Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / 114 anos de Irati - Vereadores participam de Ato Cívico em frente a Santa Casa

114 anos de Irati - Vereadores participam de Ato Cívico em frente a Santa Casa

por RAFAELLA publicado 16/07/2021 11h15, última modificação 16/07/2021 11h20
114 anos de Irati - Vereadores participam de Ato Cívico em frente a Santa Casa

Vereadores, prefeito e vice-prefeita

Na manhã do dia 15 de julho, em comemoração aos 114 anos de Irati, os Vereadores participaram do Ato Cívico realizado em frente à Santa Casa, em homenagem aos profissionais de saúde que atuam no combate à pandemia. O prefeito Jorge Derbli decretou luto oficial de três dias pelas 166 vítimas da Covid-19.

O evento contou com entrega de flores para os profissionais do Hospital e da Secretaria Municipal de Saúde, desfile de bandeiras, hinos e bençãos do Padre Nelson Bueno e do Pastor Claudemir Barbosa Loureço. O cantor Gilson Rocha entoou os hinos Nacional e de Irati. Os alunos Pedro Henrique e Evelin, da Escola Municipal Esperança Chuilki, do Guamirim, prestaram homenagem representando a Secretaria Municipal de Educação.

O prefeito Jorge Derbli destacou a importância de homenagear a todos aqueles que contribuíram nesse momento difícil que o município vem passando. “Não estamos em clima de festa, perdemos 166 iratienses. Este é um momento de solidariedade, reconhecimento e gratidão a todos os profissionais de saúde.”. O médico e provedor da Santa Casa, Ladislao Obrzut Neto, agradeceu as homenagens, ressaltando a importância do reconhecimento aos profissionais. “A Santa Casa mostrou que tem competência e qualidade para atender os pacientes. Mas, apesar da queda no número de casos, a pandemia ainda não acabou. Devemos continuar nos cuidando, a nova variante está aí”, alertou o provedor.

O presidente da Câmara, Helio de Mello, fez menção ao vereador Ailton Laroca (in memoriam), que faleceu por complicações da Covid-19 em março deste ano. “Seu Ailton nos deixou, foi levado por esta doença. Porém, o momento de tristeza nos une, porque a força de vontade de vencer e a empatia fazem com que, juntos, possamos cada vez mais estarmos irmanados nesta luta”. O presidente também parabenizou os profissionais de saúde pela dedicação e trabalho e a todos os iratienses pelos 114 anos de história. “Vivemos tempos difíceis, mas são nestes momentos que enxergamos e reconhecemos a força da nossa gente, que com muita fé, união e esperança continuam construindo uma cidade de conquistas e progressos. Tenho orgulho de ser iratiense, de pertencer a esta cidade e de testemunhar o esforço de cada trabalhador, que leva no sangue o amor por esta terra”, enalteceu.

O vereador Leomar Jacumasso que também foi acometido pela Covid-19 e foi internado na Santa Casa de Irati enalteceu o trabalho dos profissionais da saúde e o Ato Cívico realizado em frente ao Hospital. “Só temos a agradecer a estes heróis de branco que cuidam de todos os pacientes com muito carinho e dedicação, salvando vidas”.

No final do evento, balões brancos foram soltos para simbolizar a luta contra a doença. Também foram lembrados os profissionais da saúde que perderam a vida atuando no combate à pandemia: Jairo Rafael Trindade, Adriana Morais Carvalho, Surley Maria Pabis da Luz e Cecília Filla.