Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Em votação única, Vereadores aprovam subvenção à Anapci agilizando a instalação da Unidade do Erasto Gaertner em Irati

por irt — publicado 18/11/2016 14h49, última modificação 05/10/2018 15h47

Uma grande conquista para Irati e região. Na Sessão Ordinária do dia 17 de novembro, os vereadores aprovaram em votação única, o Projeto de Lei nº 153/2016, que autoriza o Executivo a conceder subvenção social e abre crédito adicional especial e suplementar à ANAPCI – Associação do Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer de Irati, no valor de até R$ 330.000,00.

De acordo com o mencionado na sessão ordinária do dia 7 de novembro, este valor será utilizado na implantação da Unidade Avançada do Erasto Gartener em Irati para atendimento dos habitantes da 4ª Regional de Saúde, a qual funcionará na sede da Associação de Apoio ao Portador de Câncer – Anapci.

Durante o Expediente da Sessão, foram lidos diversos ofícios de entidades manifestando apoio ao pleito do Hospital Erasto Gaertner e Anapci, no que se refere a solicitação de repasse de recursos para adequação de espaço físico e instalação de unidade avançada.

De acordo com o Presidente Vilson Menon, para esta casa de leis é uma grande satisfação poder contribuir para a instalação da Unidade em Irati, a qual já está garantida. “Todos os anos devolvemos aos cofres públicos uma quantia considerável, através de uma excelente gestão de recursos públicos, planejada e organizada com medidas de austeridade econômica. E, portanto, para nós é uma honra saber que o dinheiro economizado será utilizado em uma causa nobre, em benefício daquelas pessoas que se deslocam diariamente em busca de tratamentos, amenizando o sofrimento de muitas famílias. Agradecemos aos envolvidos nesta luta por terem nos incluído nesta conquista já concretizada. Estamos fazendo a parte que nos honra de poder ajudar para dar início a infraestrutura da Unidade e agradecemos muito por isso”.

Menon agradeceu também a todos os envolvidos desde o início nesta importante luta, membros do Hospital Erasto Gaertner, da Anapci, 4ª Regional de Saúde, Deputada Federal Leandre Dal Ponte e ao Executivo, que prontamente atendeu à solicitação, compreendendo a importância do benefício, que representa o progresso de Irati.

Lisonjeados, os vereadores teceram elogios à estas renomadas entidades, que desempenham um nobre trabalho em prol de muitas famílias. Antonio Celso de Souza parabenizou a Mesa Diretora e os vereadores pela postura, economia de recursos e articulações em prol desta grande conquista para Irati. “Esse é o caminho, precisamos fazer Irati prosperar com mais saúde, emprego e dignidade”.

Mário Cordeiro cumprimentou a todos pela conquista e reafirmou a importância da parceria de toda a sociedade para que este nobre trabalho da Anapci e do Erasto seja continuado. “Os próximos gestores precisam e devem abraçar a causa”. Amilton Komnitski lembrou a situação precária da saúde de Irati hoje. “Precisamos mudar esta triste realidade e atender aqueles que mais precisam. Hoje, os iratienses estão sofrendo com a ausência de médicos, exames e medicamentos. Assim como conseguimos com a união de todos os segmentos da sociedade trazer esta importante Unidade para Irati, conseguiremos também nos próximos anos, melhorar a saúde do nosso município”.

Hélio de Mello elogiou a todos os envolvidos pela conquista e pelo trabalho realizado, citando uma frase: “Cuidar de um paciente é cuidar da família, de uma vida, do dom mais precioso que temos”. De acordo com Mello, quando se trata de saúde, todo mundo precisa estar do mesmo lado em prol do bem comum e neste sentido todos estão de parabéns “a união fez acontecer”. “Sabemos que dentro da legalidade, a manutenção do Erasto Gaertner é do Governo Federal, mas nós enquanto sociedade precisamos abraçar a causa da vida”, afirmou Hélio parabenizado o Presidente por ter colocado o projeto em votação única agilizando a instalação da unidade em Irati e aos vereadores pela aprovação unânime. “Vereador tem que ser um facilitador na sociedade, fazer acontecer e não um complicador no meio do caminho”.

Menon agradeceu mais uma vez a todos os envolvidos nesta grande conquista já concretizada e principalmente ao Executivo, que atendeu à solicitação, demonstrando que neste momento não há siglas partidárias, e sim um único e exclusivo objetivo, o crescimento de Irati.