Vereadores solicitam informações em relação aos projetos de lei encaminhados pelo executivo
Os vereadores Rogério Luís Kuhn, José Bodnar e Roni Surek votaram contra aos projetos de lei nº 102 e 105/2017
Prestigiada pelos prefeitos Edemetrio Benato Júnior de Inácio Martins, Bertoldo Rover de Imbituva e pelo vice-prefeito de Guamiranga, Luis Antonio Panko, a Sessão Ordinária contou com a leitura de seis novos projetos de lei, dois requerimentos e sete indicações do Legislativo no expediente. Na Ordem do Dia, seis projetos foram discutidos e aprovados. Na palavra-livre, os vereadores discorreram sobre diversos assuntos e na Tribuna Popular, o Comandante da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar, Major Joas Marcos Carneiro Lins discorreu sobre a Semana Nacional do Trânsito.
Os vereadores apresentaram indicações para patrolamento e cascalhamento na Linha 5 de Gonçalves Junior; reformas e melhorias nas Unidades Básicas de Saúde localizadas nas comunidades de Monjolo, Cerro da Ponte Alta e Faxinal dos Ferreiras; construção de passeio para pedestres no prolongamento da Avenida Vicente Machado, na altura da extensão do Bairro Marcelo (entre os nos 2485 e 3110); instalação de cobertura no ponto de ônibus localizado na Rua Nossa Senhora de Fátima – sentindo bairro-centro – ao lado da Igreja Adventista; instalação de cobertura no ponto de ônibus localizado na PR 364 (Rodovia que liga Irati a Inácio Martins), no trecho que passa pela comunidade de Rio Corrente e estudos para revestimento do calçamento e construção de dois bueiros na Rua Adari Fernando Vizinoni, no bairro Fósforo.
Também foram apresentados requerimentos solicitando a relação dos cargos comissionados atualmente lotados na Secretaria Municipal de Saúde, com respectivas atribuições e remunerações e referente aos Projetos de Lei nos 116, 117 e 118/2017, solicitou-se o impacto na folha de pagamento do pessoal da prefeitura; o impacto no CAPS Fundo de Previdência da Prefeitura Municipal de Irati; o percentual que será atingido em relação a receita corrente líquida e o limite prudencial e demais informações, que servem para embasar as Comissões de Justiça, Redação e Orçamento.
ORDEM DO DIA
Na Ordem do Dia, em segunda votação foram aprovados por unanimidade de votos os projetos de lei nº 112/2017, que autoriza abertura de crédito adicional especial na importância de até R$ 107.000,00 a fim de dar continuidade a projetos na área da saúde e o nº 027/2017 do vereador Roni Surek, que denomina a Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas, localizada na Vila São João, de UPA Lourival Luiz Fornazari. Os PLs nº 102/2017, que autoriza o Executivo a promover a venda em leilão de veículos e sucatas reputados como de recuperação antieconômica para os cofres públicos e o nº 105/2017, que autoriza o Executivo a abrir crédito adicional especial e suplementar na importância de até R$ 103.000,00 para contratação temporária de profissionais liberais para a Secretaria Municipal de Assistência Social foram aprovados contra três votos dos vereadores José Bodnar, Rogério Luís Kun e Roni Surek.
Em primeira votação foram aprovados por unanimidade de votos os projetos de lei nº 113/2017, que autoriza o Executivo a conceder premiação ao Concurso Fotográfico “Irati em Imagens – V Concurso Fotográfico Pe. Tadeu Dziedzic e IV Concurso de Vídeo João Wasilewski e o nº 114/2017, que autoriza o Executivo a conceder premiação ao “Concurso de Rainha e Princesas da 39ª Festa do Pêssego”.
PALAVRA-LIVRE
Edson Luís Elias destacou a Semana Nacional do Trânsito, agradecendo a todos os envolvidos. Também falou sobre o convite recebido pelo prefeito para assumir a chefia de gabinete. “Conforme a Lei Orgânica existem alguns impedimentos para assumir cargos comissionados, com exceção das secretarias”.
