Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Atendendo pedidos da população, Vereadores apresentam diversas indicações ao Executivo

Atendendo pedidos da população, Vereadores apresentam diversas indicações ao Executivo

por RAFAELLA publicado 02/04/2025 10h06, última modificação 02/04/2025 10h06
Atendendo pedidos da população, Vereadores apresentam diversas indicações ao Executivo

As indicações foram aprovadas por unanimidade de votos

   Durante a 8ª Sessão Ordinária do 1º Período do 1º Ano da 28ª Legislatura realizada no dia 1º de abril, os vereadores apresentaram 16 indicações e dois requerimentos ao Executivo. As solicitações feitas em nome da população foram aprovadas por unanimidade de votos. Somente neste ano, os vereadores já apresentaram 189 indicações e 20 requerimentos ao Executivo. 

HELIO DE MELLO

   O Presidente Helio de Mello apresentou indicação recomendando esforços para a criação de escolinhas de futebol nas comunidades de Guamirim e Gonçalves Junior, considerando que ambas localidades já possuem estrutura adequada, com campo de futebol disponível, o que facilita a implementação do projeto. “Além disso, a região apresenta uma demanda significativa, com um número considerável de crianças e adolescentes que poderão ser beneficiados com a prática esportiva, que além de oportunizar o desenvolvimento físico, trabalha na promoção da inclusão social e da cidadania”, justificou. Mello também sugeriu a substituição da iluminação da quadra do Distrito do Itapará por lâmpadas de LED, tendo em vista que se trata de um importante espaço para lazer, prática esportiva e convivência dos moradores e o sistema atual apresenta vários refletores queimados e deficiência na iluminação, comprometendo o uso adequado do espaço pela comunidade. Requereu ainda a realização, com urgência, de melhorias com patrolamento, cascalhamento e alargamento, nas estradas da Linha E do Itapará. “Os moradores dessa localidade tem relatado dificuldades diárias para se deslocar, especialmente em períodos chuvosos, devido às más condições das estradas, que comprometem a segurança e a trafegabilidade, além de prejudicar e tornar arriscado o transporte escolar. O pedido é uma solicitação das famílias Corelo, Dvoranen, Novakoski e Ginko”, alertou. E, por fim, solicitou melhorias nas estradas da comunidade de Mato Queimado, onde a falta de manutenção adequada tem causado transtornos aos moradores, produtores rurais e transportadores, impactando diretamente no escoamento da produção agrícola e no acesso a serviços essenciais, como saúde e educação.

HELIO DE MELLO E MARCELO DUDA

   Helio de Mello e o vereador Marcelo Duda requereram informações que ser encaminhadas a esta Casa de Leis no prazo legal disposto na Lei Orgânica: “Qual o número, por especialidade, de consultas e exames em fila de espera para agendamento, atualmente? Qual era esse número até 31/12/2024?”, questionaram.

ALCIDES CEZAR PINTO

   O vereador Alcides Cezar Pinto sugeriu, a pedido da moradora Camila, serviços de patrolamento e cascalhamento na Rua José Ferraz, no bairro Lagoa, proporcionando melhores condições de mobilidade, segurança e qualidade de vida para os munícipes que utilizam essa via diariamente. Também solicitou, a pedido dos moradores, melhorias nas ruas do bairro Canisianas, que se encontram em péssimo estado de conservação, e que vêm piorando a cada dia, com surgimento de novos buracos e crescimento dos já existentes. “Conforme relatado pela moradora Viviane Oleinik, a Prefeitura já efetuou o serviço de tapa buraco, mas não tem sido suficiente. O calçamento de pedras irregulares, que já tem mais de 30 anos e boa parte das manilhas colocadas ainda era de pneu, se encontra deteriorado, com muitos desníveis, atrapalhando a circulação dos pedestres e causando prejuízos aos motoristas. Os moradores solicitam uma vistoria, para averiguar os problemas existentes, e desta forma, a realização de pavimentação asfáltica, através de recape asfáltico sobre as pedras irregulares, com a máxima urgência”, justificou. O vereador ainda sugeriu que à Lei Municipal nº 5.118, que “institui a Semana de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista – TEA no Calendário Oficial do Município de Irati”, seja cumprida com o objetivo informar e orientar a população sobre o autismo, a importância do diagnóstico precoce, as formas de tratamento, os serviços de apoio à família e respeito ao cidadão autista, além de promover a realização de debates, palestras, seminários, audiências públicas, esclarecimentos, propagandas publicitárias e distribuição de folhetos informativos e explicativos.

