Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores solicitam ao Executivo melhorias no trânsito, em vias urbanas e estradas do interior

Vereadores solicitam ao Executivo melhorias no trânsito, em vias urbanas e estradas do interior

por RAFAELLA publicado 17/09/2025 09h51, última modificação 17/09/2025 09h51
Vereadores solicitam ao Executivo melhorias no trânsito, em vias urbanas e estradas do interior

As indicações foram aprovadas por unanimidade de votos

   Durante a 7ª Sessão Ordinária do 2º Período do 1º Ano da 28ª Legislatura realizada no dia 16 de setembro, os vereadores apresentaram 16 indicações e quatro requerimentos ao Executivo. As solicitações feitas em nome da população foram aprovadas por unanimidade de votos.

LEOMAR JACUMASSO

   O vereador Leomar Jacumasso sugeriu a realização de pintura de faixas de sinalização e construção de calçadas na Rua Padre Wenceslau Szuniewicz, Loteamento Vila Verde. Reforça também o pedido de instalação de um ponto de ônibus na via, onde não há nenhuma parada para o transporte público, o que causa transtornos aos moradores e usuários. Também solicitou melhorias, com serviços de cascalhamento e patrolamento, na estrada de Gonçalves Junior à Volta Grande, à Boa Vista do Pirapó e ao Rio Preto, oferecendo melhores condições de tráfego nas referidas vias rurais.

MARCELO DUDA

   Marcelo Duda sugeriu serviços para melhorias, manutenção e alargamento nas ruas São Tomé e São Judas Tadeu, bairro Vila São João, as quais apresentam dificuldades de tráfego, devido à largura reduzida da pista, especialmente quando é necessária a passagem de dois veículos em mãos opostas. “Além disso, moradores relatam que, em períodos de chuvas, a água invade algumas residências em razão do desnível existente, causando transtornos e prejuízos”, alertou. Também solicitou a realização de alargamento da Rua Nicanor de Vasconcelos e Souza, bairro Choma, tendo em vista que a via apresenta largura insuficiente, ocasionando dificuldade para a passagem de veículos e pedestres, gerando riscos e transtornos aos moradores e usuários.

   O Vereador também apresentou requerimento solicitando informações que devem ser encaminhadas a esta Casa de Leis no prazo legal disposto na Lei Orgânica: “Qual a previsão para realização de manutenção na Rua dos Cedros, Bairro Santo Antônio? Existe programação para a colocação de cascalho na via, considerando as dificuldades enfrentadas pelos moradores em períodos de chuva, devido ao excesso de barro?”, indagou. Também requereu informações acerca da previsão da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos para a realização de manutenção na Rua Ladislau Fillus, nas proximidades do nº 935, no bairro Colina Nossa Senhora das Graças.

SYBIL DIETRICH

   A 1ª Secretária Sybil Dietrich Indicação nº 545/2025 sugeriu a alteração do horário de funcionamento de Cemitério Municipal, ampliando/adequando o período de visitação, em conformidade com a demanda da comunidade, bem como a instalação de um sinal sonoro (alarme, sirene ou campainha) que seja acionado alguns minutos antes do horário de fechamento, alertando os visitantes sobre o encerramento das atividades e evitando que pessoas fiquem trancadas no interior do local. Também recomendou que seja disponibilizada uma sede própria e exclusiva para funcionamento da Casa dos Conselhos Municipais, como também um secretário executivo e uma equipe técnica para apoio aos diversos conselhos em atividade, fortalecendo o controle social, mecanismo importantíssimo na construção de políticas públicas e no fortalecimento da democracia.

SYBIL E MARCELO

   Os vereadores Sybil Dietrich e Marcelo Duda requerem informações, as quais devem ser encaminhadas a esta Casa de Leis no prazo legal disposto na Lei Orgânica: “Houve utilização de maquinário público em obra particular realizada na Rua Dona Uca, esquina com Rua Elias Van Der Neut, Loteamento Lago Real? Em benefício de quem o serviço foi realizado? Houve autorização formal para a execução dos serviços no referido local? Quais os critérios adotados pelo Município para utilização do maquinário público em locais particulares?”, questionaram.

