Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Na palavra-livre, vereadores discorrem sobre desenvolvimento econômico, estradas rurais e licitações

Na palavra-livre, vereadores discorrem sobre desenvolvimento econômico, estradas rurais e licitações

por rafamaier — publicado 23/08/2018 15h35, última modificação 05/10/2018 15h55
Na palavra-livre, vereadores discorrem sobre desenvolvimento econômico, estradas rurais e licitações

Seis projetos foram apreciados na Ordem do Dia

    Na Sessão Ordinária do dia 21 de agosto,12 novos Projetos de Lei, uma Moção de Aplausos, 14 Indicações e um requerimento foram lidos no Expediente. Na Ordem do Dia, foram apreciados e aprovados seis projetos do Executivo e Legislativo. Na palavra-livre, os vereadores discorreram sobre diversos assuntos.  

   Nas Indicações aprovadas, os vereadores sugeriram quatro projetos de lei ao Executivo e solicitaram diversas melhorias em vias urbanas e rurais. Na Ordem do Dia, os projetos foram bastante discutidos e elogiados. Em segunda votação foi aprovado o projeto de lei nº 084/2018, que institui o serviço de acolhimento em família acolhedora no município.

   Em segunda votação foram aprovados os projetos de lei nº 086/2018, que autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar Termo de Cessão de Uso com a Comunidade Bethânia Recanto Irati; nº 087/2018, que autoriza o Executivo a contratar operação de crédito com o Banco do Brasil S.A, no valor de até R$ 2.527.168,88 para aquisição de equipamentos; nº 018/2018, dispõe sobre a “Semana Municipal de Combate à violência doméstica e Familiar contra a Mulher” no Município de Irati; nº 019/2018, declara de Utilidade Pública no Município de Irati-PR a “Associação Esportiva Iratiense” e o nº 020/2018, que declara de Utilidade Pública no Município de Irati-PR a “Associação das Mulheres Artesãs de Sabão Ecológico de Engenheiro Gutierrez – AMASEG”.

PALAVRA-LIVRE

   Edson Luís Elias falou sobre os 164 anos da Polícia Militar do Paraná, que foi comemorado em Irati no dia 10 de agosto pela 8ª Cia Independente, sob o comando do Major Joas, com uma bonita solenidade e belas apresentações. “Houve entrega de medalhas de menção honrosa para policiais e bombeiros em destaque e certificados de conclusão de curso de formação e aperfeiçoamento para a Guarda Municipal de Irati”, destacou o vereador citando o nome de cada homenageado. “A entrega e o merecimento de uma medalha honrosa não se resume apenas a um ato formal, mas sim ao momento de glória individual, cujo ato de entrega simboliza o reconhecimento e valor do militar por merecer o registro de um comportamento exemplar no auge da sua vida profissional”, destacou Elias registrando seu carinho e admiração por todos estes profissionais.

   João Victor Musial afirmou que foi questionado sobre a pavimentação do bairro Vila Matilde, em especial da via que dá acesso ao IFPR. “Busquei informações e me dispus a levantar mais dados sobre o convênio da obra”, informou. João também demonstrou a sua preocupação com relação ao desenvolvimento econômico de Irati. “Temos muitas dificuldades de emprego, percebo que é uma situação não só da região, mas nacional. Estive conversando com o secretário de desenvolvimento econômico, o qual repassou que algumas ações estão sendo elencadas com a participação de microempresas nos processos licitatórios. Precisamos de mais ações para que o dinheiro circule no nosso comércio. Devemos incentivar os empresários locais a participarem dos processos licitatórios. O executivo está tentando elencar esforços para aproximar o empresariado local e auxiliar o desenvolvimento de Irati. Também conversei com o secretário Ico sobre o inventário turístico para que possamos divulgar a região e trazer novas empresas”, relatou. Musial enfatizou também o momento eleitoral. “Como representes da comunidade, precisamos levar estas preocupações até os deputados. Em janeiro será votado a reforma tributária, importante elencarmos as dificuldades da nossa região para que sejam votadas medidas que auxiliem o nosso desenvolvimento, o princípio de eficiência tem fundamental importância, se trabalhamos para um estado mais enxuto, haverá menos necessidade de arrecadar impostos, facilitando para os empresários”, afirmou.