ALCIDES CEZAR PINTO E SELMO VIEIRA

   Os vereadores Alcides Cezar Pinto e Selmo Vieira apresentaram requerimento solicitando informações, as quais devem ser encaminhadas à Casa de Leis no prazo legal disposto na Lei Orgânica: “Qual a atual situação do serviço público de transporte coletivo de passageiros no Município de Irati? Está sendo realizada, pelo Município, a fiscalização do serviço prestado? Quais medidas estão sendo tomadas a fim de garantir melhorias e qualidade na prestação do serviço, considerando que ainda estão ocorrendo diversas reclamações por parte dos usuários, especialmente nas linhas do transporte universitário? Existe previsão/planejamento para realização de nova licitação?”, questionaram.

MARCELO DUDA

   O vereador Marcelo Duda sugeriu a elaboração de um projeto de pavimentação para a conclusão do asfalto ligando as comunidades de Pirapó e Rio Preto II. A pavimentação asfáltica desse trecho, segundo o vereador, trará mais segurança e comodidade para os munícipes, beneficiando diretamente os moradores das comunidades de Rio Preto, Pirapó, Boa Vista do Pirapó, Arroio Grande e demais localidades próximas, além de facilitar o deslocamento e o escoamento da produção local e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região.

SILVANA RZEPKA

   A vereadora Silvana Rzepka sugeriu a instalação de bebedouros em todas as instituições de ensino da rede municipal, visando garantir que todos os estudantes, professores e funcionários tenham acesso a água potável de qualidade, promovendo a saúde e o bem-estar no ambiente escolar.

SILVANA RZEPKA E TERESINHA MIRANDA VERES

   As vereadoras Silvana Teresinha Rzepka e Teresinha Miranda Veres solicitaram estudos para a viabilidade de implantação de medidas que visem reduzir os acidentes de trânsito no cruzamento da Rua Dr. Munhoz da Rocha com a Rua Coronel Grácia, onde têm ocorrido frequentes registros de colisões e situações de risco para pedestres e condutores. “A implantação de uma travessia elevada, em frente à Lotérica do Gutio, seria uma alternativa para contribuir com a redução da velocidade dos automóveis e proporcionar maior acessibilidade e segurança para o trânsito”, alertaram.

TERESINHA MIRANDA VERES

   A vereadora Teresinha Miranda Veres sugeriu a realização de serviços para recuperação da estrada que dá acesso à Serra do Nhapindazal (Lageadinho sentido Vila São João, subindo pelo prolongamento da Rua Expedicionário Felix Filipaki), a qual se encontra em más condições, necessitando de manutenção com urgência.

DR. JOÃO HENRIQUE SABAG DUARTE

   O vereador Dr. João Henrique Sabag Duarte sugeriu a realização de melhorias nas Ruas Francisco Stroparo e Manoel Alves do Amaral, ambas localizadas no bairro Stroparo, as quais se encontram em condições precárias, sendo necessárias providências para garantir melhores condições de tráfego e segurança para moradores e usuários das vias.

SELMO VIEIRA

   Selmo Vieira sugeriu serviços de cascalhamento na Rua Sebastião Colaço Vaz, localizada no bairro Colaço, a fim de melhorar a mobilidade e garantir maior segurança aos moradores do local. “Solicita-se ainda, que, futuramente seja incluída no planejamento e executada a pavimentação asfáltica desta via, proporcionando mais qualidade de vida para quem reside e transita pela região”, enfatizou. Também solicitou melhorias na Rua Jamaica, localizada no bairro Engenheiro Gutierrez, que se encontra em estado precário, com vários buracos, dificultando a trafegabilidade de pedestres e veículos. Requereu ainda a adoção de medidas urgentes, como aplicação de produto anti-pó ou distribuição de pedra britada, nas estradas da comunidade de Pedra Preta, visando minimizar a poeira intensa gerada pelo alto fluxo de veículos pesados no local, o que tem prejudicado a qualidade de vida e a saúde da população. E, por fim, indicou a realização de serviços de corte de grama e limpeza nos terrenos pertencentes ao CRAS, à quadra de esportes, à capela mortuária e ao Clube de Mães do bairro Vila Nova, atendendo ao pedido da Associação de Moradores do bairro, que destaca a necessidade de manutenção desses espaços públicos para garantir melhores condições de uso e conservação, além de proporcionar mais segurança e bem-estar à comunidade local.

   As indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade de votos e encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)