Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara aprova fornecimento de absorventes para estudantes de baixa renda da rede municipal

por RAFAELLA publicado 16/09/2021 09h34, última modificação 16/09/2021 09h34

(Foto ilustrativa)

Na Sessão Ordinária do dia 14 de setembro, os vereadores aprovaram por unanimidade de votos o Projeto de Lei nº 010/2021, que dispõe sobre o fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas públicas municipais e nos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) situados no município de Irati. De autoria do vereador Alcides Cezar Pinto, o projeto visa combater a falta de acesso ou a falta de recursos à compra de produtos de higiene e outros itens necessários ao período da menstruação.

Com a sanção da Lei, o Executivo realizará o fornecimento gratuito de absorventes higiênicos nas escolas públicas da rede municipal e nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Os absorventes serão fornecidos para estudantes de baixa renda em período menstrual, visando à prevenção e riscos de doenças, bem como a evasão escolar e eventuais constrangimentos.

Conforme Alcides, a cada quatro adolescentes, uma não frequenta às aulas no período menstrual porque não tem absorventes, não tem o mínimo item necessário para a higiene menstrual. “São muitas meninas vivendo este tipo de situação. Portanto, esse projeto, além de garantir que todas as alunas sejam assistidas no seu cuidado pessoal, possibilita que elas não tenham prejuízos à vida escolar e à aprendizagem”, alertou o vereador.

Aprovado em duas votações por unanimidade de votos, o projeto segue agora para sanção do Executivo, que deverá colocar a Lei em prática o mais breve possível, com o intuito de sanar este problema que aflige muitas meninas em situação de vulnerabilidade social.