Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo abre trabalhos e empossa membros das Comissões Permanentes para o ano de 2017

por irt — publicado 07/02/2017 14h30, última modificação 05/10/2018 15h47

Abertura dos trabalhos da 1ª Sessão Ordinária do ano

Com a casa cheia, na noite desta segunda-feira (6), foi realizada a 1ª Sessão Ordinária da 26ª Legislatura. Participaram da sessão a convite da Casa, o prefeito municipal Jorge Derbli que veio acompanhado do seu vice e ex-vereador Amilton Komintski.

Antes de dar início aos trabalhos, o Pastor Romeu Ribeiro Batista, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus e o Padre Cristiano Rodrigues, Vigário da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realizaram uma benção no plenário, pedindo proteção e sabedoria no Legislativo nestes próximos quatro anos.

Durante o Expediente da Sessão, foi lido o Projeto de Lei do Executivo nº 001/2017, que institui o Programa de Recuperação Fiscal – REFIS, no município de Irati e o ofício da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico solicitando a indicação de um membro titular e um suplente para compor a Comissão do Programa de Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Município de Irati – PROGRIDE. De acordo com o Presidente da Câmara, Helio de Mello, ficaram indicados para compor a Comissão, o vereador Rogério Luis Kuhn como titular e o vereador Edson Luis Elias como suplente.

COMISSSÕES PERMANENTES

Conforme o artigo 42 da Lei Orgânica Municipal, realizou-se também a Eleição das Comissões Permanentes para o ano de 2017, as quais ficaram compostas da seguinte maneira: Comissão de Justiça e Redação – Presidente: Marcelo Rodrigues; Secretário: José Bodnar; Membro: Edson Luiz Elias; Comissão de Finanças e Orçamento – Presidente: Rogério Luis Kuhn; Secretário: Roni Surek; Membro: Valdenei Cabral da Silva; Comissão de Saúde, Educação e Assistência Social – Presidente: Roni Surek; Secretário: Rogério Luis Kuhn; Membro: Alberto Schereda; Comissão de Obras, Agricultura e Serviços Públicos – Presidente: Valdenei Cabral da Silva; Secretário: Nivaldo Bartoski e Membro: Wilson Karas.

De acordo com o Regimento Interno da Câmara, cabe a Comissão de Justiça e Redação manifestar-se sobre todos os assuntos entregues à sua apreciação quanto ao seu aspecto constitucional, legal ou jurídico e quanto ao seu aspecto gramatical e lógico. Já a Comissão de Finanças e Orçamento poderá emitir parecer sobre todos os assuntos de caráter financeiro, bem como, proposta orçamentária, apresentação de contas do município, proposições referentes a matéria tributária, abertura de créditos e empréstimos públicos que alterem a receita ou a despesa do município, balancetes e balanços da prefeitura, entre outros.

A Comissão de Obras e Serviços Públicos compete opinar sobre todos os processos relacionados à realização de obras e serviços prestados pelo município, autarquias, entidades paraestatais e concessionárias de serviços públicos de âmbito municipal, assim como, opinar sobre processos referentes a assuntos ligados a indústria, ao comércio, a agricultura e a pecuária. E por fim, cabe a Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social emitir parecer sobre os processos referentes à educação, ensino, idoso, deficientes, artes, patrimônio histórico, esportes, higiene e saúde pública e obras assistenciais.

Sem mais assuntos em pauta, na Tribuna, o prefeito municipal Jorge Derbli realizou uma breve explanação sobre o seu Plano de Governo para este ano de 2017. Na oportunidade, os vereadores cumprimentaram o prefeito e realizaram inúmeros questionamentos em relação as áreas de saúde, desenvolvimento econômico, meio ambiente, estradas rurais e bem-estar da população iratiense.

Antes de concluir, o Presidente Helio de Mello destacou o importante trabalho do Legislativo, que independentemente de partido ou ideologia, vai trabalhar sempre em prol dos interesses da sociedade, em busca do desenvolvimento econômico, da justiça social, de novos empregos, da saúde e educação. “Desejo a todos uma Legislatura de muito trabalho e compromisso com o bem-estar da nossa comunidade”.

Acompanhe a Sessão Ordinária completa no site www.irati.pr.leg.br através do ícone “Sessões Gravadas”.