Observatório Social e CGU realizam 1º Curso de Capacitação de Fiscais de Contratos em Irati
Nesta última quinta-feira (22), foi realizado na Câmara Municipal, o 1º Curso de Capacitação de Fiscais de Contratos Administrativos, o qual reuniu mais de cem participantes de toda a região. O curso foi realizado pelo Observatório Social de Irati e pela Controladoria Geral da União, com o apoio da Amcespar, Prefeitura e Câmara.
O objetivo do evento foi fornecer subsídios para o aprimoramento da fiscalização dos contratos executados pelas Prefeituras da região, com vistas à melhor aplicação dos recursos públicos. De acordo com os membros do Observatório e da CGU, após muitos anos de auditorias, chegou-se a conclusão que muitas vezes é o desconhecimento que leva as falhas na aplicação dos recursos públicos. E, justamente, para prevenir essas falhas, a CGU criou o Programa de Fortalecimento da Gestão Pública, por meio do qual são capacitados os servidores municipais para a correta aplicação dos recursos públicos.
O Presidente do Observatório Social de Irati, Vanderlei Zarpellon realizou a abertura do evento, agradecendo a presença de todos os participantes, destacando a importância do Observatório Social, como um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil, com o objetivo de continuar contribuindo para a melhoria da gestão pública.
Durante o Curso, Herbert Zandomênico, coordenador do Núcleo de Ações de Prevenção da Controladoria Regional da União no Estado realizou uma breve apresentação das funções institucionais da Controladoria Geral da União. Já Eduardo de Biaggi, Analista de Finanças e Controle da CGU conduziu os trabalhos do 1º Curso de Capacitação de Fiscais de Contratos, abrindo espaço aos participantes para questionamentos.
O Presidente da Câmara Vilson Menon, em nome dos demais Vereadores, agradeceu os membros do Observatório Social e da CGU pela realização do curso, que é de interesse de toda a sociedade, e por estarem sempre atuando em defesa do patrimônio público e do incremento da transparência das gestões, por meio das atividades de controle interno, prevenção e combate a corrupção.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)





