Procuradora da Mulher alerta sobre situações de assédio no carnaval: “Respeito é regra”
A Procuradora da Mulher da Câmara, Sybil Dietrich, faz um alerta a todas as mulheres sobre situações que podem vir a ocorrer durante as festas de Carnaval. Segundo ela, o Carnaval é tempo de alegria, liberdade e celebração, mas isso nunca deve ser desculpa para desrespeito. "O corpo de ninguém é público, e não sempre significa não. Assédio não é paquera, insistência não é charme, e importunar alguém contra sua vontade é crime”, alertou.
Sybil orienta: “Aproveite a festa com respeito e consciência. Antes de qualquer aproximação, certifique-se do consentimento. Se alguém disser não, siga em frente. Se presenciar uma situação de assédio, não se cale, denuncie e ajude quem precisar. Carnaval bom é aquele onde todas as pessoas podem se divertir em segurança. Faça sua parte: respeite, proteja e celebre sem invadir o espaço do outro. Assédio não é tradição. Respeito é!”.
A Procuradora convida todo mundo para o Bloco do Respeito. “Não importa o ritmo ou o estilo do seu carnaval, o mágico dessa festa é a capacidade de reunir diferentes pessoas em celebração e felicidade. E é por isso que precisamos respeitar as pessoas que estão se divertindo, independente da origem, gênero ou orientação sexual. E aos homens, basta apenas o entendimento que não é não. Vamos provar que é possível se divertir com empatia com o próximo”, destacou.
Fica um alerta, ao presenciar alguma situação, a primeira regra é: “procure apoio e denuncie”. As denúncias podem ser registradas nos seguintes números: Patrulha Maria da Penha: (42) 3132-6222; Polícia Militar - 190 ou diretamente na Procuradoria da Mulher da Câmara no celular: (42) 998352477.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)