   O Presidente Helio de Mello contou que esteve no último sábado (18), prestigiando o grande espetáculo que ocorreu em Irati do grupo folclórico polonês Pilsko, que está fazendo turnê pelo país e Irati estava no seu mapa de visitas. “Um verdadeiro espetáculo gratuito, 40 bailarinos de 13 a 19 anos, a maioria mulheres. Além de dançar, cantavam sem microfones. Noite gratificante e maravilhosa com danças de três regiões da Polônia”. Mello também solicitou ao executivo atenção especial para o interior de Irati. “Ouvimos nas rádios muitas reclamações, estamos com a safra chegando, nossos fumicultores precisam levar a muda para ser plantada, necessitam de estradas de qualidade e se fizer estrada boa, com certeza, o plantador de soja terá estrada de qualidade. Inúmeras indicações já foram realizadas por esta casa em 2017. Em relação a estrada de Irati a Gonçalves Júnior, no dia 13 de fevereiro do ano passado, sugeri que fossem verificados os trechos que estavam em situação de emergência, no dia 17 de julho, sugeri que fossem tomadas medidas para recuperação do asfalto nos trechos que apresentavam rachaduras, estrada que foi construída com recurso do governo do estado e poucas vezes recebeu melhorias. Na época do Sergio foi conseguido um recurso e foram feitos os piores pedaços. Na gestão do Odilon foi recebido recurso, houve diversas licitações, todas desertas, mesmo sem empreiteira o município tomou para si a reponsabilidade de execução da obra, contratou máquinas e caminhões, porém, houve problemas em alguns trechos, devido a passagem de caminhões pesados. Necessita-se dessa recuperação urgente, pois temos um trecho com 18 buracos. Aquele que não conhece a estrada, arrebenta o carro. Precisamos de um trabalho de mutirão no local”, alertou.

   O vice-presidente, Roni Surek, parabenizou e agradeceu o executivo pelo convite recebido para participar do desfile cívico de 2018. “Lembro que no ano passado fui um severo crítico pela não realização do desfile. Perdemos para municípios menores. O civismo tem muita importância”. O vereador parabenizou o ex-prefeito de Irati Alfredo Van Der Neut pelo trabalho que vem realizando de forma voluntária no Parque Aquático. “Tenho cobrado sobre o embelezamento da cidade e um projeto de arborização. Parabéns ao Alfredo pela sabedoria de criar o parque e através do voluntariado estar cuidando”. Roni parabenizou também o curso de fonoaudiologia da Unicentro pelo evento no final de semana com palestrantes da Argentina e do Uruguai. Também destacou o encontro com 50 benzedeiras no dia 18, agradecendo os vereadores pela aprovação do projeto 083/2018. Citou também a visita, neste mesmo dia, na Associação dos Alcoólicos Anônimos –AAA, parabenizando a direção e principalmente o trabalho em prol das famílias, “uma intuição que salva vidas”. Sobre as licitações, Surek disse que esteve conversando com o prefeito, porque as obras do asfalto do Jardim Planalto, Santos Dumont e do bairro Marcelo estão paralisadas, porque a empresa que ganhou a licitação não teve condições de concluir. “Colocou o valor lá em baixo, não deu conta, pegou seus maquinários e sumiu. Benditas ou malditas licitações? Temos três obras de creches paralisadas, uma encalhada no Rio Bonito, na Vila São João e outra no Dallegrave. Muitos cobram do prefeito e de nós vereadores. Mas, estas soluções precisam vir lá de cima, temos que cobrar dos nossos representantes. Os municípios se tornaram canteiros de obras por irresponsabilidade de empresários. Em Irati, hoje é preciso 24 milhões para solucionar todos os problemas de asfalto”, concluiu.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

 

 

NAVEGUE AQUI

     HOLERITE ELETRÔNICO