Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara homenageia José Maria Gracia Araújo e Orlando Schimalesky

Câmara homenageia José Maria Gracia Araújo e Orlando Schimalesky

por RAFAELLA publicado 17/12/2019 11h32, última modificação 17/12/2019 11h32
Câmara homenageia José Maria Gracia Araújo e Orlando Schimalesky

Homenageados , Vereadores e o prefeito Jorge

Na noite do dia 13 de dezembro, a Câmara outorgou Título de Cidadão Honorário de Irati ao Sr. Orlando Schimalesky e Título de Cidadão Benemérito ao Sr. José Maria Gracia Araújo. A homenagem proposta pelos vereadores Rogério Luís Kuhn e José Bodnar reconhece estas ilustres pessoas que se destacam no município por seus relevantes serviços prestados à comunidade e dedicação em suas áreas de atuação.

Conforme o Presidente Nei Cabral, o que sempre moveu os homenageados foi o entusiasmo, o amor e a dedicação em suas atividades no município. “Com este ato estamos demonstrando nossa gratidão ao Orlando e ao José Maria pelos relevantes serviços prestados a este município, os quais sempre desenvolveram seus papéis de forma exemplar e responsável”, afirmou o Presidente observando que todos os que tiveram contato com os homenageados testemunham suas benfeitorias.

O autor da homenagem ao Sr. Orlando, Rogério Luís Kuhn fez a leitura da biografia do mesmo e justificou a honraria. “Orlando nasceu em Curitiba no dia 19 de junho de 1935. Formou-se na Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Paraná. Junto com sua esposa Magdalena fixou residência em Irati no ano de 1959, a fim de assumir uma vaga no Ministério da Agricultura, onde foi servidor por mais de 30 anos. Em 1970 foi designado como supervisor regional da comissão estadual de sementes e mudas do Paraná. A área agrícola se desenvolveu ao longo do tempo com a importante ajuda dos esforços do Sr. Orlando. Nos anos 80, o Bando do Brasil convidou o homenageado para ser avaliador, o qual realizou mais de mil visitas em um ano apenas. Em 1932, criou a Iraplan, a qual prestou trabalhos por mais de 40 anos para o Banco do Brasil. Além dos seus feitos na área agrícola, Orlando sempre esteve envolvido com as ações da comunidade. Foram muitos anos de trabalho transparente, honesto e eficiente em prol de desenvolvimento da nossa região. O Sr. Orlando se considera mais iratiense que curitibano, uma vez que veio da capital paranaense com 24 anos e atualmente com 82, viveu e construiu a sua história e a da sua família nesta terra, criando filhos e netos com muito amor e dedicação, estabelecendo raízes fortes e profundas em Irati”, elogiou Kuhn.

Representando a família, a filha do homenageado, Ieda Schimalesk, agradeceu a honraria. “Ver um pai receber uma homenagem é o sonho de todo filho, este é, sem dúvida, um momento de muita gratidão. Eu e meu irmão fomos criados por nossos pais com o sentimento de amor e respeito por esta terra, reconhecendo de maneira simples e generosa a sua gente, que recebeu aquele casal cheio de sonhos com uma convivência generosa, amizades profundas e alegrias duradouras. Nesta noite de luz e troca de afetos, registro a minha gratidão ao meu pai e a minha mãe pela vida que nos proporcionaram, pelos desafios que venceram e pelo exemplo de cidadania que empunham até hoje”, agradeceu Ieda enaltecendo os vereadores pelo reconhecimento.

O proponente do Título ao Sr. José Maria Gracia Araújo, vereador José Bodnar também fez a leitura da biografia do mesmo. “O homenageado filho de Dário Araújo ‘Primo’ e Iratyla nasceu no dia 1º de dezembro de 1940. Mudou-se para Guarapuava em 1957 e 1964 seguiu para Curitiba para trabalhar na Cia. de Desenvolvimento do Paraná – Codepar e posteriormente no Banco de Desenvolvimento do Paraná – Badep. Formou-se como Arquiteto de Interiores na antiga Escola Técnica Federal do Paraná, atualmente CEFET, exercendo sua profissão por vários anos na capital. Em 1984 mudou-se para Campo Grande – MS e em 1990 retornou para Irati, assumindo em 1992 o cargo de Secretário da Cultura de Irati. Exerceu também outros cargos municipais em diversas administrações. Durante mais de 25 anos, após seu retorno a Irati, José Maria executou diversas obras artísticas e culturais, dentre as principais: Monumento a Bíblia – Praça Magdalena Anciutti; Casa da Memória Étnica de Gonçalves Júnior; reforma e restauração da Igreja São Pedro e São Paulo de Gonçalves Júnior;  reforma e restauração da Igreja do Taquari; entre outros projetos e ações”, relembrou Bodnar garantindo que este Título é mais do que merecido. “Um artista que vem elevando o nome da nossa cidade por todo o país”.

Emocionado, o homenageado José Maria Gracia Araújo relatou parte da sua história, sobre o seu personagem “Nhô Pacífico” e também discorreu sobre o trenzinho do Parque Aquático, o qual é coordenador hoje. “Eu amo Irati. Eu fico imaginando o que mais podemos fazer por nossa terra. Precisamos lutar no dia a dia para que nossa cidade seja reconhecida. O nosso Rotary Club está sempre em busca de projetos para o município.  Hoje estou lisonjeado com este reconhecimento, só tenho a agradecer a todos, em especial ao José Bodnar”.

O prefeito Jorge Derbli parabenizou a Câmara de Irati pelos justos reconhecimentos. “Estamos homenageando duas celebridades, Sr. Orlando sempre dedicado à nossa agricultura e o Zeca um grande historiador. 112 anos de Irati e ambos são grandes contribuidores desta história”, parabenizou o prefeito enaltecendo os homenageados e o Legislativo.

Antes de encerrar o Presidente Nei Cabral mais uma vez reafirmou a importância dos Títulos concedidos. “A homenagem representa o carinho, respeito e admiração por cada um de vocês, que ao longo dos anos fizeram história trabalhando sempre com entusiasmo e dedicação tornando-se exemplos para nossa comunidade”, agradeceu o Presidente.