Câmara vai propor Moção em defesa das Apaes
No dia 27 de maio, foi realizada a 16ª Sessão Ordinária do 1º período do 1º ano da 28ª Legislatura. Foram lidos no Expediente, ofícios de respostas do Executivo, um novo projeto de lei do Legislativo, além de 18 indicações e duas requerimentos dos vereadores.
Durante o Expediente da Sessão, além das indicações e requerimentos, foi lido o Projeto de Lei do Legislativo nº 016/2025 (Teresinha Miranda Veres), que denomina a Rua “H”, no bairro Riozinho, de Rua Mateus da Silva Pereira. A referida matéria lida, foi encaminhada às Comissões Competentes da Casa, que deverão emitir os pareceres. O projeto deve entrar para votação na Sessão Ordinária do dia 03 de junho.
ORDEM DO DIA
Em segunda votação foram aprovados os projetos de lei do Executivo nº 029/2025, que altera e acresce dispositivos à Lei Municipal nº 4336/2017, que institui o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDRS), e dá outras providências e o nº 030/2025, que dispõe sobre a alteração da Lei Municipal nº 1922 de 23 de dezembro de 2023, e para revisão da unidade de valor para custeio - UVC. Do Legislativo foi aprovado em primeira votação o Projeto de Lei nº 015/2025 (Sybil Dietrich), que institui o Programa “Maria da Penha nas Escolas” no âmbito do Município de Irati, Estado do Paraná, e dá outras providências.
Já em primeira votação foi aprovado o Projeto de Lei do Executivo nº 023/2025, que “dispõe sobre a instituição do Programa de Compliance e Integridade no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo do Munícipio de Irati-PR.” Também foi aprovado em primeira, o Projeto de Lei do Legislativo nº 032/2025 que autoriza o Executivo a efetuar abertura de crédito adicional especial no valor de até R$ 1.449.339,21 no município de Irati, para o exercício de 2025.
PALAVRA-LIVRE
A vereadora Teresinha Miranda Veres, atendendo pedidos da população, registrou a situação da linha férrea, próximo ao Clube Polonês, que recentemente foi submetida a manutenção e, após os trabalhos realizados, verificou-se a existência de buracos e desnível entre os trilhos, causando danos materiais aos veículos. “Já entrei em contato coma Rumo e pedi que esta situação seja resolvida com agilidade”. Teresinha também levantou uma bandeira que não é só sua, mas de milhares de famílias que contam diariamente com o apoio, o acolhimento e o trabalho sério das Apaes – Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais – em nosso Estado e país. “As Apaes desempenham um papel fundamental na educação, no cuidado e na inclusão de pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Elas não são apenas instituições de atendimento, são espaços de amor, respeito, dedicação e transformação de vidas. Defender a continuidade das Apaes é defender o direito à dignidade, à inclusão social e à cidadania dessas pessoas e de suas famílias. É reconhecer o esforço incansável de profissionais, voluntários e dirigentes que, mesmo com tantas dificuldades, mantêm o funcionamento dessas entidades com excelência e compromisso”, enfatizou. A parlamentar contou que estará fazendo uma Moção de Apoio à Apae de Irati. “Peço ajuda de todos os vereadores para que juntos levantemos esta bandeira pelo não fechamento das instituições”. Os vereadores enalteceram a inciativa da Moção e a importância das Apaes para muitas famílias.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)





