Parlamentares cobram melhorias da administração
Após a morte de um cidadão na localidade de Cadeadinho, Hélio de Mello pede encarecidamente nova ponte
Assim como ocorre semanalmente, na Sessão Ordinária do dia 2 de maio, os vereadores apresentaram importantes requerimentos ao Executivo, em nome da comunidade. Os pedidos foram, em sua maioria, para melhorias nas comunidades do interior.
O vereador Valdenei Cabral da Silva solicitou com urgência, a remoção de entulhos que se encontram no canteiro da Avenida Central do Guamirim. “Durante acidentes ocorridos na referida via, as conhecidas ‘casinhas’ do Álvaro Dias, que simbolizavam o Governo do Estado, foram atingidas ficando bastante danificadas, causando transtornos e preocupação aos moradores da localidade”. Outro pedido feito por Cabral foi para melhorias nas ruas e estradas adjacentes das localidades de Campina de Guamirim, Coloninha de Guamirim, Loteamento Bogucheski, Loteamento Matozo e também nas estradas que dão acesso a Arroio Grande, Água Quente dos Luz e Água Quente dos Meiras. “O pedido é uma reivindicação dos moradores das localidades e se justifica pela falta de manutenção das vias”.
Rafael Felipe Lucas solicitou estudos para a criação de um Centro Municipal de Educação e Experimentação Ambiental; construção do Plano Estratégico de Desenvolvimento e Cooperação Agropecuária entre os municípios que compõe a AMCESPAR (Associação dos Municípios do Centro-Sul do Estado do Paraná); e por fim requereu a criação do Programa Municipal de Capacitação para Empreendedores. De acordo com Lucas, neste Programa de Capacitação, poderiam participar todos os empreendedores acima de 16 anos que possuam negócio, ou aqueles que tenham uma boa ideia e queiram se preparar para empreender. “O programa, que poderia ser gestado em parceria com a Unicentro, teria por função abordar técnicas modernas de gestão, incluindo Planejamento, Gestão, Finanças, Marketing e Vendas, além de dispor de uma equipe de consultores especializados para orientações quanto ao futuro das empresas instaladas no município”, destacou.
Dentre os requerimentos apresentados pelo Vereador Hélio de Mello, solicitando a disponibilização de rede Wi-Fi nas repartições públicas; devolução da área de terreno localizada no pátio da Escola Rural Municipal Olavo Santini em Rio do Couro, para implantação de antena de telefone; notificação do proprietário do terreno situado na Rua Dr. José Augusto da Silva, em frente ao nº 905, para que o mesmo realize a limpeza e a construção do passeio; o destaque ficou para o pedido da construção, com urgência, de uma ponte de concreto entre as comunidades de Cadeadinho e Cadeado Santana. “A referida ponte é uma das poucas que ainda possui estrutura de madeira. Após várias solicitações e reivindicações da comunidade, porém sem êxito, recentemente revoltados os moradores iniciaram por conta própria a substituição dos pranchões. A atual administração, na tentativa de amenizar a situação, iniciou um trabalho para auxiliar na passagem pela referida ponte, porém, o material utilizado é de eucalipto e sem tratamento algum, não oferecendo garantia, ou seja, são serviços paliativos. Recentemente, um cidadão conhecido pela comunidade, ao passar a pé pela ponte, devido à falta de pranchões que foram retirados, acabou caindo e ficando pendurado durante toda a noite, a qual foi de muito frio e, lamentavelmente, acabou falecendo”, lamentou Mello pedindo encarecidamente que a administração construa uma nova ponte, que ofereça mais segurança a todos que trafegam por esta região, visto que esta mesma ponte liga o município de Irati a Prudentópolis.
Os requerimentos foram encaminhados ao executivo, os quais os vereadores esperam serem atendidos, uma vez, que tratam de solicitações importantes feitas em nome da população.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)





