Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Antes de encerrar a Legislatura, Mirins solicitam instalação de brinquedos adaptados em praças e áreas públicas

por RAFAELLA publicado 06/12/2018 10h24, última modificação 06/12/2018 10h24

Vereadores Mirins recebem Certificado de Participação

Na manhã de quarta-feira (5), realizou-se o encerramento da Câmara Mirim – Legislatura 2018. Na presença do Presidente da Câmara, Helio de Mello, e dos vereadores Roni Surek, Alberto Schereda e José Bodnar, além da Secretária Municipal de Educação, Rita Almeida, os Mirins receberam Certificados de Participação do Programa.

Durante a Ordem do Dia da Sessão, os Mirins apresentaram e aprovaram em nome de todas as escolas um requerimento solicitando estudos para instalação de brinquedos adaptados nas praças e áreas públicas do município, com o objetivo de proporcionar lazer e alegria para as crianças com deficiência ou mobilidade reduzida.

Conforme os Vereadores, através das brincadeiras, as crianças desenvolvem muitas habilidades: perceptivas, motoras, raciocínio, criatividade, e têm grande capacidade de estimular o convívio em grupo. “Brincar é ingrediente fundamental na infância tanto para o desenvolvimento físico e intelectual, quanto para a saúde mental da criança por meio da socialização e interação com o outro”, destacaram os vereadores sinalizando para a sociedade que há espaço para todos, e que, a integração é a melhor forma de garantir uma convivência igualitária e inclusiva.

Na palavra-livre, os vereadores comentaram sobre vários assuntos, despedindo-se dos colegas de Casa. Agradeceram pela participação afirmando que o Programa trouxe muitas experiências. A vereadora da Escola Rosalina Cordeiro de Araújo, Thifany Letícia Ribas relatou: “Entendemos o processo legislativo, apresentamos projetos, conhecemos a ALEP e o Palácio e aprendemos que somos importantes, e que se soubermos ouvir, seremos ouvidos. Só temos a agradecer e orgulhosamente podemos dizer que nos sentimos em casa nessa Casa de Leis”. O suplente Mateus Ferreira complementou: “Além de aprendermos sobre o trabalho dos vereadores, entendemos o processo democrático. Fizemos nossa campanha na escola. Teve cabo eleitoral, santinhos, cartazes, discursos e o principal: propostas para a melhoria da nossa escola e bairro. Todos ganhamos nesse exercício de democracia”.

A vereadora Amanda Vitória Souza Martins da Escola Mercedes Braga disse que com o Programa descobriu um novo jeito de ver a política a partir do olhar das crianças. “Todos os momentos valeram a pena”. A suplente da Escola Tancredo Martins, Isabela da Rosa Syavick agradeceu pela oportunidade. “Este Programa ocupa um lugar especial na minha vida. Como Suplente aprendi muitas coisas. O que marcou para mim foram os momentos em que fiz as leituras, diante de tantas pessoas, deu um nervosismo, mas adquiri confiança. Me sinto uma pessoa melhor, sinto orgulho de todos que se dedicaram para que cada encontro acontecesse com sucesso. Ser vereador não é brincadeira, é esforço”. Os mirins também desejaram a todos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo.

A Secretária de Educação, Rita Almeida agradeceu as Escolas e a Câmara pela dedicação ao projeto. “É um Programa que deu certo, as escolas podem mostrar, reivindicar e cobrar melhorias. Desejo aos Mirins que mostrem nas suas novas escolas o que aprenderam, pois vocês serão as nossas propagandas nas escolas estaduais, obrigada a todos pelo envolvimento no Programa, que ensina e mostra o outro lado da política séria e local e que o trabalho dos vereadores é árduo”.

O Presidente Helio de Mello agradeceu as escolas, a coordenadora Dione e a parceria neste Programa, que contribui para a formação cidadã de cada um e estimula a participação popular. Comentou também sobre a Cartilha do Vereador distribuída nas escolas. “Foi um ano produtivo, de muito aprendizado e parceria, além das amizades que levaremos para vida toda. Tenho certeza que os anos 2017-2018 foram marcantes para o Programa Câmara Mirim e para a Educação Municipal. Foi uma verdadeira aula de cidadania e democracia. Agradeço a Secretaria de Educação, diretoras, coordenadoras, professoras e aos funcionários da Câmara pela dedicação ao Programa”.

O Vereador da Escola Francisco Stroparo, Vynicus Cardoso - Presidente da Câmara Mirim, encerrou a Sessão agradecendo e registrando a satisfação de presidir a Mesa Diretora e a oportunidade de promover a interação entre a Câmara de Vereadores e a comunidade escolar.