SILVANA RZEPKA

   A Líder do prefeito, Silvana Teresinha Rzepka, sugeriu, a pedido dos funcionários da empresa Iraplast, a realização de pintura da sinalização viária da Rua 19 de Dezembro, inclusive das faixas de pedestres, que se encontram apagadas. “A referida via, possui intenso fluxo de veículos e pedestres, tornando-se necessária a revitalização da sinalização para maior segurança de todos”, justificou. Também solicitou a realização de pintura e revitalização da sinalização viária da Rua João Stoklos, especialmente nas proximidades da empresa Fobras, visando melhorar a segurança e a orientação do tráfego de veículos e pedestres na região.

TERESINHA MIRANDA VERES

   Teresinha Miranda Veres sugeriu estudos para melhorias na segurança do embarque e desembarque dos alunos da Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo, localizada na Rua Amazonas, bairro Vila São João, promovendo um ambiente escolar mais seguro para todos que frequentam a mencionada instituição de ensino.

DR. JOÃO HENRIQUE E ALCIDES

   Os vereadores Dr. João Henrique Sabag Duarte e Alcides Cezar Pinto apresentaram Indicação sugerindo a regulamentação, mediante Projeto de Lei, de um programa de distribuição gratuita do Libre Sensor – dispositivo inovador que monitora a glicose de forma indolor e sem furos – para crianças e jovens com Diabetes Mellitus tipo 1. “O uso do aparelho garante mais conforto, segurança e qualidade de vida no controle da diabetes e representa um grande avanço para a saúde das famílias iratienses”, justificaram. Também recomendaram a substituição das lâmpadas queimadas da Rua Benedito de Morais, localizada na região central e também das Ruas Agostinho Túlio e Emília Bressan Zarpellon, ambas no bairro Lagoa. “Sugere-se, ainda, a realização de uma revisão completa na iluminação pública de toda a cidade, com o objetivo de identificar pontos com lâmpadas danificadas, queimadas ou ineficientes, bem como promover melhorias e adequações que garantam maior segurança, visibilidade e conforto à população”, alertaram. Ainda solicitaram o envio de um convite à médica Dra. Cristina Borazzo, a fim de que a mesma compareça a esta Casa de Leis para fazer uso da Tribuna Popular, com o intuito de discorrer sobre a doença diabetes tipo 1 e 2 e suas formas de tratamento.

   Por fim, os vereadores apresentaram um requerimento solicitando informações, as quais devem ser encaminhadas a esta Casa de Leis no prazo legal disposto na Lei Orgânica: Já houve liberação do recurso de R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais), anunciado no mês de julho de 2025, destinado para zerar as filas de exames, consultas e cirurgias da Casa Verde? Em caso afirmativo, informar a data da liberação e o valor efetivamente liberado até o momento. Em caso negativo, por qual o motivo o valor ainda não foi disponibilizado? Existe um cronograma para utilização do valor e execução das ações?”, questionaram.

ALCIDES CEZAR PINTO

   Alcides Cezar Pinto sugeriu a realização de melhorias no sistema de coleta de lixo reciclável e de resíduos especiais, como fraldas descartáveis, tornando nosso Município mais limpo, organizado e sustentável, e, beneficiando diretamente a saúde pública e a qualidade de vida da população.

JOÃO LEUCH

   João Leuch sugeriu, a pedido do Sr. José, a implantação de um redutor de velocidade na Rua Polônia, bairro Ouro Verde, entre os números nº 200 e 300, tendo em vista que esta via possui um grande fluxo de veículos, e, embora, seja bem sinalizada, com placas de 40km/h, muitos veículos transitam em alta velocidade, tornando o referido trecho bastante perigoso para os moradores. Também solicitou estudos para implantação de um sistema de abastecimento de água nas localidades de Cadeado Santana e Pinhal Preto. “O referido sistema atenderá aproximadamente 50 famílias, contribuindo, desta forma, na melhoria da qualidade de vida dos moradores da região”, justificou. Por fim, sugeriu serviços de aterramento em dois trechos da estrada principal de Cadeadinho, nas proximidades das residências das famílias Hlatik, Leuch e Loboda. “Trata-se de um importante serviço de prevenção, visando evitar a ocorrência de alagamentos, que normalmente, nos dias de chuvas mais volumosas, impedem o trânsito de veículos. Cabe destacar que, além de ser a estrada principal da localidade, se trata também da linha de transporte escolar e que, no local, já foram registrados três casos de veículos submersos”, alertou.

   As indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade de votos e encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)