Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores discorrem sobre a importância do voto consciente

Vereadores discorrem sobre a importância do voto consciente

por rafamaier — publicado 04/10/2018 13h15, última modificação 05/10/2018 15h55
Vereadores discorrem sobre a importância do voto consciente

oito projetos foram apreciados e aprovados na Ordem do Dia

Na Sessão Ordinária do dia 02 de outubro, foi lido no Expediente um novo projeto de lei do Executivo, um pedido de licença do prefeito Jorge Derbli para tratar de interesses particulares e um Projeto de Decreto de Legislativo que autoriza tal pedido. Na Ordem do Dia, foram apreciados e aprovados oito projetos.

Os vereadores aprovaram em segunda votação por unanimidade de votos os projetos de lei nº 103/2018, que autoriza o Executivo a abrir crédito adicional especial na importância de até R$ 305.000,00 destinado para projetos/ atividades da Secretaria Municipal de Assistência Social e o nº 104/2018, que autoriza o Executivo a proceder a colheita de árvores exóticas localizada no terreno de propriedade do Município de Irati, na localidade denominada AGROVILA.

Em primeira votação foram aprovados os projetos nº 105/2018, que autoriza o Executivo a aumentar a subvenção à Guarda Mirim de Irati e abrir crédito adicional suplementar na importância de até R$ 40.000,00; nº 106/2018, autoriza o Executivo a aumentar a subvenção à ASI – Associação Santos Inocentes (Cidade da Criança) e abrir crédito adicional especial e suplementar na importância de até R$ 88.000,00; nº 107/2018, autoriza o Executivo reparar os danos materiais causados ao imóvel de propriedade do senhor Aldemir Sobanski; nº 108/2018, autoriza o Executivo a receber em doação 297,04 toneladas de CBUQ da Empresa Acome do Brasil Ltda para pavimentação asfáltica da Rua Antônio dos Santos e parte da Rua Vereador François Abib; nº 109/2018, autoriza o Executivo a abrir crédito adicional especial na importância de até R$ 15.000,00 e o nº 110/2018, que autoriza o Executivo a abrir crédito adicional especial e suplementar na importância de até R$ 2.400.000,00 como projeção de gastos até o final de mês de dezembro de 2018.

PALAVRA-LIVRE

Rogério Luís Kuhn comentou sobre a eleição do dia 7 de outubro. “Iremos exercer o nosso maior direito e demonstração de cidadania e democracia que um país soberano pode ter. Peço a todos que analisem criteriosamente os votos, não é um time de futebol, onde torcemos apaixonadamente, torcemos, mas com lucidez. A paixão não cabe na democracia. A sobriedade é que deve sobressair. Que Deus ilumine a cabeça dos cidadãos e dos eleitos”.

O vice-presidente Roni Surek destacou a campanha “Outubro Rosa”, enaltecendo o trabalho voluntário da Anapci. Sobre o pronunciamento do Vereador Rogério, Surek contou que leu e releu por várias vezes a cartilha da CNBB, “um maravilhoso manual, que deveria ser seguido por cidadãos e políticos”. O vereador disse que fala-se muito em renovação e transformação do país, mas afirmou que pelo que tem acompanhado, pouco mudará. “A estimativa é que deveremos ter a volta de 80% dos deputados estaduais na ALEP e 90% dos deputados federais. Somos sabedores que o presidente não governará bem esta nação sem a maioria do Congresso Nacional. E o mesmo acontece no governo do estado”, lamentou Roni dizendo que “há necessidade de dirigentes políticos que vivam com paixão o seu serviço aos povos, solidários com os seus sofrimentos e esperanças; políticos que anteponham o bem comum aos seus interesses privados, que sejam abertos a ouvir e a aprender no diálogo democrático, que conjuguem a busca da justiça com a misericórdia e a reconciliação”. O vice-presidente desabafou: “Como é difícil ser candidato, sofri isso na pele, três vezes tirando leite de pedra, conquistando voto na sola da bota. Quão injusta, desleal e desigual é uma campanha para deputado. Mas se vocês quiserem saber o índice desemprego em Irati saiam candidatos”, ressaltou Surek pedindo que o patrão celestial abençoe o coração de todos, principalmente a mente dos eleitores.