Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Atendendo a vontade popular, Câmara apresenta 20 Indicações ao Executivo e dois pedidos de informações

Atendendo a vontade popular, Câmara apresenta 20 Indicações ao Executivo e dois pedidos de informações

por RAFAELLA publicado 08/02/2023 11h37, última modificação 08/02/2023 11h37
Atendendo a vontade popular, Câmara apresenta 20 Indicações ao Executivo e dois pedidos de informações

Sessão de abertura dos trabalhos legislativos de 2023

   Durante a 1ª Sessão Ordinária do 1º Período do 3º Ano da 27ª Legislatura realizada no dia 7 de fevereiro, os vereadores apresentaram 20 indicações ao Executivo e dois pedidos de informações. As solicitações feitas em nome da população, foram bastante comentados e aprovadas por unanimidade de votos.

JOSÉ RONALDO FERREIRA

   O Presidente José Ronaldo Ferreira apresentou indicação solicitando a instalação de placas a fim de identificar todas as vias públicas do município. “A identificação dos logradouros é imprescindível para localização dos moradores, principalmente na entrega de correspondências, bem como para o acesso de outras pessoas que se deslocam pela cidade e necessitam destas informações”, alertou. Também sugeriu a instalação de energia elétrica no cemitério da localidade de Monjolo, a fim de viabilizar os serviços de limpeza, manutenção e construção do local, bem como de túmulos e capelas. “O pedido foi encaminhado pelo morador Jair Pereira, representando o anseio de toda a comunidade”.

   Ronaldo indicou ainda a realização de reparos na parte final da Rua Venezuela, em frente ao nº 26, no bairro Nossa Senhora da Luz, onde formou-se uma valeta na via, que vem causando riscos e transtorno para pedestres e motoristas. Requereu também a realização de manilhamento e demais serviços necessários na Rua Expedicionário Hermes Custódio, localizada no bairro Vila São João, e também, na Rua Boleslau Malinoski, no bairro Vila Nova, onde a falta de estrutura adequada impede o escoamento das águas pluviais, provocando alagamentos na via e nas residências.

   Por fim, o Presidente solicitou serviços de manutenção e limpeza na Praça Etelvina Andrade Gomes, localizada em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz, especialmente nos bancos, lixeiras, banheiros e chafariz, tendo em vista que o local é bastante frequentado para lazer e turismo, tanto por iratienses quanto por pessoas que visitam nosso Município.

ALCIDES CEZAR PINTO

   O 1º Secretário, Alcides Cezar Pinto, solicitou melhorias nas ruas do Loteamento Santa Mônica, no bairro Vila São João. Segundo informações, as ruas estão bastantes esburacadas por falta de manutenção. Sugeriu também serviços de patrolamento e cascalhamento nas estradas da comunidade de Cadeadinho – Vista Alegre e melhorias nas ruas do bairro Vila Raquel, que se encontram intransitáveis, necessitando de manutenção urgente.

DR. JOÃO HENRIQUE SABAG DUARTE

   O vice-presidente Dr. João Henrique Sabag Duarte apresentou indicação sugerindo a instalação de uma placa de sinalização na ponte existente na comunidade de Pinho de Baixo, a qual é estreita e só permite a passagem de um veículo por vez. “Também se faz necessária a realização de serviços de roçada ao longo da estrada do Pinho, a fim de garantir melhor visibilidade para os motoristas que transitam pelo local. Ambas melhorias visam oferecer mais segurança para moradores e frequentadores da região”, alertou o vereador.

   Dr. João também indicou a instalação de uma cobertura no acesso de entrada/saída da Escola Municipal João Paulo II (CAIC), possibilitando proteção contra a ação do tempo e maior comodidade aos alunos, professores e funcionários da mencionada instituição de ensino. Sugeriu ainda adequações nos dois bueiros existentes na Rua Estefano Betezek, esquina com a Rua Adari Fernando Vizinoni. “A instalação de um sistema adequado da rede pluvial no local é imprescindível para o escoamento das águas oriundas de chuvas, onde ocorrem constantes represamentos de água e alagamentos, causando transtornos e prejuízos aos moradores do local”, enfatizou o vice-presidente.

