Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara aprova Moção de Aplausos à Equipe “Irati Vôlei AVI Vitaminas Neo Química”

por RAFAELLA publicado 22/11/2023 16h20, última modificação 22/11/2023 16h20

Os projetos foram aprovados por unanimidade de votos

No dia 21 de novembro, foi realizada a 17ª Sessão Ordinária do 2º Período do 3º Ano da 27ª Legislatura. Durante o Expediente, três novos Projetos de Lei do Executivo e seis indicações dos vereadores foram apresentadas.

No Expediente foram lidos os Projetos de Lei nº 046/2023, que autoriza o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional – Conder a contratar, por meio de parceria público privada os serviços de iluminação pública no Município de Irati, Estado do Paraná, e altera a Lei Municipal nº 1922/2022; nº 047/2023, que altera a Lei Municipal nº 4.943/2021, que dispõe sobre o Plano Plurianual para o período de 2022/2025 e o nº 048/2023, que autoriza a Loja Maçônica União e Progresso 979 a implantar um monumento a rotatória da praça Edgard Andrade Gomes e dá outras providências.

ORDEM DO DIA

Na Ordem do dia, foi aprovada em única votação a Moção de Aplausos nº 009/2023 da Mesa Diretora, que registra e concede Moção à Equipe “Irati Vôlei AVI Vitaminas Neo Química”. Em segunda votação foi aprovado o Projeto de Lei nº 018/2023 (Dr. João Henrique Duarte), que concede o Título de Cidadão Benemérito do Município de Irati ao Senhor Paulo Henrique Santos Fraxino.

Já em primeira votação foram aprovados os Projetos de lei do Legislativo nº 019/2023 (Helio de Mello), que concede o Título de Cidadão Honorário do Município de Irati ao Senhor José Nelson Menon e o Projeto nº 020/2023 (Teresinha Miranda Veres), que concede o Título de Cidadão Honorário do Município de Irati ao Senhor Edison Uliana.

PALAVRA-LIVRE

Helio de Mello contou que mesmo ausente das atividades na Câmara manteve contato com parlamentares estaduais e federais visando a viabilidade de recursos para pavimentação asfáltica de mais um trecho da estrada de Gonçalves Júnior a Itapará.  Também contou que, a convite, esteve acompanhando o prefeito Jorge Derbli em reuniões na capital do Estado. “Estivemos na Fomento Paraná tratando sobre a obra do Ginásio de Esportes, uma das decisões que já sabemos é que a cobertura será modificada. Os engenheiros estarão aqui na próxima semana realizando vistorias na obra. Também soubemos que já está autorizada a licitação do britador, o município tem capacidade de endividamento e a comunidade está precisando, mas a questão do Ginásio estava travando estes andamentos. Estivemos ainda na Sanepar, e felizmente, depois de uma luta junto com os moradores da comunidade de Faxinal dos Melos, onde foi feito a perfuração de um poço artesiano ao lado da capela, será feita a rede de distribuição para 60 famílias, por meio de recursos oriundos da Sanepar em parceria com o Executivo. Serão cerca de oito quilômetros de rede”, comemorou.

O 1º Secretário Alcides Cezar Pinto contou que recebeu do Deputado Hussein Bakri o ofício 169/2023 referente a liberação de recursos do Fundo Estadual para Calamidades Públicas (FECAP). O deputado informou que a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) liberou ao município de Irati o valor de R$244.898,45 oriundo do Fundo Estadual para Calamidades Públicas (FECAP) e mediante intervenção do Gabinete da Liderança do Governo na Assembleia Legislativa. “O recurso é destinado aos municípios mais atingidos pelas fortes chuvas de outubro e novembro no Paraná e poderá ser aplicado na recuperação e/ou reconstrução de pontes e estradas rurais danificadas pelos temporais e alagamentos”. Alcides esclareceu este recurso vem para atendimento a área rural. “Mas vamos solicitar ao Deputado Hussein Barkri mais recursos porque Irati tem muitas estradas, pontes e bueiros para serem consertados. Agradecemos ao Deputado Hussein por tudo que tem feito por Irati e região e tenho certeza que ele irá nos atender em mais este pedido”.