Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Atendendo a população, Vereadores apresentam 16 indicações e um requerimento ao Executivo

Atendendo a população, Vereadores apresentam 16 indicações e um requerimento ao Executivo

por RAFAELLA publicado 22/10/2025 14h32, última modificação 22/10/2025 14h32
Atendendo a população, Vereadores apresentam 16 indicações e um requerimento ao Executivo

As indicações foram aprovadas por unanimidade de votos

   Durante a 12ª Sessão Ordinária do 2º Período do 1º Ano da 28ª Legislatura realizada no dia 21 de outubro, os vereadores apresentaram 16 indicações e um requerimento ao Executivo. As solicitações feitas em nome da população foram aprovadas por unanimidade de votos.

SELMO VIEIRA

   O Presidente Selmo de Lima Vieira apresentou indicação sugerindo a aquisição, com urgência, de alimentação via sonda (alimentação enteral) destinada a pacientes que fazem uso contínuo desse tipo de nutrição, considerando que o produto possui alto custo e que muitas famílias não dispõem de condições financeiras para adquiri-lo e sua falta pode acarretar sérios prejuízos à recuperação e bem-estar dos pacientes. “Sugere-se, ainda, que o Poder Executivo encaminhe a esta Casa de Leis um Projeto de Lei que autorize a flexibilização da compra direta de alimentação enteral em situações emergenciais ou de desabastecimento, visando assegurar o fornecimento ininterrupto aos pacientes cadastrados no sistema municipal de saúde”, alertou. Também solicitou melhorias na Rua Antônio Borazo, no bairro Lagoa, proporcionando mais segurança e facilitando o trânsito de veículos e pedestres. Por fim, recomendou a criação de vagas de estacionamento no lado oposto da primeira quadra da Avenida Getúlio Vargas, tendo em vista que atualmente há vagas apenas em um dos lados da via, contribuindo para melhor aproveitamento do espaço urbano e atendendo à demanda sem prejudicar o trânsito.

SELMO E LEOMAR

   Os vereadores Selmo de Lima vieira e Leomar Jacumasso sugerem a contratação de profissionais Técnicos em Saúde Bucal, especialmente para atuação nas unidades localizadas no Bairro Engenheiro Gutierrez e na comunidade de Gonçalves Júnior, bem como em outros locais onde houver necessidade, com o objetivo de agilizar e aprimorar os atendimentos odontológicos oferecidos à população.

SYBIL DITRICH

   A 1ª Secretária Sybil Dietrich sugeriu a construção de uma capela mortuária no bairro Rio Bonito, proporcionando dignidade, conforto e acolhimento às famílias enlutadas, além de representar uma importante melhoria na infraestrutura comunitária no local. Também recomendou a limpeza dos bueiros localizados na Rua Lino Esculápio, no bairro Rio Bonito, a fim de garantir o escoamento adequado das águas pluviais e prevenir alagamentos. Solicitou ainda a instalação de caçambas para destinação adequada de lixo em pontos estratégicos dos bairros, com prioridade e urgência na região entre a Rua Lino Esculápio e a Rua Expedicionário Miguel Langner, no bairro Rio Bonito; e a execução de pavimentação asfáltica na Avenida João Filipaki, via que faz a ligação entre os bairros Tucholka e Fragatas, trazendo melhorias significativas na mobilidade urbana, segurança e qualidade de vida dos munícipes que utilizam essa importante via de acesso. Por fim, a vereadora ainda apresentou requerimento solicitando informações, as quais devem ser encaminhadas a esta Casa de Leis no prazo legal disposto na Lei Orgânica: “Cópia integral de todos os contratos, convênios, termos aditivos ou quaisquer outros instrumentos jurídicos vigentes, firmados entre a Prefeitura Municipal de Irati e o proprietário do jornal “Folha de Irati”. Cópia integral de todos os contratos, convênios ou instrumentos congêneres vigentes, firmados entre a Prefeitura Municipal e familiares diretos do referido proprietário, como esposa e filhos. Cópia integral do contrato firmado entre o Município e a agência de publicidade atualmente contratada pela Prefeitura. Relação detalhada dos pagamentos realizados no exercício de 2025 à referida agência de publicidade. Informações e comprovantes dos repasses ou pagamentos efetuados pela agência aos jornais, rádios, sites e demais veículos de imprensa, referentes às campanhas ou divulgações realizadas para o município no mesmo período”.

MARCELO DUDA

   Marcelo Duda sugeriu a realização de estudo técnico e elaboração de projeto visando à conclusão das obras do sistema de saneamento básico no bairro Nossa Senhora da Luz, oferecendo benefícios diretos à saúde pública, à preservação ambiental e à qualidade de vida da população local. Também recomendou uma avaliação da frota de veículos e maquinários pertencentes ao município, com o objetivo de identificar aqueles que não possuem mais condições de uso ou que apresentam elevado custo de manutenção, e, posteriormente, promover leilão público para a alienação desses bens inservíveis, visando otimizar o uso dos recursos públicos e permitir que os valores arrecadados sejam aplicados na renovação da frota e na melhoria dos serviços municipais.

ALCIDES CEZAR PINTO

   Alcides Cezar Pinto sugeriu, a pedido da Sra. Cleide, a readequação do poste de iluminação da Avenida Francisco Setnarski, no bairro Lagoa, o qual não possui suporte para a lâmpada, assim como os demais. Também recomendou estudos junto a ACIAI para implantar um novo horário do transporte coletivo a noite, visto que no final do ano os trabalhadores ficam até mais tarde no comércio e, muitas vezes, não têm como retornar às suas residências por falta de transporte. Por fim, ainda sugeriu cascalhamento na Rua Rio Araguaia, próximo do número 176, no bairro Lagoa, a qual está em estado precário de conservação. “Segundo o morador Sr. Jonas Ortis, em dias de sol ninguém aguenta a poeira e em dias de chuva, forma muita lama e buracos”, lamentou.

TERESINHA MIRANDA VERES

   Teresinha Miranda Veres sugeriu a realização de melhorias na Rua Rondônia, esquina com a Rua Rio de Janeiro, nas proximidades do Posto Mierzwa, visando garantir melhores condições de tráfego e segurança aos motoristas e pedestres que circulam pela via.

   As indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade de votos e encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)