Atendendo pedidos da população, Vereadores apresentam 15 indicações e três requerimentos ao Executivo
Durante a 15ª Sessão Ordinária do 2º Período do 1º Ano da 28ª Legislatura realizada no dia 18 de novembro, os vereadores apresentaram 15 indicações e três requerimentos ao Executivo. As solicitações feitas em nome da população foram aprovadas por unanimidade de votos.
SYBIL DIETRICH
A 1ª Secretária Sybil Dietrich apresentou indicação sugerindo ao município o uso de coleiras refletivas para animais de rua, contendo a frase “Sou castrado e monitorado”, com a finalidade de facilitar a identificação, pelo poder público e pela sociedade, dos animais que já passaram por procedimentos como castração, vacinação, cuidados veterinários ou monitoramento. Também recomendou a implantação de um Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão responsável por prevenir e controlar doenças transmitidas de animais para humanos, como raiva, leishmaniose e dengue. “O CCZ realiza ações essenciais de saúde pública, como vacinação, castração, controle de vetores e manejo de animais de rua, além de desenvolver atividades educativas e sua criação fortalecerá a vigilância em saúde, trazendo mais segurança à população”, justificou. Requereu ainda a notificação da empresa responsável pela coleta de lixo orgânico no município, a fim de que sejam adotadas medidas imediatas para corrigir problemas recorrentes no serviço prestado. “Além da questão já mencionada em outras oportunidades nesta Casa, referente ao fato de que os cachorros têm revirado sacos de lixo deixados amontoados pelos coletores até a chegada do caminhão, ocasionando sujeira nas vias públicas - sujeira esta que, na maioria das vezes, não é recolhida pela própria equipe de coleta - também se verifica o agravamento de outros problemas, tais como mau cheiro, proliferação de insetos e animais que podem transmitir doenças, bem como prejuízos ambientais e risco de entupimento de bueiros, contribuindo para enchentes. Outro ponto crítico e frequente é o não recolhimento de lixo em determinadas vias que ficam fora da rota atual do caminhão, como por exemplo na Rua Teodoro Checheviski, esquina com Rua Eugênia Molinari, no centro da cidade (trecho de aproximadamente 30 metros em direção à Rua XV de Julho e no beco localizado na própria Rua Eugênia Molinari”, alertou. Por fim, solicitou melhorias na Rua Beija-Flor, no Bairro DER, especialmente no entorno da Escola Municipal Plínio Anciutti Pessoa, consistindo em: manilhamento da via, visando corrigir problemas de drenagem; dragagem do rio que passa aos fundos da escola, com a implantação de barreira de contenção para maior segurança; limpeza geral nas áreas externas e entorno da Escola Municipal Plínio Anciutti Pessoa e execução de pavimentação asfáltica na Rua Beija-Flor, melhorando a infraestrutura local.
LEOMAR JACUMASSO
Leomar Jacumasso recomendou a instalação de um ponto de ônibus na Rua Joana Nascimento, no bairro Lagoa, nas proximidades do Posto de Saúde, proporcionando mais conforto, segurança e comodidade aos usuários e contribuindo para a organização do tráfego na via. Também sugeriu a implantação de uma travessia elevada na Rua Estefano Gil, no bairro Lagoa, em frente ao Posto de Saúde, contribuindo para a redução da velocidade dos automóveis e proporcionando um acesso mais seguro no local.
LEOMAR e JOÃO LEUCH
Os vereadores Leomar Jacumasso e João Leuch sugeriram a realização de melhorias na estrada que liga o Distrito de Gonçalves Júnior ao Distrito de Itapará, visando garantir segurança aos usuários, facilitar o deslocamento de moradores, produtores rurais e estudantes, além de contribuir para o escoamento da produção agrícola.
MARCELO DUDA
Marcelo Duda apresentou requerimentos solicitando informações, as quais devem ser encaminhadas a esta Casa de Leis no prazo legal disposto na Lei Orgânica: “Qual o prazo previsto para a realização de serviços de dragagem geral no Rio das Antas, com o objetivo de prevenir enchentes e minimizar os riscos à população residente em seu entorno?”, questionou. Também indagou: “Qual o prazo previsto para atender o agricultor Oscar Orchel, da localidade do Lajeadinho, próximo ao Recanto das Jabuticabeiras, quanto ao seu protocolo solicitando cascalhamento e manutenção das estradas de acesso à sua propriedade, através do programa “Porteira Adentro”?”. E, por fim, buscou saber: “Qual a previsão da Secretaria competente, para realizar a manutenção da estrada do Rio Preto, que liga as comunidades de Mato Queimado e Gonçalves Júnior?”.
ALCIDES CEZAR PINTO
Alcides Cezar Pinto sugeriu, a pedido da moradora Sra. Camile Sluzala, a realização de serviços de patrolamento nas vias da localidade de Pirapó, tendo em vista que apenas as estradas principais receberam manutenção e as demais permanecem precárias. Também recomendou, a pedido do Sr. Redesval, estudos para implantação de um piso adequado ou um sistema de drenagem eficiente no Parque da Vila São João. Em dias de chuva, o parque infantil fica praticamente inutilizável devido ao acúmulo de poças de água. Para garantir mais segurança e acessibilidade às crianças, seria importante considerar a instalação dessas melhorias que ajudariam a evitar alagamentos, permitindo que o espaço seja utilizado com mais frequência e conforto.
SELMO E LEOMAR
Selmo de Lima Vieira e Leomar Jacumasso sugerem, a pedido de moradores e da família Simionato, a construção de uma ponte ou passarela que faça a ligação entre o bairro Vila São João e o bairro Jardim Virgínia, na parte final da Rua Mato Grosso, facilitando o acesso entre as duas localidades, melhorando o deslocamento diário e as opções de trajeto seguro para pedestres e demais usuários.
SELMO DE LIMA VIEIRA
Selmo de Lima Vieira recomenda, a pedido dos moradores locais, a realização de melhorias na entrada do Posto de Saúde do Distrito de Guamirim, garantindo acesso seguro, adequado e organizado aos usuários da unidade. Também recomendou melhorias na via localizada atrás da empresa FV de Araújo, no Bairro Choma, atendendo a pedido dos moradores e trabalhadores da região, que relataram a necessidade de intervenções que melhorem as condições de tráfego, proporcionando maior segurança, mobilidade e qualidade de vida. Sugeriu ainda a contratação de um médico Reumatologista, devido ao grande número de pacientes que aguardam atendimento há anos e necessitam com urgência de acompanhamento especializado, especialmente os portadores de fibromialgia, artrite reumatoide e outras doenças reumatológicas, que têm enfrentado sofrimento e agravamento dos sintomas pela falta de atendimento adequado. Por fim, indicou a realização de melhorias nas estradas da localidade de Campina do Guamirim, em especial no acesso à residência da cadeirante Maria Eduarda, tendo em vista que, em dias de chuva, o ônibus escolar enfrenta dificuldades para chegar até sua casa, comprometendo o deslocamento seguro e regular da estudante.
DR. JOÃO HENRIQUE
Dr. João Henrique Sabag Duarte sugeriu a aquisição de equipamentos para o refeitório do Complexo Gari, com o objetivo de oferecer melhores condições de uso, dignidade e qualidade de vida aos trabalhadores que atuam no local.
As indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade de votos e encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)





