Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / 16 anos depois, Irati volta a eleger uma mulher para a Câmara Municipal

16 anos depois, Irati volta a eleger uma mulher para a Câmara Municipal

por RAFAELLA publicado 20/11/2020 13h55, última modificação 20/11/2020 14h01
16 anos depois, Irati volta a eleger uma mulher para a Câmara Municipal

1ª Suplente Silvana Rezepka; Vereadora eleita Teresinha Miranda Veres; Vice-prefeira eleita Ieda Waydzik e 1ª Suplente Vera Gabardo (Foto Rádio Najuá)

A história da representatividade feminina da Câmara não é uma tradição. Até hoje passaram pela Casa apenas oito mulheres. Porém, neste último pleito eleitoral, Irati elegeu Teresinha Miranda Veres (PSC), segunda candidata mais votada do município. Ficaram como primeiras Suplentes também Vera Gabardo (PV) e Professora Silvana Rezepka (MDB). Neste pleito, percebeu-se um aumento significativo da participação feminina aos cargos eletivos. 25 candidatas mulheres ficaram como suplentes.

Passaram pela Casa até hoje: Avany Caggiano Santos (Vereadora 1963 – 1968); Severina Pereira da Silva (Vereadora 1983-1988); Ieda Regina Schimalesky Waydzik (Vereadora 1993-1996); Maria Helena Sekula Smolka (Vereadora 1993-1996); Marcia Podgurski (Vereadora 1997-2000); Maria Zuleika Onesko (Vereadora 2001-2004); Otília Setnarski (Vereadora 2001-2004) e Enfermeira Genilse Holtman que assumiu por um período no ano de 2017.

Para Teresinha, mais conhecida como Tere da Anapci, eleita com 967 votos, segunda candidata mais votada do pleito, será uma honra representar a classe feminina no Legislativo. “Estou muito feliz com o resultado. Ficaria mais feliz ainda se tivéssemos conseguido eleger mais mulheres, mas acredito que estou preparada para muito bem representá-las. Vamos trabalhar juntas proporcionando maior diálogo e um pensar mais abrangente em torno das questões relacionadas as pautas femininas”, destacou a candidata eleita comemorando as conquistas das mulheres em todas as áreas. “Nós fazemos a diferença pelo nosso olhar mais humano e sensibilidade feminina”.

Tere disse ainda que pretende trabalhar junto com a população ouvindo, debatendo e motivando a participação de todos na política. “A ideia é despertar os cidadãos para os diferentes segmentos do poder público e incentivar a participação na elaboração de leis, fiscalizações e avaliações de políticas públicas. Uma democracia forte só acontece quando há grande participação popular”, afirmou.

A próxima Legislatura será composta pelos Vereadores Nei Cabral (PV); Tere da Anapci (PSC); Helio de Mello (PV); Nato Kffuti (PSDB); Nego Jacumasso (PSD); Ailton Laroca (PV); Cezar Batatinha (PSD); Ronaldão do Povo (PSDB); Wilson Karas (PSDB); e Cesão Jacumasso (MDB), os quais deverão prestar compromisso e tomar posse no dia 1º de janeiro de 2021 para a Legislatura 2021-2024.