   Por fim, Dr. João apresentou dois pedidos de informações. Requereu que sejam prestadas as seguintes informações, as quais devem ser encaminhadas a esta Casa de Leis no prazo legal disposto na Lei Orgânica: “qual a previsão para entrega dos uniformes escolares aos alunos da rede pública municipal de ensino?”, e “qual a previsão para conclusão da obra do CMEI do bairro Rio Bonito?

TERESINHA MIRANDA VERES

   A Vereadora Teresinha Miranda Veres solicitou reparos na Rua Adari Fernando Vizinoni, mais precisamente em frente ao nº 102, na Vila São Pedro, a qual se encontra em condições bastante precárias, comprometendo a passagem segura dos usuários. Também indicou a instalação de cobertura na área externa do Centro de Atendimento Ildefonso Zanetti, especialmente para atender os setores de pediatria e vacinação. “Este pedido se faz urgente e necessário, pois a falta de cobertura tem causado transtornos aos usuários do serviço público de saúde, especialmente às mães e crianças, que, na maioria dos dias, aguardam a abertura dos locais expostos ao sol forte ou à chuva” alertou a parlamentar.

AMAURI CEZAR JACUMASSO

   Amauri Cezar Jacumasso solicitou a implantação de um redutor de velocidade na Rua Basílio Chylajenko, no Loteamento Cartoon, na Vila São João, a fim de evitar que motoristas e motociclistas continuem trafegando em alta velocidade no local, garantindo assim maior segurança aos usuários da referida via e proximidades.

VERA GABARDO

   A 2ª Secretária, Vera Maria Gabardo, sugeriu a realização, com urgência, de melhorias no cemitério da Vila São João, como a reconstrução dos muros e capela mortuária e instalação de dispositivos de segurança. “O pedido é uma reivindicação dos moradores, realizado através de um abaixo-assinado, com diversas assinaturas e encaminhado pelo Sr. Furtado”, contou. Também solicitou, a pedido dos funcionários da empresa Yazaki, a realização de estudos pela Comissão de Trânsito e pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, visando a realização de melhorias no trânsito no entorno da empresa, especialmente na área de acesso, visto que nos horários de entrada e saída dos trabalhadores o fluxo se torna intenso, causando congestionamento, com risco de acidentes para os funcionários e para quem utiliza as ruas do bairro.

   Vera ainda indicou a realização de pavimentação nas ruas da Vila São João, onde existem pedras irregulares, soltas e danificadas, impedindo que o trânsito flua com segurança, colocando em risco motoristas e pedestres. Por fim, sugeriu a instalação de uma manilha na Rua Ilda Amaral Vizinoni, em frente ao nº 287, no bairro São Pedro, visto que no local existe uma vala a céu aberto, causando transtorno a quem transita pela via e, especialmente, à moradora da residência em frente.

HELIO DE MELLO

   Helio de Mello solicitou a concentração de trabalhos e maquinários para atendimento das estradas da linha do transporte escolar e das estradas de roça, tendo em vista o início do ano letivo, bem como do escoamento da safra agrícola. Também pediu atenção especial à realização da Romaria Penitencial, que acontecerá no dia 26 de março na comunidade do Itapará, sendo necessária a disponibilização de estrutura de tendas, segurança, ambulância e a manutenção e melhorias nas principais estradas de acesso: Irati à Itapará, Itapará à Prudentópolis passando pelo Palmital, Itapará à Inácio Martins e Itapará à Água Clara. “O evento faz parte do calendário oficial de festividades do município e anualmente atrai dezenas de ônibus e milhares de romeiros”, enfatizou.

   As indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade de votos e encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

 

NAVEGUE AQUI

     HOLERITE ELETRÔNICO