sem se importar com a quantidade, e através de mão-de-obra voluntaria são construídas casas, quartos, rampas para cadeirantes e banheiros. Até o momento já foram construídas três casas do piso ao teto, muitos banheiros e muitas reformas. Este projeto visa devolver a dignidade das pessoas”, comentou

   Já no Projeto “Divida seus Dons”, segundo Gabardo, “quem sabe ensina e divide seus dons através da costura, crochê, bordados, pinturas. Além do próprio voluntário, muitos órgãos, como Senac e Provopar Irati são parceiros na oferta de cursos que visam o empoderamento e a autoestima das Mulheres”. O Projeto “Nosso Pão” conta com a ajuda da Empresa Moageira Agrícola Irati, que doa 50 quilos de trigo todo mês. “Este projeto traz a única renda da associação, além de alguns eventos que a mesma realiza. Todas as sextas-feiras são vendidos de 70 a 80 pães caseiros, mas a demanda vem aumentando, porém, a associação ainda não dispõe de maquinário suficiente. Nos eventos nossos alimentos são muito procurados, dizemos que além dos ingredientes uma pitada de amor é colocada nas receitas”, comentou.

   Vera também citou o “Projeto Superação”, onde um espaço é cedido a um profissional que tenha no seu coração e na sua agenda um lugar pra ajudar outro irmão.

 “Muitos profissionais começaram seus estágios na Associação nas áreas de Pedagogia, Fonoaudiologia, Psicologia, e assim contribuem ajudando muitas pessoas que precisam. Também recebemos as pessoas para conversar, temos nosso momento de Evangelização, sem distinção de crenças, e gêneros, pois em Deus somos todos irmãos. Nossa missão é cuidar e ajudar todos que precisam, tentando elevar a autoestima, a dignidade, e através de cursos encaminhamos as pessoas para o mercado de trabalho, para que consigam manter o sustento das suas famílias. Também preservamos o meio ambiente, por meio de palestras, onde repassamos às crianças que um quintal limpo e arejado, é um local apropriado para realizar brincadeiras saudáveis”.

    Vera disse que a Associação está de portas abertas à novas parcerias, novos voluntários e mãos amigas. O projeto foi muito elogiado pelos vereadores, que enalteceram o trabalho da vereadora na comunidade e o esforço para que esta Associação fosse fundada e pudesse estar realizando este lindo e importante trabalho em Irati. A matéria foi provada por unanimidade de votos.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)