Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores Mirins solicitam ao Executivo melhorias nas Escolas

Vereadores Mirins solicitam ao Executivo melhorias nas Escolas

por irt — publicado 18/08/2016 10h36, última modificação 05/10/2018 15h46
Vereadores Mirins solicitam ao Executivo melhorias nas Escolas

Vereadores Mirins e Suplentes - Legislatura 2016

Aconteceu no dia 17 de agosto, a 1ª Sessão Ordinária da Câmara Mirim de Irati – Legislatura 2016. Alunos, pais, professores e diretores acompanharam os trabalhos dos Mirins, que apresentaram seis requerimentos ao Executivo.

Na Ordem do Dia, os Mirins apresentaram importantes solicitações. Bruno Gabriel Wagner e sua suplente Maria Gabriela Ferreira solicitaram melhorias na estrutura física da Escola Municipal Plínio Anciutti Pessoa, sendo urgente a implantação de um parquinho para atividades de lazer; conserto do telhado e da iluminação da quadra de esportes, além da pintura da área externa e interna da Escola.

Emanuelle Magalhães Vicente e seu suplente Jhon da Costa solicitaram a realização de campanha de conscientização e prevenção de queimadas urbanas e florestais, que deverá contar com a parceria e o apoio do Corpo de Bombeiros. De acordo com os Mirins, a conscientização e a participação da população para evitar o uso do fogo para queima de lixo ou limpeza de área de terrenos é muito importante, sendo necessária a contribuição de cada cidadão para combater os incêndios.

O Vereador João Vitor dos Santos e sua suplente Ketlin Andressa Geniplo Batista requereram a realização de reformas e melhorias na Escola Municipal Olaria Filipaki, com manutenção do telhado, pintura e reparos no piso. Jonathan Floriano Jankowski e sua suplente Gabriella Porochniak dos Santos solicitaram a construção de uma travessia elevada em frente à Escola Municipal José Siqueira Rosas. De acordo com os Mirins, a implantação de redutores de velocidade na área escolar é uma medida simples e de baixo custo, mas extremamente importante, pois além de prevenir acidentes, também otimiza o fluxo de veículos próximo à escola.

Kassandra Solarski Machado e sua suplente Júlia Batista da Luz, requereram o fechamento das laterais da quadra de esportes da Escola Municipal Padre Wenceslau, no bairro Rio Bonito, visto que a quadra já possui estrutura para tal benfeitoria, porém o espaço aberto é muito alto, não oferecendo ambiente adequado para os alunos, prejudicando o desenvolvimento das atividades.

Kauã Eduardo Silva e seu suplente Lucas Emanuel Valginhak de Paula pediram a construção de uma quadra de esportes coberta na Escola Municipal Matilde Araújo do Nascimento. A referida obra atenderá os preceitos da Lei de Diretrizes Básicas da Educação e irá beneficiar toda a comunidade escolar, possibilitando a realização das atividades da disciplina de Educação Física com mais segurança e conforto, além de outras de recreações e eventos.

Durante a discussão, os Mirins comentaram as suas reivindicações, expondo as dificuldades das escolas e as necessidades de melhorias urgentes.  Todas as solicitações foram aprovadas por unanimidade de votos, as quais foram encaminhadas ao executivo, que deverá analisar as propostas.

PALAVRA-LIVRE

A suplente Ketlin Andressa Geniplo Batista da Escola Olaria Filipaki convidou a todos para participar da Festa da Primavera, que acontecerá na Escola no dia 4 de setembro às 14 horas. A Suplente da Escola Municipal Padrel Wenceslau, Júlia Batista da Luz, discorreu sobre a Semana  da Família, que está sendo comemorada na Paróquia Perpétuo Socorro, convidando a todos para o encerramento a ser realizado  no dia 20 de agosto, com a Feita Catequética, a partir das 13h30. No domingo (21), às 15 horas acontecerá também a Ordenação do Diácono Cristiano Marcos Rodrigues. “Estão todos convidados”.

O Suplente da Escola Municipal Francisco Stroparo, Leonardo Rafael Lopes Bonatto agradeceu aos colegas, que com votação interna, manifestaram sua vontade para que representássemos não somente a turma, mas principalmente a escola. “Farei jus aos votos, e muito bem representarei a escola, visando um futuro com políticos sérios e comprometidos com os interesses da coletividade”.

A Presidente e Vereadora da Escola Municipal do Cerro da Ponte Alta, Maria Eduarda dos Santos Czekalski discorreu sobre o evento promovido pela Escola no dia 11 de agosto sobre a Semana da Família, o qual reuniu familiares e membros da comunidade. “Foi um momento marcante para toda a comunidade escolar, os alunos junto com as professoras prestaram lindas homenagens em comemoração ao Dia dos Pais”, agradeceu Maria Eduarda reafirmando a importância da união entre a escola e as famílias, que devem caminhar juntas, em prol de uma educação de qualidade. O Suplente da Maria Eduarda, Gilherme Daneliw, também agradeceu a participação no projeto Câmara Mirim 2016. “Agradeço à esta Casa de Lei e Secretaria de Educação pela grande oportunidade”.

A 2ª Sessão Ordinária da Câmara Mirim deverá ser realizada no mês de outubro.