Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara homenageia José Augusto Anciutti com nome de Rua no bairro Riozinho

Câmara homenageia José Augusto Anciutti com nome de Rua no bairro Riozinho

por RAFAELLA publicado 26/03/2025 14h19, última modificação 26/03/2025 14h19
Câmara homenageia José Augusto Anciutti com nome de Rua no bairro Riozinho

O projeto foi aprovado por unanimidade de votos em duas votações

   Na Sessão Ordinária do dia 25 de março, os vereadores aprovaram em segunda votação, por unanimidade de votos, o Projeto de Lei nº 008/2025, que denomina a Rua “E”, no bairro Riozinho, de Rua José Augusto Anciutti. De autoria do Vereador Alcides Cezar Pinto, o projeto faz justa e merecida homenagem ao José Augusto (in memoriam), uma pessoa de inúmeras qualidades e admirado por todos.

   José Augusto Anciutti nasceu no dia 7 de maio de 1950 em Irati. Viveu no Bairro Riozinho onde casou-se em 1977 com Maria Marilene Fernandes Anciutti e teve dois filhos, Silvia Leticia Anciutti e José Augusto Anciutti Filho. Em sua juventude, trabalhou pela comunidade transportando gestantes, idosos e crianças doentes para a Santa Casa de Irati, Hospital de Rebouças e Rio Azul. Segundo Alcides, apesar da dificuldade que enfrentava com chuvas e estradas de chão, levava as pessoas com amor, pois sempre gostou muito de ajudar o próximo mesmo sendo com o carro do seu pai que na época era o único da comunidade do Riozinho. “Ajudou a construir e fundar o Guarani Esporte Clube onde foi jogador. Era amante da natureza, plantava em sua moradia várias espécies de árvores frutíferas e nativas, assim como na pracinha que existe em frente à Escola João Batista Anciutti, onde até hoje existem algumas árvores plantadas por ele”, contou o autor do projeto.

   Conforme o vereador, nos últimos anos de vida, José dedicou-se ao artesanato de madeira, onde a matéria-prima ainda era da antiga empresa da família, Serraria Anciutti. “Lá confeccionava miniaturas de carroças e brinquedos infantis para presentear os amigos e familiares. Um dos seus artesanatos chegou a ir para fora do país, o que o deixava muito feliz pois adorava a arte”. José faleceu ano de 2018, vítima de infarto fulminante, mas deixou um grande legado aos familiares e à comunidade onde residiu, pois sempre foi uma pessoa simples de coração puro e honesto com os amigos. O projeto foi aprovado em duas votações, por unanimidade de votos, e segue agora para sanção do prefeito.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)