Vice-presidente da Associação Irati TEAbraça explana sobre a realidade das famílias atípicas e dificuldades enfrentadas
Atendendo um convite do Vereador Alcides Cezar Pinto, a Vice-presidente da Associação Irati TEAbraça, Gilvana Assis, usou a Tribuna Popular da Sessão do dia 1º de abril para discorrer sobre as ações e atividades do grupo, convidando todos para a 3ª Blitz e Caminhada de Conscientização do Autismo que ocorrerá neste sábado (4), a partir das 10 horas com início no Banco Bradesco.
Gilvana iniciou falando que a Associação é uma entidade sem fins lucrativos formada por famílias atípicas, sem vínculo com os poderes públicos ou privados, que tem por objetivo abraçar e acolher a população com Transtorno do Espectro Autista (TEA), realizando ações que promovem a inclusão genuína, potencializando o desenvolvimento de suas habilidades, socialização e qualidade de vida. “O objetivo da Associação é abraçar a população com TEA, promovendo escuta, acolhimento de angústias e demandas; realizar ações que promovem conscientização através de informação; promover cidadania no exercício dos direitos constitucionais e ações com inserção social e cultural”, ressaltou.
A vice-presidente relatou ainda as dificuldades das famílias atípicas e o contexto em que vivem no dia a dia com medos e inseguranças. Segundo ela, uma em cada 36 crianças apresenta o Transtorno do Espectro Autista. “De acordo com a ONU, acredita-se que deve haver mais de 70 milhões de pessoas com autismo no mundo. E, no Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, aproximadamente seis milhões são pessoas com TEA”, citou.
Gilvana desabafou sobre as maiores dificuldades dos pais. “A maioria não possui rede de apoio, precisam aprender sobre o novo mundo, apresentam sobrecarga de trabalho emocional e psicológico, o SUS não disponibiliza tratamento adequado, são inúmeros gastos com medicações, e o tratamento particular apresenta alto custo. Enfrentam problemas de sono e redução da renda familiar, estresse, crises matrimoniais, ansiedade e perda de confiança no futuro, crises financeiras e baixa autoestima”, lamentou.
De acordo com a vice-presidente, a Associação já realizou inúmeros eventos para as famílias atípicas, como a “Tarde Divertida e Roda de Conversa atípica”; “Café das Mães Atípicas”; “Noite dos pais atípicos”; Cine Inclusivo”; “Dias das Crianças Autistas”; “1ª Noite de Massas”; “Dia da Família Atípica”; “2º Encontro de Mães atípicas”, entre outros diversos eventos. “Buscamos sempre realizar parcerias para a realização dos eventos, entendendo, que para além de criar redes de apoio para as famílias, nosso objetivo é incluir cada vez mais a sociedade dentro da realidade das famílias atípicas”, esclareceu.
Concluindo a explanação, Gilvana convidou todos para a 3ª Blitz e Caminhada de Conscientização do Autismo que será realizada neste sábado (05), a partir das 10 horas com saída no Banco Bradesco. “Juntos podemos fazer de Irati uma cidade mais humana, empática e inclusiva”.
Os parlamentares elogiaram a explanação e o trabalho da Associação em prol da causa e das famílias, relatando também situação que vivenciam dentro das próprias residências com parentes autistas, e reafirmaram o apoio incondicional da Casa de Leis à Associação. O Presidente Helio de Mello agradeceu a Gilvana e registrou em nome da Câmara a gratidão e reconhecimento à dedicação e compromisso da Associação Irati TEAbraça. “A atuação da instituição inspira todos nós a seguir trabalhando por políticas públicas mais justas e inclusivas às pessoas com TEA. Contem sempre com nosso apoio e admiração”, concluiu
(Acompanhe a explanação na íntegra por meio do site www.irati.pr.leg.br no ícone Sessões Gravadas)
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)





