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Vereadores debatem sobre a municipalização do trecho da BR 153 que passa por Irati

por RAFAELLA publicado 13/05/2020 13h55, última modificação 13/05/2020 13h56
A Câmara encaminhará ofícios à Assembleia Legislativa do Paraná e à Câmara Federal solicitando ajuda para melhorias neste trecho, visando a segurança dos usuários
Vereadores debatem sobre a municipalização do trecho da BR 153 que passa por Irati

Vários apontamentos e sugestões foram elencadas pelos parlamentares

   Durante a Sessão Ordinária do dia 12 de maio, baseados na resposta encaminhada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, os vereadores debateram sobre limpeza e a municipalização do trecho da BR 153, que passa por dentro da cidade.

    O ofício de reposta do DNIT foi encaminhado à indicação nº 006/2020 do vereador Roni Surek, que no dia 11 de fevereiro deste ano requereu informações sobre as péssimas condições de conservação da Alameda Virgílio Moreira e da BR 153, vias que estão tomadas pelo mato, com valetas, bueiros entupidos, ausência de acostamento e calçadas. No mesmo documento, Surek questionou ainda sobre o tão aguardado processo de municipalização deste trecho. 

    Conforme o ofício do Departamento a conservação do referido do trecho é realizada pela empresa Engepav Engenharia e Pavimentação Ltda, em contrato de manutenção que abrange todo o subtrecho da BR-153 entre o entroncamento com a BR-373 e o entroncamento com a BR-476, em uma extensão contratual de 119,5 km de rodovia. Ainda, de acordo com a resposta, os problemas de drenagem nesse segmento não são causados por fatores inerentes à própria rodovia, mas sim à urbanização lindeira. O DNIT segue mantendo as condições de trafegabilidade do segmento e, na medida do que permitem as restrições orçamentárias nacionais, buscando melhorias. Citou também a recente instalação de dois novos controladores eletrônicos de velocidade no perímetro urbano de Irati, no trevo do loteamento Village Solaris e antes da curva que antecede o trevo da Unicentro. E no que tange a municipalização, o Departamento informou que o processo administrativo aberto em 2017, por solicitação da Prefeitura Municipal, aguarda o envio de toda a documentação solicitada no Ofício 45602 (3291283) com data de 29 de maio de 2019 e reiterado no Ofício 97510 (4184736) de 04 de outubro de 2019. Desta forma, o Departamento está aguardando o envio da documentação por parte da Prefeitura para prosseguimento.

    O vereador Roni Surek agradeceu a direção do DNIT pela resposta e contou que neste dia 12 esteve no bairro Alto da Glória atendendo um pedido do Presidente da Associação de Moradores do bairro Choma. “Neste trecho da BR, que divide os dois bairros, pude constatar ‘in loco’ o perigo que é para pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. Sugiro que levantemos uma campanha e que seja encaminhado por esta casa ofícios à Assembleia Legislativa do Paraná e à Câmara Federal solicitando providências urgentes, porquê do jeito que está este trecho vai morrer gente”, alertou. Surek também comentou que coincidência ou não, “hoje no bairro Nhapindazal tinha 10 funcionários de uma empresa contratada fazendo a limpeza que havia solicitado”. Por fim, o parlamentar lamentou que fez o percurso da BR até o Riozinho, constatando que existem muitas valetas a céu aberto e calçadas a serem feiras.

     José Bodnar também agradeceu a resposta, mas contestou afirmando que até o ano de 2010, este trecho da BR era mantido pelo DER, “e sempre que pedíamos melhorias nos acostamentos, elas eram feitas. Neste trecho do Alto da Glória, a rua foi aberta pelo engenheiro civil Sergio Malucelli na década de 60, o nome era Rua Municipal. Por isso contesto que seja federalizada, inclusive passei essa contestação para o jurídico da Prefeitura. Sobre os ofícios pedindo a documentação, o prefeito fez o pedido para municipalização, porém, neste período já existia um recurso de mais de R$ 3 milhões colocado por um deputado para que fosse feito um trabalho de melhoria nos acostamentos, mas o recurso foi remanejado para outro local pelo próprio DNIT”, afirmou Bodnar reafirmando a importância das contestações e agradecendo ao Departamento pelas melhorias de sinalização realizados no trecho que passa por Irati.

    Marcelo Rodrigues ressaltou que estiveram junto com o prefeito Jorge no DNIT em Brasília no ano de 2018, cumprindo uma agenda feita pelo deputado federal Sandro Alex. “Existia o compromisso de antes de municipalizar o trecho, serem feitas diversas melhorias na via, como por exemplo, a construção de uma passarela na Vila São João, mas infelizmente não foi concluído todo o projeto. Já existem radares que estão amenizando a questão da velocidade, os acidentes diminuíram bastante. Mas, concordo com o Roni, precisamos reforçar os pedidos para trazer ainda mais segurança para os usuários. É uma rodovia com alto fluxo de veículos e que merece atenção especial por parte do DNIT, para então passar esse presente de grego para o município, pois na minha opinião, será um pepino para a prefeitura assumir este trecho”.

    Rogério Luís Kuhn comentou que o DNIT faz a limpeza dos rejeitos sólidos, do cascalho e da terra na via pelo menos cinco ou seis vezes no ano. “Acredito que o DNIT não irá investir na referida rodovia até porque com a intenção da deputada Leandre Dal Ponte de fazer outra rodovia, para desviar o movimento, este perigo que existe vai se afastar. O Departamento deverá aguardar até 2022 a liberação do Contorno Sul, que vai desafogar e municipalizar. Antes disso, dificilmente irá investir pesado neste trecho, até porque existem brigas judiciais. O TRF4, de Porto Alegre, mandou um julgamento pedindo a destruição do barracão da Deragro, porque estava invadindo a suposta medida da federalização”, relatou Kuhn pedindo que aguardemos até 2022 o Contorno e não aceitemos antes essa municipalização, porque isso seria um pepino e oneraria o erário municipal.  

   Helio de Mello ressaltou a importância do assunto. “Um trecho perigoso com grande falta de segurança. Uma estrada que corta o Brasil, a Transbrasiliana. No tempo do Sergio Stoklos já havia o interesse do desvio. Sempre houve interesse dos gestores em prol da manutenção deste espaço para realização de melhorias que tragam segurança. Quem sofre com os problemas do trecho somos nós. Passa ano vem ano, aumentam os perigos e a preocupação é grande. Será um pepino para Irati, pois o trecho não é curto e não tem recurso, mas a migalha que vier vamos investir onde acharmos que há necessidade. Precisamos mobilizar a região, solicito que as outras prefeituras e câmaras endossem o documento junto para encaminharmos”, desabafou.

   Edson Luís Elias lembrou que entrou com um pedido junto ao Pedro Lupion para que nas proximidades do Supermercado New seja construída uma passarela e outra próxima da Arena. “Ambas são necessárias, pois a cidade cresceu dos dois lados da BR. Lá no começo do mandato do Jorge houve uma mobilização por parte da Câmara de Mallet com respeito a sinalização, nós nos somamos e o DINT atendeu. A união de todos as câmaras da região será de grande valia”, afirmou.

     O Presidente Nei Cabral parabenizou todos os vereadores pelos pronunciamentos e solicitou que os mesmos tragam suas ideias e sugestões “para que possamos formalizar um ofício em nome da Casa e possamos encaminhar”, concluiu. 

Acompanhe o debate na íntegra pelo site www.irati.pr.leg.br através do ícone “Sessões Gravadas”.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

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