Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Advogado Valter Lourenço de Souza é homenageado com nome de rua no bairro Jardim Virgínia

por RAFAELLA publicado 06/04/2022 13h05, última modificação 06/04/2022 13h05
Valter (in memoriam) faleceu aos 44 anos vítima da Covid-19 e sua trajetória e contribuição com a história de Irati será eternizada na Rua Projetada “01” do Loteamento Mondrian

Vereador Nei e familiares do homenageado

Na Sessão Ordinária do dia 5 de abril, os vereadores aprovaram por unanimidade de votos o Projeto de Lei nº 006/2022 que denomina a Rua Projetada “01”, do Loteamento Mondrian no bairro Jardim Virgínia, de Rua Valter Lourenço de Souza. De autoria do vereador Nei Cabral, a propositura reconhece a trajetória do homenageado “in memoriam”, que faleceu aos 44 anos vítima da Covid-19. A família de Valter, bastante emocionada, acompanhou as duas votações do projeto.

Conforme Nei Cabral, o homenageado nasceu em Irati no dia 13 de março de 1977. Era casado com Adriely Fátima Lourenço de Souza, com quem teve dois filhos:  Leonardo e Nicoli. Cursou o primário no Colégio Nossa Senhora das Graças e o 2º grau no Colégio São Vicente de Paulo. De 1996 a 2000 estudou na UEPG, onde se formou em Direito. Logo após, voltou para Irati e montou um escritório de advocacia na Rua 19 de dezembro e posteriormente montou a empresa Souza & Mattos Advogados Associados junto com seu sócio Ulisses de Mattos, onde trabalhou honestamente e fez sua profissão e conduta, um exemplo a ser seguido, sempre agindo com ética e profissionalismo extremo.

Segundo relatado pela família, Nei contou que Valter pertenceu também ao Rotary Club de Irati e foi Diretor do Clube Atlético União Olímpico 2017/2018, sendo que neste período restaurou as arquibancadas, aumentou os salões de festas e iniciou a construção da secretaria do clube. “Frequentou também a Igreja Presbiteriana de Irati, tendo ajudado a distribuir muitas doações, onde fazia parte do Ministério de Assistência Social, acompanhando várias famílias carentes da comunidade”.

Apaixonado pelo esporte, Nei contou que Valter jogou no Iraty Sport Club, no América, no Olímpico e pelo Colégio Positivo, inclusive no time dos professores, devido a sua qualidade enquanto goleiro. “Jogou diversas vezes pela OAB-PR quando foi bicampeão estadual e eleito melhor goleiro do campeonato. Fez também diversos jogos pelo Alvoradão. Participou de muitas escolinhas de futebol e doava as chuteiras, tênis e demais materiais de jogos aos que não tinham condições de comprar”, elogiou o autor da homenagem.

Os vereadores enalteceram a escolha do vereador Nei para denominar a Rua Projetada “01”, do Loteamento Mondrian. “Uma homenagem mais do que justa à uma pessoa conhecida, querida por todos e que teve uma trajetória bonita e exemplar na nossa cidade”, destacaram os parlamentares. Valter faleceu no dia 5 de junho de 2021, aos 44 anos, em Campo Largo no Hospital do Rocio, vítima da Covid-19. E agora, com a aprovação unanime deste projeto seu nome será eternizado no bairro Jardim Virgínia.