Marcelo Rodrigues mencionou o convite feito ao secretário interino de saúde, Amilton Komnitski para fazer uso da Tribuna. “Esta semana recebemos um ofício de resposta de que o mesmo não virá. Portanto, com base na Lei Orgânica do município, estarei fazendo a convocação através de requerimento”. Marcelo também destacou a luta da Associação Universitária Iratiense, que busca subsídios por parte do poder público para as viagens dos estudantes que se deslocam até outras cidades diariamente em busca de formação educacional, discorrendo sobre a Lei 3.883/2013. “Espero que o prefeito, com o bom senso que tem, se sensibilize e repasse esta importante subvenção à Associação, que conta com centenas de estudantes iratienses”.
Nivaldo Bartoski agradeceu ao prefeito e ao secretário de viação e serviços rurais pelas melhorias realizadas no interior e principalmente na comunidade do Itapará, citando o posto de saúde, que agora dispõe de médico e dentista, as duas salas de aula que estão sendo construídas na escola e o recurso que deverá ser investido na quadra de esportes. “As comunidades estão agradecidas pelos serviços que estão sendo realizados. Estamos visitando os quatro cantos de Irati. Hoje, sou respeitado pelos agricultores. Queremos dar sustentabilidade para o nosso povo com mais saúde, educação e fortalecimento na agricultura”, afirmou.
Roni Surek agradeceu as comissões organizadoras das festas realizadas nas comunidades de Cadeadinho e Gonçalves Júnior e a patronagem dos oito CTGs que conclamaram a gauchada no dia 20 e invadiram o CT para comemorar o Dia do Gaúcho. O vereador citou a visita feita na UPA da Vila São João. “Demos início hoje as visitas e fiscalizações na UPA, onde pudemos analisar junto com o prefeito e a secretária Rozenilda as condições da obra. Na sequência também visitamos o posto de saúde Joaquim Zapellon, o Centro Municipal de Educação Infantil da Vila, que vai atender mais de 100 crianças e a ponte que está sendo construída entre a BR 153 e o bairro Riozinho. Foi uma manhã bastante proveitosa. Vamos dar sequência as visitas com novos agendamentos”, frisou Surek convidando o ex-prefeito Odilon Burgath para fazer uso da Tribuna e esclarecer as indagações dos vereadores.
Por fim, o Presidente Helio de Mello destacou o oficio nº 165 encaminhado pelo executivo, informando sobre o processo licitatório para aquisição das patrolas motoniveladoras, com recursos encaminhados por esta casa de leis, que tem contribuído para o desenvolvimento de Irati. Falou também sobre as reclamações oriundas das escolas. “Estou sendo procurado por diretoras e professoras solicitando melhorias nos espaços físicos das escolas, estamos de mãos atadas, pois muitas das edificações são do Estado. Peço que o prefeito solicite ao governador que repasse as mesmas para o município, que poderá investir e oferecer melhores condições. Estarei enviando ofício ao executivo e ao Núcleo Regional de Educação para que possamos fazer esta articulação”. Sobre o mencionado pelo Nivaldo, Mello disse que entende que esta casa legislativa é muito diferente de uma executiva. “Queria agradecer os serviços em compromisso firmado com o prefeito, em visita 'in loco', todos iniciados, mas nenhum concluído, não posso agradecer enquanto não terminar. Não está mil maravilhas, melhorou, mas ainda tem muito por fazer. Este é um desabafo, gostaria também que esta casa fosse prestigiada em relação aos pedidos feitos em nome da comunidade, para que pelo menos estes, sejam respondidos”, concluiu.
Acompanhe a Sessão Ordinária completa, com os discursos dos parlamentares na íntegra no site www.irati.pr.leg.br através do ícone “Sessões Gravadas”.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)





