Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Antônio Florindo Rossa é homenageado com nome de rua no bairro Lagoa

Antônio Florindo Rossa é homenageado com nome de rua no bairro Lagoa

por RAFAELLA publicado 27/05/2021 13h35, última modificação 27/05/2021 13h37
“O homenageado (in memoriam) carregava um coração gigante que acolhia e ajudava a todos sem qualquer distinção. Deixou um legado de simplicidade e humildade a Irati”, afirmou Vera Gabardo
Antônio Florindo Rossa é homenageado com nome de rua no bairro Lagoa

Antônio ( in memoriam) foi homenageado no 19º Rodeio de Irati em 2006

Na Sessão Ordinária do dia 25 de maio, os vereadores aprovaram por unanimidade de votos o Projeto de Lei nº 004/2021, que denomina a Rua “01” do Loteamento Lagoa Dourada, no bairro Lagoa, de Rua Antônio Florindo Rossa. De autoria da vereadora Vera Maria Gabardo o projeto faz justa e merecida homenagem a este ilustre cidadão (in memoriam), que muito contribuiu com o bairro Lagoa e com o município de Irati.

Conforme a autora do projeto, Antônio Florindo nasceu no dia 29 de agosto de 1935, na localidade de Pirapó. Casou-se com Maria Rosa Rossa com quem teve seis filhos. Foi lavrador até o ano de 1973 quando deixou o interior para se estabelecer na cidade, no bairro Lagoa. Essa mudança foi motivada pelo desejo de propiciar formação educacional aos filhos, pois sempre dizia que “a melhor herança que um pai pode deixar aos filhos é a educação”. “Tio Toni, como era carinhosamente chamado, cultivava a tradição gaúcha e foi um grande incentivador do tradicionalismo. Em 1984 fundou o CTG Sentinela do Pago e, junto com familiares e amigos, participou de diversos rodeios na região. Como reconhecimento da sua contribuição foi homenageado no 19º Rodeio de Irati em 2006. Foi também um amante do futebol e incentivador do esporte. Participou de times e campeonatos e junto com sobrinhos ajudou a fundar nos anos 70 o CPA - Clube Parentes e Amigos, os quais foram campeões do 1º Campeonato Varzeano de Irati”, contou Gabardo.

Segundo Vera, Antônio também foi uma forte liderança no bairro Lagoa, envolveu-se com as atividades da Associação de bairro e participou do Conselho Pastoral da Capela Divino Espírito Santo, comunidade católica do bairro, auxiliando em festas e promoções. “Em 1991, participou do pleito eleitoral como candidato a vereador e recebeu 277 votos, mas não obteve êxito. Carregava um coração gigante que acolhia e ajudava a todos sem qualquer distinção”, comentou a vereadora reforçando a homenagem a este cidadão que fez história em Irati.

A autora do projeto citou ainda o ex-vereador Roni Surek, que durante o seu mandato, deu início a este projeto, mas infelizmente não conseguiu concluir. “E hoje com muita satisfação estamos concretizando esta homenagem ao Antônio, que deixou um legado de simplicidade e humildade, sempre se colocando a serviço dos mais necessitados”, concluiu. O projeto segue agora para sanção do prefeito.