Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores participam de solenidade alusiva ao Dia do Patrono da Polícia Miliar do Paraná

Vereadores participam de solenidade alusiva ao Dia do Patrono da Polícia Miliar do Paraná

por rafamaier — publicado 17/05/2017 14h08, última modificação 05/10/2018 15h48
Vereadores participam de solenidade alusiva ao Dia do Patrono da Polícia Miliar do Paraná

Autoridades presentes durante a solenidade de homenagem

    A 8ª Cia Independente de Polícia Militar realizou na manhã desta quarta-feira (17), no plenário da Câmara, uma solenidade alusiva ao Dia do Patrono da Polícia Militar do Paraná, Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento. Participaram da homenagem os vereadores Roni Surek, Edson Luís Elias, José Bodnar e Marcelo Rodrigues.

     O Dia do Patrono da PMPR, comemorado no dia 17 de maio, é uma data em que se enaltecem os feitos históricos do Coronel Sarmento, seu espírito de patriotismo e civismo, adjetivos que o fizeram Patrono da PM no Estado. No decorrer da sua brilhante carreira, cumpriu as mais importantes missões dignificando seu nome e o da corporação.

    Durante o evento, o Comandante da 8ª Cia Independente, Major Joas Marcos Carneiro Lins depositou uma coroa de flores junto a Herma do Coronel Sarmento.  Também houve homenagem ao policial destaque do mês de abril Anilson Adalton Elias pelos relevantes serviços prestados a sociedade e homenagem aos policiais militares aposentados recentemente, Dorval Aparecido dos Santos, Adenilson Cesar Elias e Antonio Marochi Filho, os quais receberam muitos elogios.   

   O vice-presidente da Casa, Roni Surek parabenizou a corporação pelo trabalho e por estarem sempre zelando pela segurança dos munícipes. Já o vereador Edson Luís Elias, bastante emocionado, relembrou o tempo em que atuava como policial militar como “Soldado Elias”. “Verdadeiros heróis, faça chuva ou faça sol, domingo ou feriado, lá estão eles atuando em prol da Segurança Pública, defendendo a sociedade e fazendo cumprir a lei”, destacou Elias afirmando: “Sinto-me honrado por estar acompanhando esta solenidade, em que um sobrinho meu também está sendo homenageado”. Edson também citou o posicionamento do Secretário de Estado da Segurança Pública, Wagner Mesquita de Oliveira, que recentemente em um evento elogiou os trabalhos da 8º Cia Independente, que vem apresentando resultados positivos. “Parabéns ao Comandante e a toda equipe pelo trabalho”.

    O Comandante do Corpo de Bombeiros de Irati, Capitão Jorge Augusto Ramos agradeceu a parceria do executivo, legislativo e demais entidades nos trabalhos, destacando também os grandes feitos do Coronel Sarmento que devem, segundo ele, servir de exemplo a todos.

    O Comandante da 8º Cia Independente, Major Joas destacou os homenageados do Dia e seus relevantes serviços prestados, enfatizando também o verdadeiro reconhecimento ao herói que com seu amor ao próximo, à corporação, ao Estado e a pátria, engrandeceu a polícia militar do Paraná ao longo da história. Joas agradeceu também a sua equipe. “Minha posição hoje como Comandante é de agradecimento e respeito aos meus colegas de trabalho”.     

CORONEL SARMENTO – BREVE HISTÓRICO

     O Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento foi reconhecido patrono da Polícia Militar do Paraná por ter dedicado sua vida à corporação e pela luta na “Campanha do Contestado”, em 1912, na qual teve o olho ferido.

    Nasceu no dia 17 de maio de 1882 e ingressou na Polícia Militar em 1907. Participou de todas as operações revolucionárias travadas pela corporação entre 1912 e 1926, comandando a tropa paranaense na “Revolução de 1924”. 

     Sarmento foi para a reserva em 1926, sendo chamado à ativa em 1929 pelo período de um ano, sendo definitivamente reformado em 1930. O coronel faleceu no dia 21 de abril de 1934, dia de Tiradentes, patrono das polícias do Brasil.

 

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

MatGori
MatGori disse:
03/02/2020 04h42
Amoxicillin Rash Ebv [url=http://cialisir.com]Cialis[/url] Vendita Cialis Originale On Line <a href=http://cialisir.com>Cialis</a> Propecia Coupon Form
Comentários foram desativados.
NAVEGUE AQUI

     HOLERITE ELETRÔNICO