Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / 1ª Votação - Vereadores aprovam projetos de subvenções à Cidade da Criança, Guarda Mirim e Anapci

por RAFAELLA publicado 05/04/2023 11h05, última modificação 05/04/2023 11h05

Os Projetos de Lei foram aprovados por unanimidade de votos

Foi realizada na noite do dia 4 de abril, a 8ª Sessão Ordinária do 1º Período do 3º Ano da 27ª Legislatura. Durante o Expediente, 11 indicações dos vereadores foram apresentadas. A Tribuna Popular foi utilizada pelo Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Leonardo Schenato Barroso, que discorreu sobre a Política Cultural de Irati e pelo Secretário Municipal de Saúde, João Almeida Júnior, que prestou esclarecimentos em relação as filas formadas em todas as unidades de saúde no dia 27 de março.

No Expediente foi lido o Projeto de Resolução do Legislativo nº 001/2023 (Mesa Diretora, que regulamenta a Lei n° 14.133, de 1° de abril de 2021, que dispõe sobre Licitações e Contratos Administrativos, no Âmbito da Câmara Municipal de Irati.

ORDEM DO DIA

Na Ordem do Dia, em segunda votação, foram aprovados os projetos de lei nº 010/2023, que altera artigos da lei nº 2.909/2009. Acresce novas atribuições ao Conselho Municipal de Cultura; nº 011/2023, que cria e regulamenta o Fundo Municipal de Cultura de Irati – Paraná, revoga as Leis nº 3.593/2012 e nº 4.724/2019; nº 012/2023, que dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultura do Município de Irati e 013/2023, que dispõe sobre o Plano Municipal de Cultura o Município de Irati. A Sessão foi acompanhada por representantes da área cultural de Irati, membros do Grupo Folclórico Ucraniano Ivan Kupalo e pela Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Samanta Regina dos Santos Ferreira.

Em primeira votação, foram aprovados os projetos de lei nº 014/2023, que autoriza o Executivo a conceder subvenção à ASI – Associação Santos Inocentes – Cidade da Criança, no valor de até R$ 120.000,00; nº 015/2023, autoriza o Executivo a conceder subvenção à Guarda Mirim de Irati, no valor de até R$ 120.000,00; nº 016/2023, autoriza o Executivo a conceder subvenção à Associação do Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer de Irati – ANAPCI, no valor de até R$ 120.000,00 e o nº 017/2023, que cria o Fundo Municipal de Apoio às Estradas Rurais do Município de Irati (FUNDESTRADAS). Também foi aprovado o Projeto de Lei do Legislativo nº 003/2023 (Teresinha Miranda Veres), que denomina a Rua Projetada “D”, no Bairro Alto da Glória, de Rua Dirceu Ianoski.

PALAVRA-LIVRE

A 2ª Secretária, Vera Maria Gabardo, discorreu sobre a viagem a Brasília. “Na semana passada, a convite do prefeito Jorge e da vice Ieda, participei da 24ª Marcha em Defesa dos Municípios, a Marcha do Povo, a marcha das cidades, as verdadeiras protagonistas da execução das políticas públicas no país. “Foram dias de muitos debates e discussões acerca dos desafios no marco do saneamento, expectativas para o FINDEB 2023 e o reajuste do piso do magistério, a nova reorganização e financiamento do SUS, a regulação do transporte público coletivo, consórcios públicos intermunicipais, gestão ambiental, a nova lei de licitações, operacionalização das obras paradas, previdência, Reforma Tributária, entre outros tantos assuntos importantes. Também acompanhei o evento do Movimento das Mulheres Municipalistas como Procuradora da Mulher de Irati”, contou.

Vera relatou ainda que acompanhou o prefeito e a vice nos gabinetes dos deputados Rodrigo Estacho, que está assumindo no lugar da Leandre Dal Ponte, Beto Richa, Sandro Alex, Aliel Martins, Toninho Wandersheer, e Marco Brasil. “A fala do prefeito foi em prol da BR 153, pedindo encarecidamente, ajuda para que esta via seja municipalizada da entrada da cidade até o bairro Riozinho. Atualmente, a BR vem causando transtornos aos usuários e impedindo alguns avanços como por exemplo, a construção de uma passarela na Vila São João. O grito do Jorge foi em prol da BR 153 e também do Hospital Erasto Gaertner”, afirmou Vera agradecendo ao prefeito e a vice pela oportunidade, “retornei com uma boa bagagem, firme para continuar lutando por melhorias para a nossa gente”.

Acompanhe a Sessão Ordinária na íntegra no ícone “Sessões Gravadas”.