Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Presidente da Câmara de Irati avalia legislatura como “bem produtiva”

Presidente da Câmara de Irati avalia legislatura como “bem produtiva”

por irt — publicado 21/12/2016 16h34, última modificação 07/04/2020 15h41
“A Mesa Diretora buscou assegurar o direito dos cidadãos, garantindo acessibilidade às sessões e a aproximação da população”, afirmou o Presidente Vilson Menon
Presidente da Câmara de Irati avalia legislatura como “bem produtiva”

Mesa Diretora 2015-2016

Fim da Legislatura 2013-2016. O Vereador Vilson Menon, que esteve à frente da Presidência da Casa nos dois últimos anos, avalia a legislatura que se encerra em 31 de dezembro como “bem produtiva”. Sem pretensões políticas, o parlamentar destacou os avanços na Casa e as mudanças na estrutura física e administrativa, além de sua postura democrática diante da função, que exigiu muita responsabilidade e senso de justiça. Também citou o desafio de estar à frente da Câmara em ano eleitoral.

“Foram dois anos de mudanças na Câmara, em diversos aspectos na parte administrativa e na estrutura física. No ano de 2015, passamos a operar com o novo site www.irati.pr.leg.br, que foi desenvolvido em parceria com a Interlegis do Senado Federal, atendendo as exigências determinadas pela Lei de Acesso à Informação e da Transparência, sem custo nenhum aos cofres públicos. Também passamos a transmitir as sessões ordinárias oficialmente ao vivo pela internet através do site, proporcionando maior publicidade e transparência no trabalho desenvolvido, aproximando a população do Legislativo”, destacou Menon citando ainda a digitalização de todo o acervo da Câmara.

Na questão administrativa, Vilson abriu concurso público para mais três funções, atendendo as exigências do Tribunal de Contas. Na questão da estrutura física, diversas reformas foram realizadas para melhorar o espaço físico aos parlamentares e o atendimento ao público.

Sobre o desafio de presidir a Casa em um ano eleitoral, Menon afirmou que usou do bom senso para não deixar que as questões partidárias pudessem interferir nas decisões para a cidade. “Democracia é o regime em que vivemos. Acredito que os 10 vereadores tiveram os mesmos direitos na hora de apresentar seus trabalhos e ideias. Procurei ser justo com todos. Sempre gostei de agir com bom senso, cumprindo o que está no Regimento Interno da Casa. Além disso, procurei tomar todas as decisões em conjunto com os colegas da Mesa Diretora, vice-presidente Valdenei Cabral da Silva, 1º secretário Antonio Celso de Souza e 2º secretário Amilton Komnitski, os quais dividiram comigo esta responsabilidade, de forma que agradeço a dedicação dos mesmos. Graças à parceria de todos, conduzimos a casa com muita ética e tranquilidade”.

“Foi um período de grande aprendizado. Tenho muito orgulho de ter passado por esta experiência. Devo agradecer especialmente aos meus amigos pelo apoio incondicional, aos parceiros, à minha família e aos iratienses que confiaram na minha postura nesta trajetória, que ficará registrada na história deste Legislativo”.

De acordo com Menon, neste final de mandato, “tivemos a honra ainda de aprovar o Plano Diretor Municipal, que há anos vinha sendo estudado e elaborado, o qual deverá nortear a cidade nos próximos anos para os nossos filhos, netos e bisnetos”.

Outras grandes conquistas citadas por Menon, foi a devolução de mais de meio milhão em 2015 aos cofres públicos. Neste ano de 2016, o montante a ser devolvido somará mais de um milhão de reais, sendo que R$ 500 mil já foi devolvido direcionado a instalação da Unidade do Erasto Gaertner em Irati. “Nestes dois anos devolvemos aos cofres públicos uma quantia considerável, através de uma excelente gestão de recursos públicos, planejada e organizada. E, portanto, para nós foi uma honra saber que o dinheiro economizado será utilizado em uma causa nobre, em benefício daquelas pessoas que se deslocam diariamente em busca de tratamentos, amenizando o sofrimento de muitas famílias. Fizemos a parte que nos honra de poder ajudar para dar início a infraestrutura da Unidade em Irati”.

O Presidente da Casa que encerra a legislatura 2013-2016 com muita satisfação afirma que a Mesa Diretora buscou dentro das suas possibilidades novos conceitos, assegurando o direito dos cidadãos, garantindo acessibilidade às sessões e a aproximação da população, sem comprometer o orçamento.

Para finalizar, Vilson que não exercerá mais cargo eletivo, afirma que deixa a vida pública com o sentimento de missão cumprida e gratidão aos iratienses que acreditaram no seu trabalho, pautado na ética, honestidade e transparência. Menon agradece aos colegas de Casa pelos anos de parceria, discussões e muito aprendizado. “Acredito que há muitas maneiras de servir o nosso município, não somente por meio da política, portanto, como cidadão continuarei contribuindo, trabalhando e torcendo por nossa cidade”.

Em nome de todos os Vereadores e da Câmara Municipal, “desejamos a todos um Feliz Natal e um próspero 2017”.