Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara aprova Dia Municipal do Motociclista e do Trabalhador Motociclista

Câmara aprova Dia Municipal do Motociclista e do Trabalhador Motociclista

por RAFAELLA publicado 22/12/2021 11h00, última modificação 22/12/2021 11h00

Os vereadores aprovaram por unanimidade de votos o Projeto de Lei nº 015/2021, que dispõe sobre o Dia Municipal do Motociclista e do Trabalhador Motociclista. De autoria do vereador Acides Cezar Pinto, o projeto reconhece a grande contribuição que esta classe de trabalhadores presta em benefício da sociedade, principalmente em tempos de pandemia.

Com a sanção da Lei, fica instituído o Dia Municipal do Motociclista e do Trabalhador Motociclista a ser comemorado, anualmente, no dia 29 de setembro integrando o Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Município de Irati. Neste dia deverão ser desenvolvidos atos públicos, ações educativas, palestras, debates e seminários com o objetivo de promover a educação no trânsito e a prevenção de acidentes envolvendo motociclistas no âmbito do município. O Executivo poderá realizar parcerias com o Detran, o Denatran, o Contran, a Polícia Militar, o Conselho Municipal de Trânsito e entidades do Terceiro Setor, bem como, com a iniciativa privada, visando estender as ações que tenham como objetivo promover campanhas de educação no trânsito voltadas para os motociclistas.

Popularmente conhecidos como “Motoboys”, conforme o autor do projeto Alcides, estes trabalhadores estão constantemente expostos a riscos na prática cotidiana de seu ofício, sendo vítimas frequentes de acidentes de trânsito e discriminação. “Portanto, este projeto objetiva instituir uma data especial para ser lembrada e comemorada por esses profissionais que arriscam a vida diariamente para atender os interesses da população”, justificou o parlamentar.

O projeto foi muito elogiado pelos vereadores, que aprovaram por unanimidade de votos em duas votações, o qual segue agora para sanção do prefeito.