Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara Municipal apoia a luta contra o câncer de mama

Câmara Municipal apoia a luta contra o câncer de mama

por irt — publicado 07/10/2016 13h49, última modificação 05/10/2018 15h47

Assim como diversos órgãos, instituições e empresas, a Câmara Municipal de Irati também aderiu ao movimento Outubro Rosa, visando estimular a participação e conscientização da sociedade sobre a importância da realização dos exames para prevenção do Câncer de Mama.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – INCA, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres, representando 25% do total de casos de câncer no mundo em 2012. É a quinta causa de morte por câncer em geral e a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres.

No Brasil, o câncer de mama também é o mais incidente em mulheres em praticamente todas as regiões. Para este ano de 2016 foram estimados 57.960 casos novos, que representam uma taxa de incidência de 56,2 casos por 100.000 mulheres.

Para o Presidente da Câmara, Vilson Menon, a campanha é, sem dúvida, muito eficaz na prevenção do câncer. “Vencer o câncer de mama é um desafio para as mulheres. As pessoas precisam conhecer mais sobre a doença e suas causas, portanto, neste mês de outubro, estaremos todos engajados nesta luta, visando a conscientização das famílias. Este movimento é de extrema importância para a sociedade, e já vem ao longo dos anos mostrando avanços significativos”, destacou.

Todos os Vereadores da Casa estão imbuídos nesta luta, que é de toda a sociedade!

OUTUBRO ROSA

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

O objetivo da campanha é divulgar informações gerais sobre câncer de mama, promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas (Estratégia de Conscientização) e informar sobre as recomendações nacionais para o rastreamento e os benefícios e os riscos da mamografia de rotina, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame.