Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo entrega Moção de Aplausos à Professora Idana Cristina Menon premiada no Projeto Agrinho 2024

Legislativo entrega Moção de Aplausos à Professora Idana Cristina Menon premiada no Projeto Agrinho 2024

por RAFAELLA publicado 02/07/2025 14h13, última modificação 02/07/2025 14h13
Legislativo entrega Moção de Aplausos à Professora Idana Cristina Menon premiada no Projeto Agrinho 2024

Homenageada e vereadores proponentes da Moção

    No dia 1º de julho, os vereadores entregaram Moção de Aplausos à Professora Idana Cristina Menon do Colégio Estadual do Campo Nossa Senhora de Fátima, pela conquista do 3º lugar na categoria Experiência Pedagógica com o Projeto “Exuberâncias do Campo” da 29ª Edição do Concurso Agrinho, realizado em 2024. Os projetos desenvolvidos exploraram o tema “Agrinho do Campo à cidade, colhendo oportunidades”. De autoria dos vereadores Teresinha Miranda Veres, Helio de Mello, Marcelo Duda e Silvana Teresinha Rzepka, a Moção foi aprovada por unanimidade de votos.

   A Câmara, em nome do povo iratiense, presta justo reconhecimento à Professora Iratiense homenageada, como forma de reconhecer a importância da sua conquista, por trazer orgulho e por bem representar o município de Irati, com dedicação e responsabilidade. De acordo com o Presidente Helio de Mello, a conquista é motivo de orgulho não apenas para a comunidade escolar, mas para todo o município, que se enaltece com o reconhecimento de profissionais comprometidos com a formação cidadã e o desenvolvimento humano e social.

    Conforme uma das proponentes, Teresinha Miranda Veres, Idana trabalhou a valorização do aluno do campo, ressaltando a importância dos trabalhadores rurais e exaltando a qualidade da produção local de alimentos. Conquistou o 3º lugar na categoria Experiência Pedagógica com seu projeto “Exuberâncias do Campo” e levou para casa um carro zero km. “A integração entre os meios rural e urbano foi o eixo central dos três projetos premiados na categoria Experiência Pedagógica da 29ª edição do Concurso. Essa categoria reconhece o trabalho desempenhado pelos docentes na formação de cidadãos mais conscientes e engajados, inspirando os alunos a adotarem atitudes sustentáveis. Além disso, ao valorizar as iniciativas pedagógicas, o programa estimula a inovação e a criatividade entre os educadores, contribuindo para a melhoria contínua da qualidade do ensino e para a criação de um ambiente escolar mais dinâmico e participativo. A professora Idana, trabalhou a valorização do aluno do campo, ressaltando a importância dos trabalhadores rurais e exaltando a qualidade da produção local de alimentos. A experiência foi desenvolvida com alunos do 7º ano. O mote do trabalho envolveu a relação entre o campo e a cidade, em especial, a alimentação saudável. A partir de diálogo, interação, pesquisa, palestra com profissional da área e toda a socialização em sala de aula, cada aluno destacou um produto cultivado em sua casa, bem como um prato produzido por sua família utilizando tal produto. Criou-se, ainda, uma revista e um folder e houve interação, diálogo e novas experiências, compartilhados através de uma colheita e um lanche com sabores da roça”, enalteceu Tere.

   A Professora Idana contou como tudo aconteceu. “Nós pensamos em como fazer um trabalho na área de língua portuguesa que pudesse se encaixar na proposta do Agrinho, envolvendo a Educação Especial, pois além de professora de língua portuguesa, trabalho com a educação especial também, portanto, inclui os alunos da sala multifuncional no projeto. Os alunos se dedicaram, pesquisaram os benefícios dos alimentos que cultivavam em casa, houve socialização acerca de produtos cultivados, pesquisa sobre os benefícios dos produtos, explanação, interação familiar, receitas e foram criados nomes para os alimentos. Tivemos também palestra com a Paula Basílio, instrutora do IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural), que abordou temas como agricultura familiar, qualidade de vida, biodiversidade, bem como a promoção dos pequenos agricultores. Convidamos também os alunos da Escola Luíza Rosa Zarpellon da cidade para visitar a escola e conhecer o projeto, e para recebê-los teve elaboração de cenário, produção de hortas com garrafas pets, recebimento de produtos para a feira, ensaio de teatrinho para recepção e de como puxar o tratorzinho com os visitantes. Os alunos se dedicaram muito neste projeto”, elogiou.

    A homenageada agradeceu a Moção, “mais do que um reconhecimento, este momento, representa a valorização de uma história de vida, que se entrelaça com o chão da escola e do meio rural. O projeto exuberâncias do campo foi muito mais do que uma atividade pedagógica, foi um mergulho profundo na minha trajetória como educadora, na convivência diária com os meus alunos e com a realidade que vivemos na comunidade do Guamirim, onde está localizado o Colégio Estadual do Campo Nossa Senhora de Fátima, colégio que já estou há 15 anos”, citou. A professora agradeceu toda a sua família pelo apoio e parceria no projeto, aos amigos, colegas de escola, à Diretora Denise, aos vereadores, e em especial a Teresinha, que participou da atividade. “O projeto Agrinho é transformador, ele acessa não apenas o currículo escolar, mas a alma da comunidade, ele mostrou com o tema, “do campo à cidade”, que uma realidade depende da outra e é nesta interdependência que precisamos construir pontes de respeito, reconhecimento e valorização. Através dessa experiência, reforcei meu compromisso com a educação de campo e aos meus alunos mostrei que investir no meio em que se vive é um ato de coragem e de orgulho. A partir deste projeto minha amada Irati teve visibilidade dentro do Paraná, pois antes de ouvir meu nome como premiada, eu escutei a seguinte frase: ‘o carro vai para Irati’. Divido a Moção com todos que ajudaram no projeto, cada aluno e cada família”, agradeceu Idana emocionada.

   Os proponentes da Moção entregaram certificado à Professora. Antes de encerrar a solenidade, o Presidente solicitou que em pé, publicamente, os Vereadores externassem a homenagem mediante aplausos em forma de admiração e reconhecimento. O Presidente reafirmou que a homenagem concedida pela Câmara representa o reconhecimento e a valorização dos profissionais, que dedicados às suas habilidades, amam o que fazem e com seu talento elevam o nome da cidade e promovem verdadeiras transformações na vida de seus alunos e na comunidade onde atuam.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)