Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores solicitam melhorias de vias urbanas e rurais e investimentos em Cultura

por irt — publicado 24/11/2015 13h24, última modificação 05/10/2018 15h45

Assim como ocorre semanalmente, na Sessão Ordinária do dia 16, os Vereadores encaminharam para o Executivo, 19 pedidos em nome da população.

O Vereador Rafael Felipe Lucas realizou nove pedidos, sendo a maioria, voltados para a área de Cultura como, por exemplo, solicitando a criação e organização de uma Escola Municipal de Iniciação Artística em Irati; de um “Espaço Virtual de Cultura” vinculado ao portal da Prefeitura de Irati; de um Fórum Permanente de Cultura; de um Programa Integrado de Contato com a Arte e Cultura nas Escolas Municipais, entre outros importantes pedidos, além de um requerimento solicitando que sejam prestadas informações sobre qual a metodologia, estágio do desenvolvimento e cronograma acerca da confecção do Plano Municipal de Cultura, Sistema Municipal de Financiamento à Cultura e Sistema Municipal de Cultura? Segundo Lucas, a cultura é um instrumento de relações sociais e está presente em todas as ações da sociedade. “Uma gestão de governo que se pretenda progressista, ou transformadora, tem a Cultura como prioridade”.

Valdenei Cabral da Silva realizou dois pedidos, um em nome da comunidade do Taquari, requerendo a limpeza do terreno em que fica localizado o Posto de Saúde da comunidade e outro solicitando que sejam realizadas ações de educação alimentar e nutricional, garantindo alimentação especial às crianças e adolescentes que apresentam doenças com restrição alimentar, como diabetes, hipoglicemia e hipertensão. “Desde 2014 a Lei Federal nº 12.982 garante merenda escolar especial a alunos com restrições alimentares, sendo, dessa forma, obrigatório que as instituições de ensino elaborem cardápio especial com base nas recomendações médicas e nutricionais diferenciadas”, destacou Cabral dizendo que este pedido veio de uma demanda dos pais de alunos portadores de diabetes e outras doenças restritivas.

Antonio Celso de Souza realizou pedidos para realização de serviços de manutenção de ruas, principalmente do bairro Camacuã, amenizando o grave problema de trafegabilidade, e também serviço de tapa-buracos na Rua Padre Pires, na Colina Nossa Senhora das Graças, que está intransitável, comprometendo a chegada de turistas em um dos maiores pontos turísticos da cidade. Souza também requereu melhorias na estrada que liga o município de Irati a comunidade de Pinho de Baixo. “A referida estrada encontra-se com muitas dificuldades de acesso e a falta de manutenção está causando desconforto e prejuízos aos agricultores neste período de safra”, desabafou o vereador.

José Renato Kffuri encaminhou pedidos para manutenção das Ruas Jornalista José da Silva, que encontra-se com um enorme buraco na via e para a Rua Souza Naves, que está bastante esburacada, trazendo prejuízos aos moradores, que já protocolaram pedidos de melhorias inúmeras vezes, porém não foram atendidos. Por fim, o vereador ainda pediu para que o Executivo preste esclarecimentos sobre as ligações de rede de saneamento básico na cidade: “de quem é a responsabilidade da obra e dos enormes buracos que são abertos nas vias públicas? Há muitas reclamações de moradores em diversos bairros da cidade de buracos que foram abertos e até o momento não foram fechados”.

O líder do prefeito, Alceu Hreciuk solicitou a concretização de dois bueiros na estrada principal da comunidade do Pirapó, os quais devido às fortes chuvas acabaram rompendo-se. Já o Presidente da Casa, Vilson Menon, juntamente com o 1º Secretário, Antonio Celso, apresentaram requerimento solicitando que seja enviado ofício convidando o Diretor do Consorcio Intermunicipal de Saúde, Sr. Luiz Fernando Zanon de Almeida, para que o mesmo faça uso da Tribuna Popular, explanando sobre o possível desligamento do Município de Irati do CIS/AMCESPAR.

Em nome dos munícipes, os Vereadores esperam que os pedidos sejam atendidos pelo Executivo o mais breve possível, que têm por obrigação oferecer mais segurança, conforto e qualidade de vida a toda a população.