Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Moção de Aplausos - Vereadores homenageiam a atleta Eduarda Aparecida Gonçalves da Silva

por rafamaier — publicado 13/12/2017 11h12, última modificação 05/10/2018 15h52
Moção de Aplausos  - Vereadores homenageiam a atleta Eduarda Aparecida Gonçalves da Silva

Vereadores junto com a atleta Eduarda, seu professor Éliton e a Diretora do Colégio, Maria Amélia

Antes de dar início aos trabalhos da Sessão Ordinária do dia 12 de dezembro, os Vereadores realizaram a entrega de Moção de Aplausos, de autoria do Presidente Helio de Mello, à atleta Eduarda Aparecida Gonçalves da Silva, ao seu professor Éliton Eduardo Cândido e a diretora do Colégio Antônio Xavier da Silveira, Maria Amélia Inglês. Os homenageados receberam certificados e foram aplaudidos publicamente.

A estudante iratiense Eduarda Aparecida Gonçalves da Silva, de 12 anos, tornou-se campeã brasileira paraolímpica de 2017, durante a etapa nacional das Paraolimpíadas Escolares, realizada no CT Paraolímpico de São Paulo entre os dias 20 e 24 de novembro. Ela venceu a prova de atletismo 100 metros T35 e foi vice-campeã na classificação geral da competição. Cerca de 900 atletas com idades entre 12 e 17 anos de todos os estados participaram da competição em diversas modalidades. Eduarda conquistou também o vice-campeonato na modalidade de Lançamento de Pelota F35. A adolescente, que possui uma deficiência motora que dificulta o movimento de suas pernas, é aluna do 6º Ano do Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira e era a atleta mais jovem da competição. Ela participa de atividades da Secretaria Municipal de Assistência Social, assim como seus dois irmãos Vinicius e Maurício, que também foram campeões estaduais nos jogos paraolímpicos da Etapa Estadual.

De acordo com o professor de Educação Física e treinador da atleta, Éliton Cândido, o Colégio é um dos poucos da região a ter alunos paraolímpicos e um projeto de treinamento e incentivo para eles. “O projeto com atletas paraolímpicos existe há cinco anos e os treinamentos são realizados com a ajuda de mais dois professores de Educação Física, Emerson e Gerson. Também contamos com o auxílio voluntário do fisioterapeuta Danillo. F Lima, que muito vem incentivando e apoiando os nossos atletas”.

O autor da Moção, Presidente Helio afirma que representando a Câmara, o povo da nossa cidade e todas as pessoas que residem e acreditam nesta terra, não poderíamos deixar de homenagear esta atleta, que levou o nome de Irati a nível estadual e nacional. “Mérito da aluna, créditos do professor pelo grande incentivador que foi abrindo mão de suas horas vagas para o treinamento desta grande atleta, representando muito bem a educação e acreditando naquelas pessoas que muitas vezes a sociedade não oferece créditos. A Diretora Maria Amélia também merece os nossos aplausos por estar à frente de um educandário de respeito e pelo trabalho que vem desenvolvendo com os estudantes”, enfatizou Helio parabenizando mais uma vez a Eduarda, que mesmo com suas limitações, está sempre alegre e disposta, com muito capricho no que faz. “É uma menina muito querida, simpática e determinada”.

Para Mello, essa importante conquista, respaldada em atributos como dedicação, determinação e amor ao esporte, torna a Atleta exemplo a ser seguido por crianças e jovens que amam o esporte. “A Câmara, em nome do povo iratiense, presta justo reconhecimento à homenageada, como forma de agradecer e reconhecer a importância da conquista e por trazer orgulho e muito bem representar o nosso município, com dedicação e responsabilidade”, comemorou o Presidente parabenizado a todos pela conquista.