Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / 1ª Votação - Câmara aprova projetos que tratam de créditos para construção do Complexo Cidade do Idoso em Irati

por RAFAELLA publicado 10/06/2021 10h05, última modificação 10/06/2021 10h04

Projeto do Complexo da Cidade do Idoso

Foi realizada no dia 8 de junho, a 17ª Sessão Ordinária do ano. Durante o Expediente foram lidos quatro novos projetos de lei do Executivo, 11 indicações e um requerimento dos vereadores. Na Ordem do Dia, quatro projetos de lei foram aprovados em primeira votação por unanimidade de votos.

Na Ordem do Dia, foram aprovados em primeira votação os projetos de lei do executivo nº 017/2021, que autoriza abertura de crédito adicional especial no orçamento do município de Irati, para o exercício de 2021, no valor de até R$ 5.266.000,00 para utilização no Complexo Cidade do Idoso e no Programa Prato Cheio; nº 018/2021, autoriza a abertura de crédito adicional especial no orçamento do município de Irati, para o exercício de 2021, no valor de até R$ 2.500.000.00 para readequação e construção do Complexo Cidade do Idoso e o nº 019/2021, autoriza o Executivo a contratar Operações de Crédito com a Agência de Fomento do Paraná S.A.

O vereador Nei Cabral afirmou que os projetos nº 017 e 018 foram analisados pelas Comissões da Casa e tiveram pareceres favoráveis. “Sobre o PL 019 estou feliz por estar votando, pois trata de um grande sonho que está se realizando em Irati graças aos recursos do Governo Federal e a contrapartida municipal com o apoio desta Casa de Leis. Muito em breve teremos em Irati o Complexo Cidade do Idoso”, enfatizou. Já o Presidente Helio de Mello salientou que estes projetos já foram votados na Casa. “Na época da votação houve grande articulação da administração municipal, que mesmo em tempos de vacas magras, correu atrás de recursos para acolher com qualidade de vida e respeito os cidadãos da melhor idade com oficinas e atendimento especializado. Agora eles estão sendo votados novamente, devido algumas adequações dos bancos que estão fornecendo o crédito”, justificou.

Também foi aprovado em primeira votação, o Projeto de lei nº 021/2021, que autoriza o Executivo a contratar a concessão de direito real de uso de bem municipal com a entidade Amigos do Kart de Irati e dá outras providências. O Presidente da Comissão de Justiça, Redação e Legalidade, José Renato Kffuri, informou que o projeto 021 será adequado no momento final da redação pela Comissão conforme prevê o Regimento Interno da Casa. “A adequação será realizada no artigo 2º, onde consta o prazo da concessão, que conforme prevê a justificativa, será outorgado pelo prazo de 10 anos”, esclareceu.

PALAVRA-LIVRE

O vereador Nei Cabral discorreu sobre a satisfação de estar novamente na Casa. “Passei por momentos difíceis, mas estou retornando 99% preparado para retomar o trabalho de vereador em prol do nosso povo. Agradeço todas as mensagens de carinho recebidas no período de licença. Já estou na ativa novamente fazendo visitas nos bairros e no interior”, afirmou Cabral agradecendo também ao seu suplente João Henrique, “que fez um ótimo trabalho na Casa”. Sobre o Jardim Aeroporto, Nei contou que ele e a vereadora Vera fazem parte do grupo da Associação de Moradores do bairro, “uma associação muito bem organizada com sede própria, mas que está com algumas dificuldades de energia elétrica. Portanto, estamos fazendo um oficio à Copel, que será encaminhado junto com um abaixo-assinado dos moradores, os quais relatam os prejuízos que estão tendo com interrupções e oscilações de energia”. Em um aparte a vereadora Vera Gabardo afirmou: “O bairro Jardim Aeroporto cresceu, mas a estrutura de energia não acompanhou este crescimento”, lamentou. Nei agradeceu as palavras da vereadora. “Esperamos que com este ofício e abaixo-assinado, a Copel ofereça atenção especial e merecida a este bairro”, concluiu.

Acompanhe a Sessão Ordinária na íntegra através do ícone “Sessões Gravadas”.