Câmara reforça demandas da comunidade encaminhando 15 indicações e três requerimentos ao Executivo
Durante a 1ª Sessão Ordinária do 1º Período do 2º Ano da 28ª Legislatura realizada no dia 3 de fevereiro, os vereadores apresentaram 15 indicações e três requerimentos ao Executivo, reforçando o compromisso da Casa com as demandas da comunidade. As indicações contemplam solicitações de melhorias em áreas como infraestrutura urbana e rural, serviços públicos e atendimento a necessidades de diferentes bairros e comunidades do interior. No ano de 2025, os parlamentares apresentaram 719 indicações e 100 requerimentos ao Executivo.
SILVANA TERESINHA RZEPKA
A líder do prefeito, Silvana Teresinha Rzepka, sugeriu a elaboração e distribuição de uma cartilha informativa destinada às gestantes, contendo, de forma clara e acessível, os direitos e benefícios garantidos por lei durante a gestação, parto e pós-parto, contribuindo para a ampliação do acesso à informação, fortalecimento da cidadania e melhoria do cuidado integral à gestante, sendo uma ação de baixo custo e relevante impacto social.
ALCIDES CEZAR PINTO
O vereador Alcides Cezar Pinto Indicação sugeriu estudos para realização de um evento de Pesca Esportiva no Parque Aquático de Irati, como forma de incentivo ao lazer, ao esporte e ao turismo local. A iniciativa, segundo ele, visa proporcionar à população uma atividade recreativa organizada, voltada à pesca esportiva, promovendo a conscientização ambiental, o uso responsável dos recursos naturais e a convivência familiar e comunitária. Também indicou melhorias na estrada sentido a localidade de Assungui, prolongamento da Avenida Paraná. “A presente solicitação justifica se em razão das más condições de trafegabilidade da via, que apresenta trechos com buracos e irregularidades, dificultando o deslocamento de moradores, produtores rurais e demais usuários, além de representar riscos à segurança”, alertou. Recomendou ainda a realização, com a máxima brevidade, de manutenções nas estradas rurais sentido ao Distrito de Itapará, tendo em vista que no dia 22 de março acontecerá na comunidade a 28ª Romaria Penitencial – Via Sacra na Igreja Assunção de Nossa Senhora. Por fim, Alcides apresentou requerimento solicitando informações, as quais devem ser encaminhadas a esta Casa de Leis no prazo legal disposto na Lei Orgânica: “Por que a obra do canal hídrico, próximo à empresa Moageira, encontra-se paralisada?”, indagou.
DR. JOÃO HENRIQUE, SELMO, ALCIDES, LEOMAR E NATO
Os vereadores Dr. João Henrique Sabag Duarte, Selmo de Lima Vieira, Alcides Cezar Pinto, Leomar Jacumasso e José Renato Kffuri apresentaram indicação solicitando o envio de um convite à Sra. Secretária Municipal de Saúde, a fim de que compareça a esta Casa de Leis para fazer uso da Tribuna Popular, com o intuito de discorrer sobre as ações da pasta sob sua responsabilidade.
DR. JOÃO HENRIQUE, LEOMAR E MARCELO
Dr. João Henrique Sabag Duarte, Leomar Jacumasso e Marcelo Duda sugerem a realização de serviços emergenciais de tapa-buracos na estrada de Gonçalves Júnior, bem como a execução de roçada nas margens da via, tendo em vista as más condições do asfalto e a vegetação alta, que comprometem a segurança e a visibilidade dos usuários.
SYBIL DIETRICH
A 1ª Secretária Sybil Dietrich recomenda que seja efetivamente instituído e executado o Censo Populacional de Cães e Gatos no Município de Irati, nos termos da Lei Municipal nº 5.282, medida necessária, urgente e de relevante interesse público. Também apresentou requerimento solicitando informações, as quais devem ser encaminhadas a esta Casa de Leis no prazo legal disposto na Lei Orgânica: “Foram realizadas notificações à empresa terceirizada encarregada pela coleta de lixo orgânico no Município, após inúmeras reclamações dos munícipes e pedidos de providências dos Vereadores a partir do serviço ineficiente que foi prestado ao longo de 2025? Houve aplicação de multa para a empresa, visto a reincidência nas reclamações da população e com base na informação verbal do Executivo que foram feitas notificações referentes às reclamações? Solicita-se o encaminhamento das cópias das multas e notificações. Qual o monitoramento feito pela Prefeitura, uma vez que é fiscal do contrato com a empresa, em relação ao serviço prestado e as condições de trabalho dos coletores, como EPIs, cargas horárias, número suficiente de trabalhadores?”. Apresentou requerimento solicitando informações também sobre: “Qual o plano de ação da Secretaria de Defesa Animal para as castrações de cães e gatos, adoções responsáveis e microchipagem, vacinação, bem como campanhas de conscientização para o monitoramento, controle populacional, prevenção de problemas ambientais e de saúde, relacionados aos animais?”, questionou.
MARCELO DUDA
Marcelo Duda sugeriu a realização, com urgência, de manutenção da estrada rural que atende as comunidades de Rio Preto, Mato Queimado e Volta Grande, no trecho que liga à Campina de Gonçalves Júnior, tendo em vista que a via se encontra em péssimas condições de trafegabilidade, causando dificuldades à circulação. Também solicitou manutenção nas estradas rurais da região do Lageadinho, tendo em vista os diversos pedidos apresentados pelos agricultores locais, que relatam dificuldades de tráfego em razão das más condições das vias. Recomendou ainda a conclusão da pavimentação da comunidade do Pirapó, tendo em vista a relevância econômica da localidade que possui expressiva produção agrícola e contribui de forma significativa para a arrecadação de impostos no Município. Por fim, indicou a instalação de iluminação na área dos fundos do Parque da Vila, tendo em vista a necessidade de maior segurança, melhor visibilidade e incentivo à utilização adequada do espaço no período noturno.
SELMO DE LIMA VIEIRA
O Presidente Selmo de Lima Vieira sugeriu a realização de manilhamento da valeta a céu aberto que se formou entre as Ruas Rio Amazonas e Elias Onesko, no bairro Lagoa, com o objetivo de melhorar as condições do local, garantindo mais segurança, higiene e qualidade de vida aos moradores. Também solicitou serviços de manutenção, melhorias e revitalização nas praças públicas do município, considerando que esses espaços são fundamentais para o lazer, a convivência social, a prática de atividades físicas e o bem-estar da população. Sugerindo que, dentro das possibilidades orçamentárias e administrativas, sejam instalados uma academia ao ar livre e um parquinho infantil na localidade da Vila Rural, atendendo um pedido da comunidade local. Por fim, recomendou que sejam intensificadas as fiscalizações e aplicações da legislação municipal vigente que proíbe o descarte irregular de lixo em logradouros públicos e em terrenos baldios, promovendo ações contínuas de orientação, monitoramento e autuação quando necessário, com o objetivo de preservar a limpeza urbana, a saúde pública, o meio ambiente e o bem-estar da população.
As indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade de votos e encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)





