Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Na Tribuna, representante da Unicentro explana sobre Projeto de Incubadora Tecnológica

por irt — publicado 20/09/2016 16h40, última modificação 05/10/2018 15h46

Dayana Carla de Macedo

Na Sessão Ordinária do dia 19 de setembro, nove projetos de lei foram lidos no Expediente e oito foram analisados, discutidos e votados na Ordem do Dia. Na Tribuna, a professora da Unicentro e chefe da Divisão de Incubadoras, vinculada a Diretoria da Agência de Inovação, Dayana Carla de Macedo explanou sobre a implantação do Projeto da Incubadora Tecnológica de Irati.

Durante o expediente foi lido o ofício do vereador Emiliano Rocha Gomes, solicitando licença do cargo de vereador pelo prazo de 32 dias, período compreendido entre 15 de setembro a 17 de outubro deste ano. “Tendo em vista a minha candidatura à Prefeitura Municipal, julgo mais adequado e honesto usufruir da prerrogativa regimental de licenciar-me do mandato neste período. Ficando licenciado, estará garantida a continuidade dos trabalhos com eficiência no Legislativo por meio do meu suplente”, afirmou.

Antes de iniciar aos trabalhos e considerando a licença do vereador Rafael Felipe Lucas, o Presidente Vilson Menon indicou mediante consenso para compor a Comissão de Justiça e Redação, o vereador José Renato Kffuri, respeitando a proporcionalidade partidária.

ORDEM DO DIA

Na Ordem do Dia, em segunda votação foram aprovados por unanimidade de votos os PLs nº 087/2016, que autoriza o Executivo a abrir Crédito Adicional Suplementar na importância de até R$ 867.000,00; nº 089/2016, autoriza o Executivo a abrir Crédito Adicional Suplementar na importância de até R$ 675.000,00; nº 096/2016, autoriza o Executivo a abrir Crédito Adicional Suplementar na importância de até R$ 1.610.000,00; nº 107/2016, cria o Conselho Municipal dos Direitos da População Idosa, a Conferência Municipal dos Direitos da População Idosa e o Fundo Municipal dos Direitos da População Idosa; nº 108/2016, autoriza o Executivo a abrir Crédito Adicional Especial na importância de até R$ 10.000,00; nº 112/2016, autoriza o Executivo a abrir Credito Adicional Especial na importância de até R$ 1.000,00 e o nº 113/2016, que autoriza o Executivo a conceder premiação ao Concurso “Irati em Imagens – IV Concurso Fotográfico Pe. Tadeu Dziedzic e III Concurso de Vídeo João Wasilewski”.

Em primeira votação foi aprovado o projeto de lei nº 093/2016, que autoriza o Executivo a abrir Crédito Adicional Suplementar na importância de até R$ 1.500.000,00.

TRIBUNA

A professora do Departamento de Administração da Unicentro, Dayana Carla de Macedo explanou sobre a implantação do Projeto da Incubadora Tecnológica em Irati, seus objetivos e benefícios para a sociedade.

De acordo com Dayana, a Incubadora Tecnológica (INTEG) tem por objetivo abrigar e assessorar empresas que possuem base tecnológica, ou seja, vem do conceito de tecnologia que é o estudo da técnica. “Empresas, empresários, empreendedores que têm ideias inovadoras, possíveis negócios e intenção destes, buscarão na incubadora tecnológica os conhecimentos e consultoria necessária na sua fase de elaboração, para concretização e depois saída para o mercado. Portanto, a incubadora tecnológica tem essa função de, realmente, incubar a empresa e oferecer total assistência, aquele pontapé inicial para fazer com que o empresário tenha estrutura para depois sair para o mercado”, explicou.

Conforme a professora, a Incubadora Tecnológica é uma Associação Civil sem fins lucrativos, do tipo mista, a qual vai oferecer ambiente adequado para gerar novas empresas, refletindo de forma benéfica na economia local. “O recurso previsto no orçamento de 2017, que deverá ser aprovado pela câmara é de R$ 200 mil, sendo R$ 70 mil de material de consumo; R$ 20 mil de serviços de terceiros; R$ 80 mil em serviços de pessoa jurídica; e R$ 30 mil de equipamentos e material permanente”, destacou Dayana reafirmando o árduo trabalho para que este projeto se concretize e traga grandes benefícios para a cidade.

Os vereadores agradeceram a explanação sobre esta importante conquista para Irati, que vem beneficiar diretamente os empresários locais. De acordo com Antonio Celso de Souza esta pequena semente que está sendo plantada agora, dará grande e importante suporte futuramente à toda região. Antes de concluir, o Presidente Vilson Menon destacou a importante missão dos próximos legisladores no engajamento e concretização deste projeto.

Acompanhe a Sessão Ordinária completa, com as discussões e explanação na Tribuna dos parlamentares na íntegra no site www.irati.pr.leg.br através do ícone “Sessões Gravadas”.