Legislativo entrega Moção de Aplausos à Capoeirista Maria Júllia dos Santos “Pipoca e ao Grupo Muzenza
No dia 30 de setembro, os vereadores entregaram Moção de Aplausos à Capoeirista Maria Júllia dos Santos "Pipoca" e ao Grupo Muzenza, em reconhecimento as suas trajetórias, conquistas e contribuição social e cultural no município. A solenidade foi acompanhada pelo prefeito Emiliano Gomes, pelo secretário de esportes Frederico Ruva, atletas, amigos e familiares dos homenageados.
A Moção entregue à Capoeirista Maria Júllia – “Pipoca”, de autoria dos vereadores Silvana Teresinha Rzepka, Teresinha Miranda Veres, Selmo de Lima Vieira e Alcides Cezar Pinto, reconhece o esforço da homenageada que com apenas oito anos de idade com expressivas conquistas na capoeira, brilhou ao conquistar o título de campeã da Categoria Infantil A feminino no VMB 9 — Volta ao Mundo Bambas, realizado em junho de 2025, em Brasília. Conforme o Presidente Selmo de Lima Vieira, o talento, disciplina e amor pela capoeira tornam a Pipoca inspiração para crianças e jovens, além de representar, com mérito, a força dessa expressão que integra o patrimônio cultural brasileiro.
Já a Moção entregue ao Grupo Muzenza, de autoria dos vereadores Sybil Dietrich, Marcelo Duda e José Renato Kffuri reconhece o potencial do grupo que tem desenvolvido um importante papel social e cultural na cidade, promovendo cidadania, disciplina e inclusão por meio da capoeira. Conforme Selmo, em junho de 2025, o grupo representou Irati e o Paraná no VMB 9 – Volta ao Mundo Bambas, em Brasília, obtendo conquistas expressivas elevando o nome do município ao cenário nacional e internacional.
Uma das proponentes da Moção à Pipoca, Silvana Teresinha Rzepka contou que com três meses de capoeira, Pipoca disputou seu primeiro campeonato em Curitiba e ficou com a segunda colocação. “Dois messes depois, disputou outro campeonato em duplas com seu amigo Formiguinha e ficaram com a primeira colocação. Em novembro do ano passado ficou entre as três melhores redações do Paraná do Programa Agrinho, que é considerado o maior Programa Educacional da América Latina. Em fevereiro deste ano, com apenas nove meses de capoeira se consagrou campeã mundial. Em abril disputou mais um campeonato, o desafio dos Campos Gerais e ficou com o 1º lugar. Pipoca também sempre foi muito dedicada aos estudos, em abril ganhou certificado pelo excelente desempenho escolar. Em junho, com um ano e um mês de capoeira, foi campeã do maior palco de capoeira do mundo, em Brasília, o VMB 9. Em julho foi para São Paulo disputar mais um campeonato Ginga Prudente. Com o título de campeã mundial recebeu pessoalmente do mestre Júlio Cézar Figueroa (mestre sargento), o convite para participar do Campeonato Europeu que vai acontecer em outubro de 2026, em Portugal. Pipoca também está concorrendo ao prêmio Dandaras, que premia os melhores capoeiristas do mundo, o resultado sairá em novembro. Só tem uma coisa que a Pipoca não faz. Ficar parada”, parabenizou Silvana.
Maria Júllia “Pipoca” agradeceu a Deus pelo dom da vida, à sua família, ao professor Pimenta, ao Grupo Muzenza que a acolheu e à Prefeitura de Irati pelo apoio e ajuda nos deslocamentos para outros lugares. Júllia convidou todos para conhecer a capoeira, “um esporte que faz bem para saúde”. Esta homenagem, segundo ela, não é só para minha pessoa, mas para todos que acreditam que a capoeira pode mudar vidas. Antes de finalizar, relatou que ela é sua amiga Camilly estão desenvolvendo o Projeto Ginga da Esperança, o qual visa trazer mais esperança para a comunidade.
GRUPO MUZENZA
Uma das autoras da Moção ao Grupo Muzenza, Sybil Dietrich, enfatizou que a capoeira chegou em Irati por meio do mestre Madonna, em 1998, o qual escolheu Irati para desenvolver seu trabalho e levar a capoeira para cidades que ainda não conheciam esta arte. “Nos anos 90 a capoeira se tornou popular, muitos procuravam pela atividade, e aos poucos o esporte se difundiu no município. Os primeiros espaços utilizados pelo mestre Madonna para realizar as aulas, inicialmente, foram as escolas, nas quais eram desenvolvidos projetos sociais, a exemplo do colégio estadual João XXIII e também a parceria com algumas academias de ginástica e luta, mas nunca a capoeira teve sede própria e um espaço totalmente seu, o que veio a se consolidar em 2020. Atualmente o grupo conta com o professor Leandro Muller Boza – Pimenta e o instrutor José Gonçaves Batista – Couve Man. No grupo, a constância, o trabalho coletivo e o amor pela capoeira são os principais fatores que definem a coesão e o sucesso das turmas. Ao longo do tempo, os projetos sociais sempre foram o carro chefe do Grupo e continuam sendo um dos pilares do desenvolvimento das atividades. Entre os principais projetos estão o “Capoeira de Pernas Pro Ar”, desenvolvido pelo Instrutor Couve Man no Colégio Estadual Luiza Rosa Zarpelon Pinto e o “Foi Aqui Que Peguei Meu Axé”, desenvolvido pelo Professor Pimenta na Pracinha da Cultura”, relatou Dietrich afirmando que o principal objetivo do Grupo é levar a capoeira a todos os bairros da cidade e divulgar o potencial cultural, social, econômico e transformador que a capoeira tem, enquanto música, dança, arte e manifestação cultural puramente brasileira.
Representando o grupo Muzenza, emocionado, o Professor Leandro contou que após 27 anos de trabalho firme na cidade, é uma honra receber esta homenagem, “uma honra mostrar um pouco do nosso dia a dia, dos nossos trabalhos sociais sem fins lucrativos por amor, pelo esporte e pela cultura. Agradeço ao prefeito por todo apoio nos campeonatos que participamos, estamos quebrando a mística na cidade, mostrando que capoeira não tem religião. O nosso compromisso é levar este esporte para mais pessoas e espaços carentes. Gratidão aos vereadores pelo reconhecimento”.
O prefeito Emiliano Gomes diz sentir-se orgulhoso de estar como prefeito e compreender a grandeza da Pipoca e do grupo de capoeira. Vamos unir forças para levar nossa pequena atleta para a Europa em 2026. Fico feliz de poder junto com os vereadores homenagear a Pipoca e o Grupo Muzenza, que traz brilho, alegria e vida para a cidade por meio de importantes projetos sociais”.
Os proponentes da Moção entregaram certificados à Capoeirista e ao Grupo Muzenza. Antes de encerrar a solenidade, o Presidente solicitou que em pé, publicamente, os Vereadores externassem a homenagem mediante aplausos em forma de admiração e reconhecimento. O Presidente reafirmou que a homenagem concedida pela Câmara representa a valorização dos homenageados que, com esforço, talento e dedicação, contribuem para transformar realidades, promovendo a cultura e elevando o nome de Irati.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)





