Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Atendendo pedidos da população, Câmara recomenda ao Executivo melhorias em diversas áreas

por RAFAELLA publicado 24/03/2021 15h17, última modificação 24/03/2021 15h17

As indicações foram aprovadas por unanimidade de votos

Acompanhando o dia a dia dos moradores de diversos bairros e do interior do município, os vereadores apresentaram na Sessão Ordinária do dia 23 de março, 14 indicações e um requerimento ao Executivo, solicitando melhorias nos bairros e em estradas da área rural. Os pedidos foram bastante comentados e elogiados pelos parlamentares que, em nome da população, explanaram sobre as dificuldades dos munícipes.

LEOMAR JACUMASSO

O 2º Secretário, vereador Leomar Jacumasso, apresentou indicação solicitando melhorias na Rua Noé Agostinho Zarpellon (bairro Rio Bonito) e nas Ruas Ana Betezek e Adari Fernando Vizinoni (ambas na Vila São Pedro). Pediu a implantação de redutores de velocidade na Rua Nossa Senhora de Fátima esquina com a Rua Zeferino Bittencourt, e na Av. Noé Rebesco (próximo ao acesso ao Conjunto Virgínia). O parlamentar também sugeriu melhorias na estrada da Serra dos Nogueiras, no trecho de acesso à propriedade do Sr. Sérgio Zarpellon, “via rural que não recebe manutenção há um bom tempo, necessitando de serviços de recuperação com urgência”.

Por fim, Jacumasso requereu a construção de uma capela mortuária em Gonçalves Junior, “com o objetivo de proporcionar maior conforto físico, moral e psíquico às famílias, que em momentos de fragilidade emocional, se despedem de seus entes queridos”, justificou.

AMAURI CEZAR JACUMASSO

O vice-presidente Amauri Cezar Jacumasso apresentou indicação solicitando melhorias e serviços para adequação da estrada principal de Lageadinho em direção à Colônia São Lourenço. Segundo o vereador, as péssimas condições de acesso têm dificultado o trânsito, merecendo uma atenção especial por parte do Poder Público, principalmente por estar iniciando-se o período de safra.

ALCIDES CEZAR PINTO

Alcides Cezar Pinto requereu ao Executivo serviços para a conclusão do manilhamento (12 manilhas), bem como o desentupimento das manilhas já instaladas na Travessa dos Lírios, no bairro Jardim Planalto, tendo em vista que, em dias de chuva, a água toma conta da referida via, gerando transtornos e causando preocupações aos moradores.

O vereador solicitou também, a pedido dos moradores, melhorias na Rua Sapopema e na Rua 2, ambas localizadas no Bairro Camacuã, “as quais se encontram em condições precárias, necessitando de manutenção urgente”. Por fim, recomendou a instalação de placas de sinalização de via preferencial na Rua João Zarpellon (esquina com a Rua Agostinho Zarpellon Sobrinho), no bairro São Pedro, a fim proporcionar mais segurança a quem transita pelo local.

Alcides também apresentou um requerimento solicitando informações em relação ao valor recebido pelo município do Governo Federal no período de pandemia no ano de 2020. Questionou se do montante recebido, algum valor foi investido/gasto na área de saúde e qual a justificativa (legal e administrativa) para não aplicação integral do valor na área da saúde pública.

VERA GABARDO

Vera Gabardo apresentou seis indicações ao Executivo. Sugeriu a pedido dos moradores e empresários das vias que fazem o entroncamento entre a Rua Olavo Bilac, Travessa Trajano Gracia e Rua Trajano Gracia, no bairro Stroparo, providências para solucionar um grande e antigo problema, pois neste local, onde existem vários estabelecimentos comerciais, todas as vias são de mão dupla e, desta forma, a convergência para qualquer lado gera um grande risco de acidentes e congestionamento. “Sugiro, com urgência, a implantação de sinalização vertical e horizontal, visando uma solução mais efetiva e segura para o local”, alertou.

A vereadora indicou a realização de serviço de manilhamento de uma vala existente na Rua Rio de Janeiro, na Vila são João, bem como a substituição de manilhas no bueiro, permitindo que o escoamento ocorra diretamente para o rio, visto que, no momento, as manilhas não estão comportando a vasão das águas, e, desta forma, acabam causando inundação das casas localizadas do lado de baixo da rua. “Ainda na Vila São João se faz necessária a abertura de bueiro em frente à Agropecuária e providências para a solucionar o acúmulo de água próximo ao nº 625 da Av. Paraná, situações que têm causado incômodo e transtorno aos moradores e a quem transita pelo local”, justificou Gabardo.

Vera recomendou também a realização, com urgência, de reparos na Rua Expedicionário Emílio Scheidt, na Vila São João e na Rua Rio Araguaia (próximo ao nº 176), no bairro Lagoa; serviços de drenagem do rio próximo à ponte de acesso ao CMEI Professor José Maria Orreda, na Vila São João e a implantação de travessia elevada em frente à Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo, bem como que a via (Rua Amazonas, com início na Av. Paraná) seja alterada para mão única de direção.

Por fim, a parlamentar solicitou o envio de ofício ao Núcleo Regional de Educação de Irati, sugerindo que as escolas estaduais sejam autorizadas a repassarem para instituições de caridade (Pastorais, Igrejas, abrigos, etc), os alimentos que, porventura, venham a sobrar nos referidos estabelecimentos. “Estamos vivendo um momento difícil e, muitas crianças que não recebem o benefício do Bolsa-Escola, não têm direito à cesta básica entregue. Assim, a merenda que era ofertada durante o ano letivo e que pode vir a se acumular nos almoxarifados e até mesmo atingir a data de validade, poderia ser destinada às famílias mais carentes, amenizando as tamanhas dificuldades enfrentadas”, pediu a vereadora.

Os pedidos feitos em nome da população foram aprovados por unanimidade de votos e encaminhados ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.