Você está aqui: Página Inicial / Sem corrupção / Matérias / Câmara lança Projeto “Irati – A Gente Cresce Sem Corrupção”

Câmara lança Projeto “Irati – A Gente Cresce Sem Corrupção”

por RAFAELLA publicado 25/09/2019 10h16, última modificação 25/09/2019 13h55
“A intenção é promover o combate a corrupção e disseminar uma cultura baseada na dignidade e na honestidade, mostrando que a mudança começa na gente”, destacou o Presidente Nei Cabral

   O Presidente Nei Cabral lançou na noite do dia 24 de setembro, o novo Projeto da Câmara Municipal: “Irati – A Gente Cresce Sem Corrupção”. Uma iniciativa da Mesa Diretora, oportuna para o momento de crise ética que o Brasil vive. A campanha deverá envolver as 29 Escolas da Rede Municipal de Ensino e conta com a parceria e apoio das Secretarias Municipais de Educação e Segurança, do Ministério Público, Observatório Social de Irati, Fórum Eleitoral, Ordem dos Advogados do Brasil – OAB e demais entidades.

   De acordo com o Presidente, a intenção é promover o combate a corrupção e disseminar uma cultura baseada na dignidade, honestidade, em princípios éticos, na participação social e no exercício pleno da cidadania. “Entendemos que é em casa e na escola que se forma o caráter. Precisamos falar mais sobre o assunto e combater a corrupção na família, na escola, nos bairros, na cidade, estado e país”, destacou.

   “Além do aspecto educacional da campanha voltada às crianças e adolescentes, a ideia é estimular o exercício da ética e da cidadania, essencial para que tenhamos um futuro melhor. Precisamos plantar novos frutos. A iniciativa precisa ser abraçada por todos”, afirmou Cabral enfatizando que este projeto é uma semente, que deverá crescer nas escolas, fazendo os jovens refletirem sobre a questão: “Como posso combater a corrupção?”.

   Nei contou que a partir da próxima semana, os Vereadores deverão estar nas escolas disseminando a ideia e distribuindo materiais informativos alertando os jovens sobre a importância da participação de todos nesta luta. No dia 22 de novembro, haverá uma grande mobilização, com o plantio da Semente Contra a Corrupção.

   O Presidente destacou ainda que durante a semana do dia 25 a 29 de novembro, a Câmara estará promovendo para os alunos, um grande evento com palestras referentes aos temas: A Corrupção nos Pequenos Atos; Corrupção na Família e Corrupção no Poder Público e na Sociedade. A Campanha deverá ter seu encerramento no dia 30 de novembro com uma grande caminhada na cidade contra a corrupção!

    “No nosso dia-a-dia e nas nossas relações visualizamos a grande necessidade de um trabalho neste sentido, envolvendo os jovens. Precisamos de ações urgentes que mudem o comportamento das pessoas em relação as práticas corruptas, que na cabeça de muitos só existe no âmbito do poder público. As pessoas não costumam considerar o ato de corrupção de furar fila, cola na escola, não devolver o troco quando o atendente erra, estacionar em vagas reservadas, não devolver um objeto mesmo quando se sabe quem é o dono, entre outros pequenos atos. A mudança começa na gente”, alertou. Nei chamou a atenção da sociedade, orientando que todo cidadão pode participar, incentivando práticas e atitudes positivas, que contribuam para o fortalecimento da honestidade do povo. “No dia-a-dia, na comunidade, na escola, no trabalho, nos mais diferentes lugares é possível dizer não à corrupção, fazendo simplesmente o que é correto e melhor para todos”.

   “Ou permanecemos como estamos ou mudamos a estrutura desde a base. Acreditamos que a família e a escola são capazes de sustentar uma mudança cultural radical no Brasil. Agradecemos todos os parceiros que são importantes para que possamos perpetuar este importante projeto na cidade. Uma grande ação que vai nos ajudar a relembrar a importância de praticarmos atitudes responsáveis no dia-a-dia”, concluiu o Presidente da Câmara.

 (Assessoria Câmara Municipal de Irati)