Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / PL homenageia Maria Rosa Pacheco Kremer com nome de Rua no Loteamento Vila Verde

PL homenageia Maria Rosa Pacheco Kremer com nome de Rua no Loteamento Vila Verde

por RAFAELLA publicado 05/07/2023 14h23, última modificação 05/07/2023 14h23
PL homenageia Maria Rosa Pacheco Kremer com nome de Rua no Loteamento Vila Verde

Familiares da homenageada e autor do projeto Alcides

   Foi realizada na noite do dia 4 de julho, a 21ª Sessão Ordinária do 1º Período do 3º Ano da 27ª Legislatura. Durante o Expediente, dois projetos de lei, cinco indicações e um requerimento dos vereadores foram apresentados. A Tribuna Popular foi utilizada pela Presidente da Seção de Trovadores de Irati, Luiza Fillus, que discorreu sobre os vencedores dos concursos ‘Foed Castro Chamma’, ‘Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais’ e ‘I Jogos Florais de Irati’.

   No Expediente, além das indicações, foi lido o Projeto de Lei do Executivo nº 027/ 2023, que dispõe sobre as Diretrizes para a Elaboração da Lei Orçamentária para o exercício de 2024 e o Projeto de Resolução nº 002/2023 do Legislativo (Teresinha Miranda Veres), que institui a Menção Honrosa “Vidas Idosas Importam”, a ser conferida anualmente pela Câmara Municipal de Irati. As matérias já lidas seguem agora para as Comissões Competentes da Casa que deverão emitir pareceres.

ORDEM DO DIA

   Em segunda votação foi aprovado o projeto nº 026/2023, que institui o Programa Municipal de Regularização Fundiária de Áreas Industriais do Município de Irati e o Projeto de Lei do Legislativo nº 011/2023 (Alcides Cezar Pinto), que denomina a Rua Projetada 01 do Loteamento Vila Verde, no bairro Alto da Lagoa, de Rua Maria Rosa Pacheco Kremer.

   O autor do projeto nº 011, Alcides contou parte da história da homenageada. “Maria nasceu no dia 27 de novembro de 1927, em Laranjeiras do Sul, filha de José Nascimento Paz e Maria Francisca Pacheco. Mais tarde mudou-se para Inácio Martins e em 1960, passou a residir em Irati. Casou-se com André Kremer, com quem teve três filhos. Era muito conhecida por seus benzimentos, orações e conselhos. Atendia de cedo a noite todos que a procuravam e ninguém saia da sua casa sem no mínimo um Pai Nosso para confortar o coração. Tinha muita devoção por Santo Antônio, para o qual começou a realizar uma festa no dia 13 de junho, em sua própria casa. Fixou residência no bairro Rio Bonito no ano de 1976, onde existiam apenas três casas na época. Com o passar dos anos o bairro foi crescendo e foi necessário a construção de um conjunto habitacional. Sendo assim, no dia 29 de novembro de 1985, foi inaugurado o Conjunto Habitacional Santo Antônio. Na época, o prefeito da cidade perguntou sobre um possível nome para o bairro e Dona Maria disse: ‘como eu realizo a festa todos os anos e o nome do prefeito também é Antônio Toti, vamos batizar o bairro de Conjunto Santo Antônio’. A festa a qual realizava reunia multidões de todas as partes da cidade e do interior da região. Dona Maria realizava a festa com muita disposição, fé e amor em forma de agradecimento ao Santo que tanto ajudava os enfermos de corpo e alma. Foi uma mulher forte, guerreira, sempre disposta a ajudar o próximo, ajudou a transformar a vida de muitas pessoas”, descreveu o parlamentar contando que Dona Maria faleceu aos 70 anos no dia 17 de junho de 1998, de insuficiência respiratória e broncopneumonia, deixando muitas saudades aos familiares e amigos.  

   Em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 012/2023 (José Ronaldo Ferreira, Dr. João Henrique Duarte, Alcides Cezar Pinto e Vera Maria Gabardo), que autoriza a Câmara Municipal de Irati a firmar Termo de Cessão de Uso com a Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro.

PALAVRA-LIVRE

   José Ronaldo Ferreira contou que na semana passada, participou no dia 29, na Amcespar, de uma reunião para tratar de diversos assuntos, incluindo a instalação do Instituto Médico Legal no município. “A construção da nova sede do IML em Irati deve receber um aporte financeiro de aproximadamente R$7,5 milhões. A informação referente ao eventual projeto foi repassada pelo prefeito de Irati e presidente da Amcespar, Jorge Derbli. Segundo ele, a região de Irati está incluída no planejamento do Governo do Estado para receber uma nova estrutura do Instituto. O município já avançou em uma parceria junto à Unicentro para a aquisição do terreno que deve receber as obras. O deputado estadual Hussein Bakri, líder do governo Ratinho, também esteve na reunião e assumiu essa bandeira. Segundo ele, um dos meios é buscar recursos dos royalties da usina de Itaipu para realizar a construção do prédio. Recurso direto das estruturas da Secretaria de Segurança ou via Itaipu”, comentou Ronaldo afirmando que esta Casa de Leis está mais uma vez discutindo a instalação do IML em Irati. “Já são anos de luta, é um assunto bastante antigo, mas diretamente ligado à carência de representatividade política na nossa cidade e região. Não vamos desistir, precisamos de ajuda, de apoio e força política para que esta conquista e luta de anos finalmente se concretize. Estamos junto com o prefeito Jorge Derbli nesta caminhada”, afirmou.

    Sobre o IML, Helio de Mello afirma que hoje já se tem uma luz no fundo do túnel, “a região está falando a mesma coisa. Legistas já tem vindo visitar a cidade, quanto aos procedimentos realizados quando um cadáver está no IML, isto é, de competência dos profissionais e da legislação. Enquanto liderança, a nossa preocupação é lidar com o sentimento das pessoas. Entregamos um documento com 116 assinaturas de vereadores ao Governo, água mole em pedra dura, tanto bate, até que fura. Já temos o apoio da universidade, que está cedendo espaço, um ponto estratégico, um terreno que já era nosso e foi repassado à universidade”, informou. Sobre o Projeto de Lei nº 026/2023, aprovado nesta noite, que trata do Programa Municipal de Regularização Fundiária de Áreas Industriais de Irati, “há décadas existem os condomínios, mas se um empresário quisesse construir no local, ter sua empresa, gerar empregos, e depois de algum tempo optasse por não prosseguir com o serviço, precisava devolver ao município o terreno com toda a estrutura construída. Com esta lei a situação muda, o empresário poderá negociar o terreno com o município. Toda e qualquer construção lá não poderá ter outra finalidade a não ser gerar emprego. Há muito tempo venho sendo procurado por empresários, precisamos cuidar destas pessoas que geram empregos e que sustentam famílias. Enalteço o voto de cada vereador e o envio deste importante e necessário projeto”.      

Acompanhe a Sessão Ordinária na íntegra no ícone “Sessões Gravadas”.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

 

 

 

 

NAVEGUE AQUI

     HOLERITE ELETRÔNICO