Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Silvio Massuqueto é homenageado com nome de Rua no bairro Engenheiro Gutierrez

Silvio Massuqueto é homenageado com nome de Rua no bairro Engenheiro Gutierrez

por RAFAELLA publicado 11/12/2025 14h41, última modificação 11/12/2025 14h41
Silvio Massuqueto é homenageado com nome de Rua no bairro Engenheiro Gutierrez

Presidente e familiares do homenageado

   Na Sessão Ordinária do dia 9 de dezembro, os vereadores aprovaram em segunda votação, por unanimidade de votos, o Projeto de Lei nº 041/2025, que denomina a rua sem denominação do bairro Engenheiro Gutierrez, de Rua Silvio Massuqueto. De autoria do Presidente Selmo de Lima Vieira, o projeto busca reconhecer a contribuição significativa do homenageado, por meio de suas ações sociais e participação comunitária, o qual deixou um importante legado à comunidade. As votações da Lei foram acompanhadas por familiares e amigos de Silvio (in memoriam).

   Segundo o autor do projeto, o homenageado nasceu em Quarteirão dos Passos, município de Campo Largo, no dia 16 de maio de 1918, filho de imigrantes italianos. Perdeu a mãe ainda criança, mas encontrou em seus tios Augusto Bini e Margarida Gadens Bini abrigo e amor. “Em Invernadinha, município de Irati, conheceu Arlinda (Lili), sua parceira de alma. Juntos plantaram a vida como quem planta trigo: com paciência, suor e fé. Casaram-se com simplicidade e esperança, tiveram seis filhos e adotaram uma sobrinha. Silvio foi um homem honesto, de poucas letras, mas de sabedoria infinita. Aprendeu a escrever o próprio nome com Lili, sua eterna companheira e professora. A roça era sua escola. A enxada, seu lápis. A colheita, sua lição de vida. Negociava cavalos com brilho nos olhos, participava de corridas na Raia da Vila São João e orgulhava-se das suas carteirinhas de caçador e pescador amador. Entre os anos de 1960 e 1970, comprou um caminhão Chevrolet 1952, que usava na lavoura. Seu filho Aldir viajava até Campo Largo para buscar os grandes garrafões, que Silvio revendia aos produtores de vinho. Também foi pioneiro no transporte de pessoas, conhecido na época como Lotação. Com uma Kombi fazia o trajeto entre o Riozinho, Engenheiro Gutierrez e o centro de Irati. Trabalhava com honestidade e não havia negócio em que levasse vantagem, era justo por princípio. Foi colaborador ativo nas igrejas Santo Antônio (Riozinho) e Cristo Rei (Eng. Gutierrez), além do Clube Guarani do Riozinho. Ouvia mais do que falava e, quando falava, ensinava. Fala alta, alma leve, jeito italiano de quem acolhe com o olhar. Jamais humilhou. Mesmo sem diploma, foi mestre. Mestre da dignidade, da alegria nas pequenas coisas, da firmeza com ternura”, relatou Selmo.

   Silvio, de acordo com o parlamentar, partiu no dia 30 de outubro de 2004, deixando muito mais que bens ou terras, “deixou o maior de todos os legados: o exemplo”. “A denominação da Rua faz justa homenagem a este cidadão que dedicou sua vida ao trabalho e às pessoas. Um cidadão comum, mas de grande coração que na sua trajetória, demonstrou compromisso, trabalho e valores que colaboraram para o desenvolvimento e fortalecimento de Irati”, justificou Selmo.  O projeto aprovado em duas votações, por unanimidade de votos, segue agora para sanção do prefeito.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)